GP DE SONOMA - WILL POWER VENCE, HELINHO CHEGA EM 7°
Will Power vence pela segunda vez na temporada (Foto:John Cote/IndyCar) |
Faltando apenas quatro provas (Baltimore, Houston, prova I e prova II, Fontana) para o encerramento da temporada 2013 da Fórmula Indy, o piloto brasileiro Helio Castroneves, o Helinho, se mantém firme na liderança do campeonato. Helinho vem sem mantendo constantemente entre os dez primeiros colocados nas provas que compõem o calendário da categoria, isso o vem o ajudando a manter uma boa diferença para seus concorrentes.
Após a etapa de Sonoma, disputado no último domingo (25), Helinho conseguiu sobreviver aos acidentes e incidentes que marcaram essa etapa, foram nada mais nada menos que 7 bandeiras amarelas e a cada relargada a tensão aumentava, pois, o risco de se envolver em acidente era alta. Sonoma é um circuito de descidas e subidas, não há uma largura fixa no trecho do circuito, muitas vezes o piloto vem numa parte mais larga e de repente tem que se ajeitar pois a próxima trecho da prova é mais estreito e nessa condição o toque pode ser inevitável.
Helinho em busca do seu primeiro título de campeão na categoria (Foto: Jonathan Ferrey/AFP) |
Helinho se queixou das pancadas que levou durante a prova, o que deixou seu carro desequilibrado, impedindo-o de lutar por mais posições durante a corrida.
“Levei tanta pancada que cheguei a achar que não terminaria a corrida. Logo na largada levei várias batidas e graças a Deus nada quebrou, mas em compensação o carro ficou todo desequilibrado”, disse.
A prova foi vencida pelo companheiro de Helinho na Penske, o australiano Will Power, Justin Wilson foi o segundo e Dario Franchitti o terceiro. Helinho cruzou a linha de chegada na sétima colocação, desta forma, o brasileiro ampliou de 31 para 39 pontos a vantagem sobre Dixon, vice-líder do campeonato. Dixon da equipe Chip Ganassi acabou atingindo um mecânico da Penske,em um dos seus pit-stop. A direção de prova o puniu com uma passagem pelos boxes e desta forma acabou sendo o brasileiro beneficiado No momento do pit stop o neozelandês liderava a corrida, prejuízo total para o Dixon.
Injustiçado Scott Dixon dispara:
Scott Dixon (Foto: John Cote/IndyCar) |
"Esta é, provavelmente, a coisa mais descarada que já vi em muito tempo. Eu vinha em uma linha reta e o mecânico entrou no caminho. Estou muito irritado com isso, pois tínhamos um carro forte o dia todo”, desabafa o piloto
O diretor de prova da Indy, Baux Barfield, revela que viu o vídeo de vários ângulos e concluiu que Dixon invadiu a área de boxe da Penske.
“Temos vídeos de diferentes ângulos e pudemos ver claramente que o carro de Dixon cruzou a linha que delimita a área destinada ao carro de Will Power”, disse.
Assista o vídeo abaixo e veja os melhores momentos da prova de Sonoma, incluindo o acidente de Dixon ao atingir o mecânico da Penske.
Confira como terminou a prova de Sonoma de Fórmula Indy
- Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)
- Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
- Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda)
- Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
- Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda)
- Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet)
- Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet)
- James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet)
- Simona De Silvestro (SUI/KV-Chevrolet)
- Sebastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet)
- Graham Rahal (EUA/RLL-Honda)
- Tristan Vautier (FRA/Schmidt-Peterson Honda)
- Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)
- Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet)
- Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda)
- JR Hildebrand (EUA/BHA-Honda)
- Ryan Briscoe (AUS/Panther-Chevrolet)
- James Davison (AUS/Dale Coyne-Honda)
- Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet)
- Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda)
- Sebastian Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet)
- Lucas Luhr (ALE/Fisher Hartmann-Honda)
- Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda)
- Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
- James Jakes (ING/RLL-Honda)
Próxima prova: GP de Baltimore (01/09), às 15h30 (horário de Brasília), com transmissão do canal e site da BandSport
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.