terça-feira, 18 de agosto de 2015

POLÊMICA DA SEMANA - INDIGNADO COM SUSPENSÃO, CACÁ DIZ QUE PILOTOS NÃO TEM VOZ: " COAGIDO"


Cacá Bueno (Foto: Bruno Terena/Red Bull Content Pool)


Maior campeão em atividade da Stock Car, com cinco títulos, Cacá Bueno liderava a atual temporada quando foi suspenso da etapa de Curitiba, há duas semanas, como punição a um incidente ocorrido na prova de Ribeirão Preto, disputada em abril. O prejuízo foi grande, e o pentacampeão chega a Goiânia, palco da Corrida do Milhão, em quarto lugar do ranking - 28 pontos atrás do novo líder, Marcos Gomes. O sentimento de indignação pela medida adotada pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo, após ação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), persiste.

 Para o piloto da RBR Mattheis, o grave acidente ocorrido em Curitiba, envolvendo Thiago Camilo, Felipe Fraga e Rafa Matos, tem relação com o que ocorreu em Ribeirão Preto e também reflete a desorganização presente no atual cenário. Segundo Cacá, algumas medidas só são tomadas após a ocorrência de acidentes, quando o ideal seria adotar mudanças de forma preventiva. No entanto, segundo ele, os pilotos não possuem voz ativa e suas opiniões não são levadas em conta pela CBA e pelos gestores do automobilismo nacional. O pentacampeão acredita que é necessário alterar o regulamento das rodadas duplas, que obriga um piloto com problemas na primeira corrida a levar o carro para os boxes para poder largar na segunda bateria.


-É sempre um perigo muito grande que pilotos continuem a correr a mais de 200 km/h, sem saber que há carros lentos pela frente. Eu não estava presente em Curitiba justamente por me revoltar diante de uma situação dessas, quando me deixaram correr com mecânicos atravessando a pista e o resgate entrando. Isso mostra o quanto uma situação dessas é perigosa. É para ficar bravo, é para cobrar atitudes. Infelizmente, muitas vezes, só buscam alternativas depois que acidentes acontecem. A classe dos pilotos não é muito escutada nessas questões. Essa regra dos boxes causa um problema muito sério. Os pilotos são obrigados a colocar os outros em risco para defender sua pontuação no campeonato. É difícil mudar, mas acho que a regra precisa ser revista. Quando ela foi implementada, vários pilotos manifestaram essa preocupação - afirmou Cacá.


(Foto: Bruno Terena/Red Bull Content Pool)
Em Ribeirão Preto, Cacá fez um desabafo com a equipe pelo rádio e criticou a CBA por um erro da direção de prova, que não deu a bandeira quadriculada ao fim da corrida para os dois primeiros colocados (Cacá e Marcos Gomes), fazendo com que ambos continuassem a disputar a vitória sem saber que a corrida já tinha acabado, enquanto fiscais e mecânicos corriam risco de morte ao cruzar a pista. Desde então, o piloto travou uma longa disputa com a entidade no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo. Além da suspensão por uma etapa, ele foi condenado a pagar uma multa no valor de R$ 50 mil. Sem esconder a decepção pelo ocorrido, o pentacampeão revela que se sente “coagido” pela CBA, por não poder se expressar livremente e por ser o único punido pelo episódio. A meta daqui para frente é recuperar o prejuízo e continuar a briga pelo título, mas o piloto admite que ainda se sente incomodado com a situação.

 - A briga pelo campeonato ainda existe, mas o prejuízo foi gigantesco, enorme. Eu não desisti, mas o que aconteceu influencia não apenas na pontuação, mas também a estratégia para o restante da temporada. O planejamento e a maneira de trabalhar, mudam completamente. Meu sentimento ainda é de indignação. Decisão do tribunal a gente é obrigado a acatar, mas não sou obrigado a aceitar. Continuo achando um absurdo que um desabafo pessoal tenha sido tomado como uma declaração pública. O que eu disse foi uma reação a uma situação absurda que me foi imposta, é uma defesa. Continuo com muita vontade de ganhar, mas talvez a minha alegria hoje não seja a mesma de antes. Mais do que frustrado, me sinto coagido pela Confederação. Porque não vi os responsáveis do fato serem punidos. O que eu vi foi uma punição a uma reação de indignação de um piloto, por ter sido exposto a um perigo enorme. O fato em si não foi punido. Fico triste e me acho um pouco intimidado pela situação, por não ter liberdade de expressão para me indignar com algo que me prejudicou - desabafou.

Fonte: www.globoesporte.com.br

VÍDEOS INTERESSANTES (EDIÇÃO Nº 20),DAVID COULTHARD MOSTRA COMO FUNCIONA UM SIMULADOR DE F-1



Vídeos Interessantes, edição nº 20,  traz para você como funciona um simulador de F-1, no vídeo abaixo que relata suas emoções é David Coulthard, ex-piloto de F-1 (de 1994 - 2008) e atual piloto promocional da RBR. 

Vale a pena assistir até o final e aí você saberá um pouco mais do mundo milionário da F-1.



SIMULADOR DE F-1, COMO FUNCIONA?



Visando a contenção de custos na Fórmula 1, e também tentando conter os avanços dos times mais apoderados financeiramente,  as equipes de F-1 passaram a focar seus treinos em  simuladores para fazer com que seus pilotos tenham uma rápida adaptação as pistas, ao carro, como também testar novas configurações e peças novas nos bólidos.

O QUE É UM SIMULADOR E COMO FUNCIONA

É um programa de computador sofisticado, capaz de antecipar 95% de eficiência o que o piloto irá realizar na pista.

O simulador retrata uma volta ideal em qualquer circuito e em qualquer circunstância, por exemplo: climática. O software contém informações de corridas anteriores, acrescido de modificações dos carros ou das características de cada pista.

Em um simulador os engenheiros acompanham tudo que ocorre num fórmula 1, por exemplo: a força G, manifestadas na curva, qual o grau ideal dos aerofólios, a combinação de molas e amortecedores, a relação de marchas.

Os engenheiros também contam com  a sensibilidade do piloto para poder repassar o que sentiu e como o carro reagiu em determinados pontos. São dados muito importantes, uma vez que na F1 atual as disputas pelos milésimos de segundos faz a diferença.

No vídeo abaixo, o ex-piloto de F-1 e atual piloto promocional da equipe RBR, mostra as características de um simulador e a complexidade do seu funcionamento, sem contar da sensibilidade desse "brinquedinho".


04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014