O "babado" tá forte no paddock da Fórmula 1 e tá daquele jeito, a Ferrari inovou durante um dos dias de testes de pré-temporada realizada nessa semana no Bahrein. Observem que a asa traseira gira totalmente, deixando completamente aberta. Até ano passado com o regulamento antigo, tinha um limite de abertura. E vou logo dizendo, nenhum time tem essa tecnologia, viu. Se essa asa for legal (a FIA já disse que sim), a Ferrari poderái se dá de bem.
ENTENDA O SISTEMA
O movimento da asa se dá na aleta superior do dispositivo. Costumeiramente, a peça gira em 90º, mas a novidade da Ferrari adiciona um giro de 180º para além da posição horizontal - com isso, o total vai a 270ºC. Esse giro se dá com a ativação do modo de reta no sistema de aerodinâmica ativa - uma das novidades do regulamento da F1 em 2026.
Estima-se que essa asa ajude a produzir downforce, e também a reduzir o arrasto. O downforce é a pressão aerodinâmica, uma força que mantém o carro junto ao solo e faz com que ele fique mais estável e mais rápido nas curvas.
Por sua vez, reduzir o arrasto trata de diminuir a força que atua contra o carro, como se o empurrasse para trás; essa força é como um efeito colateral do excesso de downforce e faz com que ele ande mais devagar nas retas. Entretanto, tudo ainda é muito especulativo e não há indícios que a equipe use a nova asa no campeonato. (Fonte: ge.globo.com)
Clique no link e assista o vídeo da "asa futurista"
Nota 📝: Imagem da semana


Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta postagem?