SIMULADOR DE F-1, COMO FUNCIONA?
Visando a contenção de custos na Fórmula 1, e também tentando conter os avanços dos times mais apoderados financeiramente as equipes de F-1 passaram a focar seus treinos em simuladores para fazer com que seus pilotos tenham uma rápida adaptação as pistas, ao carro, como também testar novas configurações e peças novas nos bólidos.
O QUE É UM SIMULADOR E COMO FUNCIONA
É um programa de computador sofisticado, capaz de antecipar 95% de eficiência o que o piloto irá realizar na pista.
O simulador retrata uma volta ideal em qualquer circuito e em qualquer circunstância, por exemplo: climática.O software contém informações de corridas anteriores, acrescido de modificações dos carros ou das características de cada pista.
Em um simulador os engenheiros acompanham tudo que ocorre num fórmula 1, por exemplo: a força G, manifestadas na curva, qual o grau ideal dos aerofólios, a combinação de molas e amortecedores, a relação de marchas.
Os engenheiros também contam com a sensibilidade do piloto para poder repassar o que sentiu e como o carro reagiu em determinados pontos. São dados muito importantes, uma vez que na F1 atual as disputas pelos milésimos de segundos faz a diferença.
No vídeo abaixo, o ex-piloto de F-1 e atual piloto promocional da equipe RBR, mostra as características de um simulador e a complexidade do seu funcionamento, sem contar da sensibilidade desse "brinquedinho".
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.