quarta-feira, 5 de agosto de 2015

IMAGEM DA SEMANA - FAZEM 30 ANOS QUE UMA EQUIPE DISPUTOU UMA PROVA COM TRÊS CARROS NA F1

Revista lembra a última corrida em que uma equipe disputou a prova com três carros no grid

Segundo a imprensa italiana, a saudosa Brabham Racing fez este feito durante o GP da Alemanha de 1985. 

 Nesta terça-feira (4), a revista italiana ‘Omnicorse’ relembrou um dos momentos ícones da história da Fórmula 1. Há 30 anos, a Brabham Racing fazia a sua última corrida com três carros dentro do grid. O evento aconteceu no GP da Alemanha de 1985, onde Nelson Piquet, François Hesnault e Marc Surer eram os pilotos titulares da eterna equipe britânica.

  Sobre a corrida, a prova foi disputada no circuito de Nurburgring e teve como vencedor Michele Alboreto da Ferrari. O italiano ainda contou com a presença de Alain Prost da McLaren e Jacques Laffite da Ligier no pódio. Ambos conquistaram a segunda e terceira posições, respectivamente. Ayrton Senna também participou desta corrida pela Lotus. O brasileiro abandonou a etapa na quinta volta após sofrer com problemas na caixa de marchas da sua Lotus.

 Já a Brabham Racing não teve sorte. Os pilotos da escuderia britânica abandonaram a prova em Nurburgring devido a problemas técnicos nos seus BT54. De acordo com a revista, naquela época, o feito de uma equipe correr uma corrida de F1 com três carros na pista só foi possível por conta das negociações da montadora Renault, que estava disposta a comprar a equipe britânica para permanecer na F1.



 Assim como nos dias atuais, a publicação lembrou que a Renault também estava passando por uma crise de confiabilidade no desenvolvimento do seu motor naquele campeonato. Por um lado, a Ligier, Tyrrell Racing, Lotus e a Brabham ameaçavam não renovar o contrato com a empresa de Viry, devido as constantes quebras do propulsor V6 Turbo francês.

 A Brabham estava passando por problemas financeiros. E isso foi um grande atrativo para a Renault, que tinha a sua equipe titular – a Renault Elf -, mas precisava da esquadra britânica para melhorar sua estrutura na Fórmula 1. Com as negociações, Hesnault – patrocinado pela montadora francesa – entrou no time inglês que já tinha Piquet e Surer como seus condutores titulares. 

 A revista citou que a Brabham não tinha dinheiro para quebrar o contrato com Piquet ou com Surer. Então a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) optou por colocar os três pilotos como titulares provisoriamente na temporada de 1985.

 O que é curioso, segundo a revista, é a comparação desta data com os dias atuais. Recentemente, Bernie Ecclestone especulou a possibilidade das equipes adicionarem o terceiro carro na temporada de 2017. A ideia foi rejeitada pelas grandes escuderias nas reuniões executadas no Grupo de Estratégia.

 Outro fato similar é sobre o comportamento da Renault. Assim como no campeonato de 1985, nos dias atuais, a montadora francesa está enfrentando uma grande crise de confiabilidade no seu motor V6 Turbo. Além disso, as especulações sobre uma possível compra da Lotus é comparada pela revista, como nas negociações com a Brabham Racing. Segundo a publicação, a montadora francesa está usando a mesma tática em que utilizou na década de 80′ para sobreviver na F1, que é comprar uma esquadra para não depender dos seus clientes de motores.

Fonte: F1 Team

domingo, 2 de agosto de 2015

POLÊMICA DA SEMANA - EX-PILOTO NÃO CONCORDAVA COM O ESTILO DE SENNA NAS PISTA DE FÓRMULAS 3 E 1 E FEZ DURAS CRÍTICAS AO ÍDOLO BRASILEIRO

(Foto: Getty Images/Lars Baron)



Nelson Piquet prestigia o GP da Hungria de Fórmula 1, disputado no último dia 26 de julho

O que era pra ser um bate-papo com jornalistas acabou virando um desabafo com fortes declarações. Nelson Piquet participava normalmente de um evento como um dos convidados de honra da 30ª edição do Grande Prêmio d Hungria de Fórmula 1, quando começou a falar de Ayrton Senna.

 Segundo o "Blog do Ico", em um determinado momento, o ex-piloto estava conversando com três jornalistas locais: Sandor Meszaros, Peter Farkas e Barna Zsoldos. No diálogo, o brasileiro lembrou momentos da sua carreira e também argumentou que Ayrton Senna teria escolhido atitudes sujas durante sua carreira na F-1.

 “Ele sempre foi muito sujo na sua carreira. Ganhou o campeonato de F-3 porque ele bateu no Martin Brundle, em Brands Hatch, na última corrida, acabou com o carro em cima. (O acidente a que Piquet se refere aconteceu em Oulton Park, na 17ª etapa das vinte realizadas). Fez o mesmo com Prost em 90 para ganhar o campeonato. Eu não concordo com isso. No automobilismo, você precisa ser limpo. Quer ser campeão? Tudo bem. Mas precisa ser limpo. Ele não era limpo na pista. Foi por isso que mostrei o dedo do meio para ele”, teria comentado Piquet.

 O ex-piloto ainda falou sobre o episódio em que ele teria mostrado o dedo do meio para Senna no mesmo GP da Hungria. Piquet se defendeu. "Você viu toda a ultrapassagem? Você viu as duas voltas anteriores? Olhando com calma, na primeira vez eu tento por dentro, e ele me empurra para o lado sujo da pista. E na segunda vez ele tenta fazer o mesmo. Mas ao invés de ir para a direita, eu coloco de lado pela esquerda e ele não esperava isso”, encerrou.

Fontehttp://esporte.ig.com.br


GRAVÍSSIMO ACIDENTE NA STOCK CAR

Carro do Tiago (o que sobrou) após o acidente (Foto: Marcelo Andrade)



Meus amigos (as), hoje na corrida 1 da Stock Car, realizada em Curitiba (PR), os pilotos Tiago Camilo (Ipiranga RC), Felipe Fraga (Voxx Racing) se envolveram em uma acidente (me permitam) espetacular.


Carro destruído do Felipe Fraga (Foto: Marcelo Andrade)


ENTENDA O QUE ACONTECEU


O acidente ocorreu na décima volta da prova, quando o carro de Thiago Camilo vinha em baixa velocidade, na direita, e foi atingido forte na traseira por Raphael Mattos. Na sequência, o carro de Felipe Fraga também atingiu Camilo, com ainda mais velocidade. Felipe Lapenna e Luciano Burti também se envolveram na sequência das batidas, mas sem a mesma gravidade.

ASSISTA O VÍDEO DO ACIDENTE




Thiago Camilo e Felipe Fraga receberam todo o atendimento e apesar de saírem de ambulância da pist a, não foi identificado nenhum tipo de fratura nos pilotos. Thiago se queixou de dores no pé esquerdo (houve um corte, mas logo foi saturado) e Fraga se queixava de dores no tórax (devido a ação do cinto de segurança) e também de uma leve dor no joelho esquerdo.

Ambulância prestando atendimento (Foto: Marcelo Andrade



COMO FICOU A PROVA APÓS O ACIDENTE?

Após o acidente, a prova foi interrompida com a  bandeira vermelha e ficou suspensa por cerca de 40 minutos. Foi realizada uma nova largada com os carros que permaneceram na pista. A corrida 1 foi vencida por Marcos Gomes, seguido de Allan Khodair e Daniel Serra.



A corrida 2 foi vencida por Sérgio Jimenez (sua primeira vitória) que largou da pole position e acelerou com determinação  ao lugar mais alto do pódio.Júlio Campos e Diego Nunes completaram o pódio.




04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014