HISTÓRIAS DO CIRCO, JIM CLARK, DAS CORRIDAS DE BICICLETA A FÓRMULA 1, EDIÇÃO N° 14
Histórias do Circo, edição nº 14, Nascido no dia 04 de março de 1936 em Kilmany, Escócia, Jim Clark, bicampeão de F-1 nos anos de 1963 e 1965 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 1965 foi um piloto de muito talento e um ídolo em sua época.
Clark pilotando uma Lotus nos ano de 1961 |
Clark era filho de um fazendeiro e gostava muito de cuidar da criação de ovelhas da família. Para chegar até a escola era necessário caminhar cerca de oito quilômetros a pé, os serviços de transporte na região onde morava era muito irregular.
Após estar de maior idade começou a andar de bicicleta, foi aí que o filho do pastor descobriu como era divertido e emocionante apostar corridas nos oito quilômetros que separavam a escola de sua casa.
Aos 20 anos , em 1956, Jim Clark teve seus primeiros contatos com carros de competição, ao entrar para um clube de fazendeiros da região onde morava, que por sua vez, era filiado ao Berwick and District Motor Club.
O ÍNCIO
Em 1960, no dia 05 de junho, em Zandvoort, GP Holanda, com a Lotus 18, o escocês escrevia seu nome na F-1, após uma carreria super vitoriosa onde venceu 34% das provas que disputou, obtendo também um percentual de 45% largando em primeiro lugar.
O FIM
EM 1968, Clark venceu a prova de abertura do campeonato (janeiro), o GP da África, após largar na pole, chegando a sua 25ª vitória na carreira, quebrando um recorde que pertencia ao Fangio, que detinha até ali 24 vitórias. A segunda prova seria somente no mês de maio, e enquanto isso o bicampeão correria de turismo e Fórmula 2.
Imagens fortes do que restou do carro do "escocês voador" (Foto: Reprodução) |
No dia 07 de abril, Clark, participava de uma prova da F-2, no autódromo de Hockenhein, na Alemanha, durante a prova chovia bastante e, em plena reta, a mais de 200 km/h, a Lotus 48 B ao qual ele guiava, aquaplanou, rodou e saiu da pista indo de encontro a uma árvore. O " escocês voador" (como era conhecido) perdeu a vida na hora.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.