sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COPA BRASIL DE VELOCIDADE NA TERRA - SALVADOR-BA




Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, Salvador irá sediar pela primeira vez uma etapa da Copa Brasil de Velocidade na Terra, o evento será realizado no único circuito de terra na capital baiana, localizado antigo espaço do Aeroclube, localizado no bairro da Boca do Rio (orla marítima). O circuito de terra tem comprimento de 1500 metros de extensão, sendo 12 metros de largura. A Bahia  já recebeu a competição outras duas vezes , mas em Camaçari, no circuito Ferreirão.

Os ingressos poderão ser adquiridos no valor de R$ 10,00 por cada dia, a serem vendidos no local do evento. A programação da Copa Brasil de Velocidade na Terra também contará com a realização da 4ª e 5ª etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra. A  Copa Brasil de Velocidade na Terra, em Salvador, será valida pela 1° e 2ª etapa, sendo assim duas provas, uma no sábado e outra no domingo.

No vídeo abaixo, você meu amigo leitor, poderá assistir a chamada para a realização do evento.


IMAGEM DA SEMANA - SCOTT DIXON ATROPELA MECÂNICO DA PENSKE EM PIT STOP



Scott Dixon da equipe Chip Ganassi, atropela mecânico da equipe Penske durante pit stop (volta 65) no GP de Sonoma, valido pelo campeonato da F-Indy. Dixon que liderava a prova, foi punido com uma passagem pelos boxes (drive-thru) na volta 70, o que o tirou de qualquer chance de vitória, o piloto neozelandês cruzou a linha de chegada na 15° colocação.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - 06 HORAS DE SÃO PAULO



As 06 Horas de São Paulo (4ª etapa), que faz parte do calendário do Campeonato Mundial de Endurence (WEC), promete ser uma grande festa para quem for curtir a prova no lendário circuito de Interlagos. Tendo como promotor do evento o bicampeão de F-1 e campeão da F-Indy, o veterano Emerson Fittipaldi.

Desfile na Av. Paulista dos carros que irão correr nas 06 Horas de São Paulo


Emerson revelou que haverá muitas atrações dentro do circuito de Interlagos, sem contar dos treinos e da corrida, o espectador poderá curtir shows musicais, atividades para a criançada e muita diversão.


- Além da corrida de seis horas, vamos ter entretenimento para toda a família, um festival. Como uma escola de pilotagem para a garotada, com carro e motocicleta, e um parque de diversões. Enquanto a corrida estiver acontecendo, teremos o Le Mans Village, uma praça com restaurantes e lojas, para o público se divertir e fazer compras, tudo ligado ao automobilismo. Haverá shows de música sexta, sábado e domingo. Entre o S do Senna e a curva 2 haverá uma área para o pessoal acampar. Isso é uma novidade que o público do automobilismo não está acostumado a ver por aqui. Vai ser uma festa – frisa Emerson, animado.


Muita diversão nas 06 Horas de São Paulo (Foto: Luca Bassani/divulgação)


PROGRAMAÇÃO 06 HORAS DE SÃO PAULO

Sexta-feira, 30 de agosto

1°Treinos livres  11h05
2° Treinos livres - 15h40

Sábado, 31 de agosto

 3°Treino Livre - 10h20
 Classificação LMGTE - 14h35
Classificaçã LMP - 15h10

Domingo, 01 de setembro

Corrida 01 de setembro - 12h00


O SporTV 3 transmitirá as 6 Horas de São Paulo ao vivo e na íntegra. A largada está prevista para as 12h, horário de Brasília.

GP DE SONOMA - WILL POWER VENCE, HELINHO CHEGA EM 7°

Will Power vence pela segunda vez na temporada (Foto:John Cote/IndyCar)


Faltando apenas quatro provas (Baltimore, Houston, prova I e prova II, Fontana)  para o encerramento da temporada 2013 da Fórmula Indy, o piloto brasileiro Helio Castroneves, o Helinho, se mantém firme na liderança do campeonato. Helinho vem sem mantendo constantemente entre os dez primeiros colocados nas provas que compõem o calendário da categoria, isso o vem o ajudando a manter uma boa diferença para seus concorrentes.

Após a etapa de Sonoma, disputado no último domingo (25), Helinho conseguiu sobreviver aos acidentes e incidentes que marcaram essa etapa, foram nada mais nada menos que 7 bandeiras amarelas e a cada relargada a tensão aumentava, pois, o risco de se envolver em acidente era alta. Sonoma é um circuito de descidas e subidas, não há uma largura fixa no trecho do circuito, muitas vezes o piloto vem numa parte mais larga e de repente tem que se ajeitar pois a próxima trecho da prova é mais estreito e nessa condição o toque pode ser inevitável.

Helinho em busca do seu primeiro título de campeão na categoria (Foto: Jonathan Ferrey/AFP)

Helinho se queixou das pancadas que levou durante a prova, o que deixou seu carro desequilibrado, impedindo-o de lutar por mais posições durante a corrida.

“Levei tanta pancada que cheguei a achar que não terminaria a corrida. Logo na largada levei várias batidas e graças a Deus nada quebrou, mas em compensação o carro ficou todo desequilibrado”, disse.

A prova foi vencida pelo companheiro de Helinho na Penske, o australiano Will Power, Justin Wilson foi o segundo e Dario Franchitti o terceiro. Helinho cruzou a linha de chegada na sétima colocação, desta forma, o brasileiro ampliou  de 31 para 39 pontos a vantagem sobre Dixon, vice-líder do campeonato. Dixon da equipe Chip Ganassi acabou atingindo um mecânico da Penske,em um dos seus pit-stop. A direção de prova o puniu com uma passagem pelos boxes e desta forma acabou sendo o brasileiro beneficiado No momento do pit stop o neozelandês liderava a corrida, prejuízo total para o Dixon.

Injustiçado Scott Dixon dispara:

Scott Dixon (Foto: John Cote/IndyCar)

"Esta é, provavelmente, a coisa mais descarada que já vi em muito tempo. Eu vinha em uma linha reta e o mecânico entrou no caminho. Estou muito irritado com isso, pois tínhamos um carro forte o dia todo”, desabafa o piloto

O diretor de prova da Indy, Baux Barfield, revela que viu o vídeo de vários ângulos e concluiu que Dixon invadiu a área de boxe da Penske.

Temos vídeos de diferentes ângulos e pudemos ver claramente que o carro de Dixon cruzou a linha que delimita a área destinada ao carro de Will Power”, disse.

Assista o vídeo abaixo e veja os melhores momentos da prova de Sonoma, incluindo o acidente de Dixon ao atingir o mecânico da Penske.





Confira como terminou a prova de Sonoma de Fórmula Indy

  1.  Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)
  2. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
  3. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda)
  4. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
  5.  Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda)
  6. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet)
  7.  Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet)
  8.  James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet)
  9.  Simona De Silvestro (SUI/KV-Chevrolet)
  10.  Sebastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet)
  11.  Graham Rahal (EUA/RLL-Honda)
  12.  Tristan Vautier (FRA/Schmidt-Peterson Honda)
  13.  Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)
  14. Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet)
  15.  Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda)
  16.  JR Hildebrand (EUA/BHA-Honda)
  17.  Ryan Briscoe (AUS/Panther-Chevrolet)
  18.  James Davison (AUS/Dale Coyne-Honda)
  19.  Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet)
  20.  Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda)
  21.  Sebastian Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet)
  22.  Lucas Luhr (ALE/Fisher Hartmann-Honda)
  23.  Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda)
  24. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
  25.  James Jakes (ING/RLL-Honda)
 Próxima prova: GP de Baltimore (01/09), às 15h30 (horário de Brasília), com transmissão do canal e site da BandSport

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FIA WEC 2013 - HISTÓRIA, CALENDÁRIO, CATEGORIAS,VÍDEOS



O FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance) foi firmado no dia 09 de junho de 2011 através da parceria do presidente da FIA, Jean Todt e Jean Claudet Plassart, presidente do Automobile Clube de I'Quest (ACO). Este campeonato, O FIA WEC (FIA Campeonato Mundial de Endurance) é uma extensão lógica da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC), iniciado pelo ACO, em 2010 e 2011.

Este campeonato relembra o tipo de corridas de longa duração que marcaram as épocas de 50, 60, 70, chamado Campeonato do Mundo de Marcas e que nos anos 80 passou a ser chamado de Championship Grupo C. Na década de 90 passou a ser chamado de Campeonato Mundial de Sport Cars.

Os carros neste Campeonato corre em circuitos lendários e com histórico dentro do cenário internacional, como Silverstone, Spa-Francorchamps, Le Mans, Fuji, Interlagos, Silverstone. O campeonato também abre portas para circuitos mais novos como Texas, Oriente Médio e China. As provas tem duração de 06 horas, com exceção de Le Mans, onde os pilotos correm no tempo de 24 horas.

O Brasil possui dois representantes: Lucas di Grassi (ex-piloto F1) e Bruno Senna (ex-piloto de F1 e sobrinho do tricampeão brasileiro de F1 Ayrton Senna). Lucas corre pela Audi na LMP1 e Bruno Senna na LMGTPRO, pela Aston Martin Racing

No FIA WEC corre carros nas categorias  GTs e protótipos onde há diferenças enormes entre desempenhos e tecnologias. Na protótipos (os carros são os mais velozes)  há uma sub divisão onde eles são classificados da seguinte  forma:

LE MANS PROTÓTIPOS
  • LMP1 - Destina-se para os fabricantes de carros
  • LMP2 - Destina-se mais para os fabricantes independentes ou mesmo de motores

LE MANS GTE PRO (Le Mans Grande Touring Endurance)

Nesta categoria você verá carros que normalmente circulam pelas ruas e estradas do mundo, ou seja que tenha uma produção em serie. Nesta categoria os carros são divididos em duas sub categorias:
  • LM GTE-Pro: destinado mais para pilotos profissionais
  • LM GTE-Am: destinado apenas a pilotos amadores

CALENDÁRIO

O calendário da categoria é composto por 8 etapas, confira abaixo os respectivos circuitos/ países:


  1. 14 de abril - 06 Horas de Silverstone (Inglaterra)
  2. 04 de maio - 06 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
  3. 22 e 23 de junho - 06 Horas de Du Man (França)
  4. 01 de setembro - 06 Horas de São Paulo (Brasil)
  5. 22 de setembro - 06 Horas do Circuito das Américas (EUA)
  6. 20 de outubro - 06 Horas de Fuji (Japão)
  7. 09 de novembro - 06 Horas de Xangai (China)
  8. 30 de novembro - 06 Horas de Bahrein (Bahrein) 
CLASSIFICAÇÃO DOS PILOTOS BRASILEIROS

  • Lucas di Grassi - categoria LMP1 - 4°, 45 pontos
  • Bruno Senna - categoria LMGTE PRO - 5°, 45 pontos

No vídeo abaixo, você amigo leitor, poderá assistir o clip de abertura da categoria da temporada 2012.


MELHORES MOMENTOS - CAMPEONATO BAIANO DE KART (4° ETAPA)



O Kartódromo Ayrton Senna, localizado em Lauro de Freitas (na Praia de Ipitanga), recebeu pela quarta vez neste as feras (sobreviventes) do automobilismo baiano para a disputa do Campeonato Baiano 2013. A temporada 2013 conta com seis etapas ao total, todas realizada no kartódromo citado no inicio deste post.

A 4ª etapa foi realizado no domingo (11), onde nesta data foi comemorado o dias dos pais e aproveitando desse importante ser em nossas vidas, a Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), realizou  distribuição de kits oficiais da Quarta Etapa do Campeonato Baiano de Kart (composto de camisa e boné), para presentear o público presente.

Lembrando também que essa foi a última vez que os pilotos correram no kartódromo com a pista completa em toda sua extensão (1.050 metros), pois, terá inicio as atividades para construção do Centro em Excelência de Judo.Os pilotos continuarão a correr normalmente, mas com parte da pista interditada. O Governo do Estado Bahia prometeu entregar um novo Kartódromo em alguns meses.

Confira no vídeo abaixo os melhores momentos da 4° etapa do Campeonato Baiano de Kart e logo após a reportagem sobre o inicio da demolição do circuito e depoimentos das pessoas que trabalham nas atividades do kart baiano.




Aproximadamente, 40 pilotos.participaram do evento, confira os três melhores resultados dos pilotos em cada categoria:

Cadete (06 a 11 anos )
  1. Carlos Kauan
  2.  Elias Avila
  3.  Diogo Andrade

Sport 400 (para pilotos promovidos da B ou veteranos)
  1. Franklin Maiolino
  2. Valdomiro Oliveira
  3. Vicente Iniesta

Sport 400B (para novatos ou com pouca experiência a partir de 13 anos)
  1.  Cristiano Maia
  2.  Julio Cesar
  3.  Saulo Dandi

Super Kart 125 cc (possui motores dois tempos e é a mais veloz do Baiano)
  1. Jose Victor Frias
  2.  Euvaldo luz
  3.  Paulo Ferrari


A próxima etapa será no dia 15 de setembro.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DTM: AUGUSTO FARFUS MANTÉM BOA FASE E FECHA EM 2° NA CORRIDA EM NURBURGRING



Chuva, pista seca, muitas ultrapassagens e táticas diversas do início ao fim da corrida. Assim foi a sétima etapa da temporada 2013 do DTM, realizada neste domingo (18) no tradicional circuito de Nürburgring, na Alemanha. Augusto Farfus Jr. largou na pole-position e andou entre os ponteiros durante praticamente toda a prova. Entretanto, graças a uma ultrapassagem arrojada feita para cima do brasileiro, Robert Wickens conquistou uma posição importante que acabou se convertendo em vitória nesta tarde. Augusto cruzou a linha de chegada em segundo e faturou um resultado importante, subindo ao pódio pela segunda rodada consecutiva.


O curitibano completou em segundo lugar as 47 voltas de uma disputa que teve a chuva como protagonista pouco antes da largada, deixando o início da prova bastante tenso. Com o apagar das luzes vermelhas, Augusto se manteve na liderança e conseguiu permanecer na pista com seus pneus macios. Outros pilotos, no entanto, não tiveram a mesma sorte e rodaram, como Joey Hand e Mike Rockenfeller. Por conta dos incidentes da primeira volta, a direção de prova acionou o safety-car.

 Depois de dois giros, a bandeira verde foi acionada novamente em Nürburgring. Farfus, que seguiu na pista, assim como a maioria dos pilotos, manteve a ponta mesmo com o asfalto bem mais encharcado do que no início da prova. Uma volta depois, quando era bastante pressionado por Marco Wittmann, Augusto foi para os boxes, como boa parte dos seus oponentes, para colocar pneus de chuva.

 Rockenfeller, que fez sua parada durante a vigência do safety-car, acabou assumindo a ponta por ter feito o pit-stop bem antes dos concorrentes. Adrien Tambay ocupava a segunda colocação, enquanto Farfus figurava em terceiro, mas distante quase 19s do alemão da Audi Team Phoenix.

 Por se tratar de uma corrida cheia de alternativas por conta do clima instável, nada estava definido. Ainda mais pelo fato de o primeiro pit-stop de Rockenfeller, na segunda volta, não ter sido contabilizado como parada obrigatória - já que, conforme o regulamento, as paradas só podem ser feitas a partir da quinta volta. Assim, Augusto tinha chances reais de voltar a brigar pela vitória em Nürburgring.

 Mas para lutar pelo topo do pódio, o brasileiro tinha de enfrentar, além de Rockenfeller, Adrien Tambay. O piloto da Audi vinha em ritmo mais lento e segurava, além de Augusto, um pelotão com Robert Wickens e Miguel Molina. Farfus tentou por várias vezes ultrapassar o francês, que defendia sua posição com propriedade. Mas de maneira surpreendente, e por fora, Wickens ultrapassou Augusto e Tambay, subindo para segundo, numa manobra que viria a ser decisiva para os rumos da corrida. Uma volta depois, finalmente o curitibano conseguiu passar Adrien, voltando a ocupar o terceiro posto, quando o asfalto estava bem mais seco e já havia um trilho formado no traçado.

 Farfus realizou seu segundo pit-stop na volta 32. Seguindo os outros pilotos da corrida, o brasileiro optou por colocar pneus para pista seca, mais precisamente os compostos macios. O piloto da BMW RBM retornou à pista em terceiro, mas cada vez mais próximo de Wickens. Rockenfeller seguia na liderança da corrida, mas ainda tinha que fazer mais uma parada obrigatória na corrida.

 Na volta 41, finalmente Rockenfeller fez sua parada derradeira, voltando à pista na quarta colocação. Wickens assumiu a liderança, com Farfus em segundo, distante 2s237 do piloto canadense da Mercedes. Com a vantagem sobre controle, Robert cruzou a linha de chegada na frente e conquistou sua primeira vitória na carreira no DTM. Augusto terminou em segundo e Christian Vietoris completou o pódio.

 Agora, o piloto da BMW RBM soma 66 pontos e permanece na quinta colocação, a apenas cinco pontos de Vietoris, segundo colocado. Rockenfeller se manteve como líder, com 106 pontos, faltando três corridas para o fim da temporada.

 Depois da corrida em Nürburgring, o DTM faz uma pausa de praticamente um mês. A próxima etapa do campeonato acontecerá em 15 de setembro no circuito de Oschersleben, na Alemanha.

 Augusto Farfus:

"A corrida foi fantástica. Na verdade, a chuva que apareceu no começo da prova dificultou a situação, mas, de qualquer maneira, a gente sobreviveu. Acho que era uma corrida em que o importante era chegar no final, e isso a gente fez. O que ficou faltando foram as primeiras voltas, quando a gente colocou os pneus de chuva. Estávamos esperando por uma pista mais seca e preparamos os pneus para este tipo de condição, mas a chuva aumentou e a gente demorou para aumentar a temperatura e obter aderência com os pneus de chuva, e por isso que a gente acabou perdendo a vitória. Nessas condições, você só pensa em manter o carro na pista e chegar até o final, e foi isso que eu fiz. Sendo o primeiro da fila, você acaba sendo a referência para todo mundo, então foi difícil adotar a estratégia certa, mas está tudo bem. Acho que o resultado foi bom e é isso o que conta. E o importante é estar no pódio novamente, ainda mais numa corrida como essa, onde tudo pode acontecer".

Confira resultado final da etapa de Nürburgring:

 1) Robert Wickens - HWA Mercedes - 47 voltas - 1h15m33.710
 2) Augusto Farfus - RBM BMW - a 2.158
 3) Christian Vietoris - HWA Mercedes - a 9.749
 4) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 20.524
 5) Martin Tomczyk - RMG BMW - a 27.104
 6) Adrien Tambay - Abt Audi - a 27.523
 7) Marco Wittmann - MTEK BMW - a 29.540
 8) Miguel Molina - Phoenix Audi - a 33.037
 9) Jamie Green - Abt Audi - a 39.972
 10) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 40.486
 11) Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - a 40.908
 12) Edoardo Mortara - Rosberg Audi - a 42.629
 13) Mattias Ekstrom - Abt Audi - a 46.303
 14) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 51.991
 15) Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 57.649
 16) Andy Priaulx - RMG BMW - a 1m21.517
 17) Gary Paffett - HWA Mercedes - a 1 volta
 18) Timo Glock - MTEK BMW - a 1 volta
 19) Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 1 volta

 Não completaram:
 Daniel Juncadella - Mucke Mercedes
 Timo Scheider - Abt Audi
Joey Hand - RBM BMW


Jornalistas responsáveis
 Mariana Viegas /      Fernando Silva
 (11) 97175.9015 /  (19) 8124.1625
 mariana.viegas@eversports.com.br  fernando.silva@eversports.com.br

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014