sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ENTREVISTA COM GALVÃO BUENO (PARTE1)

Estive à vasculhar meus arquivos e por acaso encontrei uma entrevista super bacana com o narrador esportivo da Rede Globo, Carlos Eduardo Santos Galvão Bueno. Entrevista essa concedida a Revista Racing em 1997. Como a entrevista é extensa, esta será a primeira parte. Boa leitura & um ótimo Natal!!!



RACING - Futebol ou automobilismo?



Galvão - (maroto) Basquete! Afinal, eu jogava...A sério, são tansmissões completamente diferentes. Futebol é muito mais simples. É driblou, passou, tomou, porrada, goleiro defendeu, foi gol ou não foi. O truque é trabalhar com a imagem e não querer ser mais importante que ela senão cai no ridículo. F1 é muito mais difícil. Se você ficar 70 voltas narrando as posições, com 20 voltas nêgo desliga aquela porra porque não há quem tenha saco. Aí, o que vale são todos os anos que você tem, a amizade com pilotos, projetistas, chefes de equipe e o garimpo de informações na sexta e no sábado. Tem que operar o monitor, ficar de olho em um monte de recursos para informar quem está melhorando, quem está se lascando, para o telespectador não perder nenhum momento. Sempre que acabo qualquer transmissão, reflito: "Pôxa, ficou uma merda!" Ou "Pôxa, ficou ótima!"





RACING - Senna ou Péle?


Galvão - Iiiichi, você quer me ferrar... Os dois foram o máximo ,os dois maiores orgulhos esportivos do Brasil. Não vou ver outro Péle nem outro Senna.


RACING - Você disse que daria dois anos de aprendizado no automobilismo a seu filho Cacá Bueno. Se não aprendesse, "iria criar galinhas". Dois anos depois, aos 21 anos, ele barbariza na Omega Stock car Classe B. Vai para a granja ou não vai?


Galvão - Vai criar galinha daqui a uns 20 anos, 25, quando acabar a carreira que eu acho que vai ser brilhante. Eu devia ao Cacá uma condição de andar um dia numa categoria boa, numa equipe de ponta. Ele andou bem de kart, uma turma forte com o Luciano Burti, Gastão Fráguas, Zaqueu Morioka, Marcelo Battistuzzi, só fera. Mas era tudo na base do "paitrocínio" , ou "mãetrocínio", que Lúcia, minha mulher, dava força ainda maior. Depois, de Uno, ele andou com a Alpi, do Marcos Penna, que foi um cara sensacional, mas ainda faltava. Na Stock, com apoio da Brahama, finalmente teve o Washinton Bezerra e o Ánesio Hernandez por trás e acho que mostrou serviço.


RACING - E o Popó Bueno, o mais novo? Este tem cara de alucinado...


Galvão - O Popó tem 18 anos, é uma incógnita. Ele fez um ano de kart no Rio, 10 provas, nove primeiros e um segundo. Depois, tanto ele quanto Cacá bateram um recorde: conseguiram ser reprovados na escola praticamente em todas as máterias. tirei os dois da pista de castigo. O Popó curtia mesmo é praia, Flamengo, estas coisas. Se empolgou e dei força para correr de Uno. O resultado é que na primeira etapa largou prá lá de vigésimo e na última foi o pole. Só melhorou.


RACING - E com vais ser conciliar o Galvão da Globo com o Galvão pai de piloto, levando pastinha debaixo do braço para vender patrocínio?


Galvão - É aquela história: não tem raça pior que mãe de miss e pai de piloto. Eu n ão encho o saco deles...


RACING - Mas, na Stock , te vi berrando um monte de palavrões...


Galvão - Claro! O Cacá resolveu ultrapassar o Paulão Gomes por fora na Curva 1, devia estar maluco! Xinguei mesmo. Mas no final ele venceu na categoria e eu fiz a festa. Mas não vou sair de pastinha, que não dá. Tratei de profissionalizá-los ao máximo. O Cacá quer prosseguir nas categorias Turismo, então quem vai cuidar dele é o Geraldo Rodrigues, da Reunion. O Popó quer monopostoss, assinei um contrato com o José Carlos Brunoro.


RACING - Voltando à F 1, há quem afirme que o Schumacher já atingiu um estágio mais coompleto do que Ayrton Senna. Se ele estivesse vivo, como seria esta briga?


Galvão - Só alguém embriaguado, no maior porre, pode ter dito isso. O Schumacher é um grande piloto, mas lamentavelmente não houve um confronto com o Senna. Aquele, de 94, teria sido fantástico. Ainda mais que Ayrton saiu com duas corridas de desvantagem e o Williams não estava na melhor fase. O Schumacher é um grande piloto, como foram o Emerson, o Piquet, o Prost, o Lauda, mas o Ayrton foi o melhor deles todos. É uma questão de opinião. A maioria está comigo.


RACING - O Pedro Paulo Diniz está em franca evolução. E o Rubinho Barrichello, está dando marcha à ré?


Galvão - O Pedro Paulo evolouiu demais e o Rubinho é um belo piloto. Ele criou uma grande expectativa dentro da Jordan, desgastou-se na equipe e enfrenta o mais difícil, que é recomeçar tudo. Mas está no lugar certo. O Paul Stewart tem a competência de dirigente que não como piloto e o Jackie é uma águia, está passando muita coisa para ele. Não tenho dúvida que vai evoluir junto com a equipe. O Pedro Paulo, hoje é confiante e consistente.


RACING - Sobre seu amigo Pelé. Ele é Ministro do Futebol? Nunca vi uma manifestação dele em relação ao automobilismo, e nós sabemos que lá fora do Brasil é sinônimo de bola e velocidade.


Galvão - Ele se preucupa com o futebol com justiça, porque é o carro-chefe, é onde estão os maiores problemas e é onde estão os maiores problemas e é, definitivamente, a paixão nacional. tem muito cara pilantra no meio, precisávamos mesmo de uma correção de rota. O que temos que fazerprocurá-lo buscando apoio para o automobilismo que é um esporte diferente, que precisa de investimentos, um monte de particularidades ausentes no futebol. Eu tenho ideia de conversar com ele para estudar uma solução para nossos pilotos no exterior. Nesta temporada foram quase 70 e não é justo que o envio de verbas para lá se transforme numa "lavagem de dinheiro". Temos que encontrar uma lei que facilite este envio, que irá financiar a carreira de um piloto. Ele vais ter que se se preocupar com isso mais tarde ou mais tarde. Não é a mesma coisa que fazer uma compra ou importar um bem. É fazer o nome do nosso país através da performance e do sucesso de um de seus cidadãos.


Continua...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ELE VOLTOU!!!

"Eu voltei, voltei para ficar, pois, aqui, aqui é o meu lugar..." Gente o alemão encardido voltou e voltou para valer. Ele assinou contrato com a nova equipe de F-1 a Mercedes-Benz, ex-Brawn, que manterá o mesmo Ross Brawn, que fez parceria com o alemão nos tempos de Benetton e Ferrari e na qual o piloto obteve títulos nas duas equipes que correra. Será que vai dar ele novamente no ano que vem? Será que terá o mesmo "pique" de anos anteriores?

Uma coisa é certa: a F-1 de uns três anos para cá está sempre em mudança, buscando criar uma maneira de deixar o público vidrado na atmosfera da categoria. Eu sou um apaixonado por automobilismo e não deixo de acompanhar outras categorias, na F-Indy, é disputa do início ao fim, tem provas que você só vai saber quem irá vencer nas últimas cinco voltas. E nós que gostamos desse envóltorio que a disputa de posições na pista e ultrapassagens ousadas, ficamos muito satisfeitos quando acontece assim.

Voltando a "falar" sobre o retorno do quebrador de recordes da f-1, Michael Schumacher, que aos 40 anos resolveu voltar à categoria, na qual tinha abandonado no final da temporada de 2006, ao ser pressionado por um tal de, Fernando Alonso, que na época corria de Renault, foi o responsável pela quebra de títulos do alemão voador, que vinha numa sequência de títulos (2000, 2001, 2002, 2003, 2004).


Em 2005 e 2006 Alonso ficou com o bi-campeonato e com certeza esse espanhol contribuiu para acelerar a saída do Schumacher. Que coisa engraçada irá acontecer, quem estará pilotando uma Ferrari será o Fernando Alonso, já o Schumacher estará na equipe Mercedes, que comprou a campeã Brawn GP, mas que manterá o mesmo chefe de equipe, o Ross Brawn.

Schumacher assinou contrato por três temporadas e receberá a bagatela de R$ 17,8 milhões (€ 7 milhões) por temporada, seu companheiro de equipe será Nico Rosberg, que até então prestava serviços a equipe Williams como piloto oficial. O comitê de funcionários da Mercedes (grupo Daimler) demonstraram revolta, ao saberem que o alemão irá receberá, sete milhões de libras anuais (cerca de R$ 17 milhões de reais), eles tinham entendido que a fabricante alemã alegava reduzir custos e teria transferido a fabricação do modelo Classe C para os Estados Unidos. Norbert Haug, diretor da divisão esportiva da Mercedes, disse que o retorno com a contratação de Schumacher é garantido.

- Tudo isto aumentará a venda de veículos e vai atrair a atenção de muitas pessoas para a qualidade da estrela, símbolo da empresa. Sabemos muito bem onde investimos nosso dinheiro - disse ao canal público ZDF.

Schumacher afirma já estar pensando em título na temporada 2010.
“A Brawn GP é uma equipe que venceu ambos os campeonatos neste ano”, disse Schumacher. “Com a Mercedes-Benz como uma forte parceria, nosso objetivo só pode ser lutar pelo campeonato. Haverá uma intensa competição, pelo o que temos visto, e eu estou muito animado para voltar neste momento”.

Schumacher também afirmou que sua forma física não será problema no ano que vem. “Eu posso dizer com 100% de certeza que o pescoço não será um problema no futuro. Infelizmente ainda estava muito perto do acidente quando eu tentei com a Ferrari. O tempo agora foi o suficiente para eu me recuperar”, concluiu.





E vocês meus companheiros (as) da velocidade, acreditam no sucesso do alemão no retorno à categoria top do automobilismo mundial? Respondam na enquete que este humilde blog está promovendo.





Um ótimo feriado e Feliz Natal!!!

domingo, 20 de dezembro de 2009

ENQUETE Nº 16

HÓ-HÓ-HÓ- Feliz Natal!!!

Mais um termina, são 365 dias para se viver e o que você fez? Já está mais do que na hora de ajudar seu próximo.
Estou muito confiante em 2010 e uma luz está brilhando em meu interior e junto com ela a esperança de dias melhores.

Mais uma vez agradeço a todos que participaram deste humilde blog, que junto com vocês vai crescendo e melhorando cada vez mais. Mais uma enquete foi concluída e vamos ver o que foi perguntado desta vez: Quem será o campeão da Stock Car neste ano?


Tiago Camilo 1 (14%)

Luciano Burti 3 (42%)

Átila Abreu 0 (0%)

Cacá Bueno 2 (28%)

Marcos Gomes 0 (0%)

Daniel Serra 0 (0%)

Valdeno Brito 1 (14%)

Allam Khodair 0 (0%)

Max Wuilson 0 (0%)

Ricardo Maurício 0 (0%)


Valeu galera do pé-de-chumbo e até mais!!!


* Foto do texto: Ayrton Senna e o pequeno Cacá Bueno

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014