sábado, 5 de novembro de 2011

O INGLÊS JOHNNY HERBERT PUNI FELIPE MASSA


Olá!


Felipe Massa está vivendo nesta temporada uma maré de turbulências, seu companheiro de equipe o espanhol Fernando Alonso, bicampeão, e que claramente tem a preferência da equipe tem demonstrado muita competência desde que chegou na equipe. O que consegue atrair mais olhares dos integrantes da equipe e da mídia especializada.



O brasileiro tem até andado na frente do espanhol nos treinos classificatórios nas últimas cinco provas, mas seu ritmo de prova ainda não se compara ao espanhol, apesar que umas duas provas ele poderia até ter chegado a frente do espanhol, mas, o campeão de 2008, Lewis Hamilton tem atrapalhado suas performances. Nesta temporada o inglês já trombou com o brasileiro cinco vezes.


Na última delas aconteceu no GP da Índia, quando ambos disputavam a 5º colocação, Hamilton tentou ultrapassar o brasileiro na curva 8 e os dois mais uma vez bateram, Massa saiu da pista, conseguindo até voltar e Hamilton foi para os boxes trocar a asa dianteira. Os comissários analisaram o vídeo e puniram o brasileiro com um Drive Trought, que é uma passagem pelos boxes obdecendo o limite de velocidade imposto pelo regulamento.


Um dos comissários do GP da Índia era Johnny Herbert, ex-piloto que atuou em várias equipes da Fórmula 1, o inglês disse em sua coluna no jornal The National, que acertou na punição ao piloto da Ferrari e que Massa não deu espaço suficiente ao compatriota inglês.



"A decisão de penalizar Felipe veio por seu contato com Lewis, foi um fato simples que ele poderia ter evitado", comentou o piloto em sua coluna no jornal The National. "Sei que Massa ficou chateado com nossa decisão, mas fizemos a escolha certa. Depois de analisar de várias câmeras em ângulos diferentes e estudar todos os dados disponíveis para nós, ficou claro que Massa sabia onde Hamilton estava. Hamilton não poderia ter feito nada para evitar, já´era tarde demais".


Felipe Massa não concluiu a prova, acabou exagerando numa passada sobre a zebra e acabou batendo num batedor chamado de "tartaruga", na qual tem a função de impedir que o piloto possa obter alguma vantagem cortando caminho. Lewis Hamilton depois de tantas e tantas cruzou a linha de chegada na 6º colocação.



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

KIMI RAIKKONEN PODERÁ OCUPAR VAGA DE RUBENS BARRICHELLO NA WILLIAMS





Olá!



É, parece que está chegando ao fim a "novela" na qual o piloto brasileiro na F-1 Rubens Barrichello está vivendo, até o momento seu contrato com a equipe para 2012, ainda não está renovado. De acordo com a imprensa europeia, equipe Williams irá anunciar na semana do GP de Abu Dhabi,na Marina de Yas (próxima semana) a contratação do finlandês Kimi Raikkonen.

De acordo com uma fonte ligada a equipe o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung,disse que:“O acordo com o Räikkönen está quase fechado”.A televisão finlandesa MTV3 ousou ao afirmar que o contrato já teria sido assinado e que o retorno do finlandês (campeão em 2007 pela Ferrari) foi dado devido ao forte patrocínio pelo Qatar Bank. Revistas italianas e suíças também informaram o acordo.

Pois é, a "batata do Barrichello está assando!". Vamos ficar de olho e aguardar.


JAMES ALLISON "O PRIMEIRO SIMULADOR COM PILOTO EM ESTONE"




Olá!
Querem entender por que as equipes de Fórmula 1 utilizam simuladores? Então, confiram esta entrevista com James Allinson, diretor técnico da equipe Renault-Lotus. Entrevista e imagem totalmente extraída do site oficial do piloto brasileiro na categoria Bruno Senna http://www.brunosenna.com.br/

A Lotus Renault está se preparando para instalar um novo simulador até o início da temporada de corridas em março de 2012. Aqui, James Allison fala um pouco mais sobre essa novidade.

Por que as equipes têm simuladores?
JA: As equipes têm usado simuladores por décadas. Existem muitos tipos de simulador, e são várias as finalidades de uso. Por exemplo, uma equipe pode ter uma plataforma de carga hidráulica, que é capaz de submeter uma peça a uma série de cargas que simula com precisão o peso que vai levar ao competir de verdade - neste caso, o simulador é uma forma de garantir em um ambiente controlado a maneira como a peça irá trabalhar com segurança quando estiver na corrida.

Uma equipe pode ter um tipo diferente de simulador, onde o comportamento da aerodinâmica, a suspensão, os pneus, a caixa de câmbio e o motor são perfeitamente representados na forma de uma série de equações em uma operação de computador. O mesmo computador teria um modelo matemático básico de um piloto tentando “dirigir” o carro virtual em um circuito virtual no computador para obter informações sobre o comportamento do carro durante a volta.

Este tipo de simulador (mais conhecido por “Simulador de Volta”), que tem sido usado por mais de 25 anos, é uma parte vital para preparar e otimizar a configuração do carro antes de ir para uma corrida - por exemplo, neste ambiente virtual, itens como configurações de molas e asa podem ser testados e os que produzem os melhores tempo de volta simulados são mantidos.

O tipo de simulador a que este artigo se refere é de um piloto no simulador. Sob vários aspectos, esse aparelho é semelhante ao simulador de volta descrito acima. A principal diferença é que no lugar de um modelo matemático básico, você tem um piloto real passando as informações de controle ao dirigir um carro virtual durante uma volta virtual.

Embora haja uma série de problemas ao se usar um piloto real no lugar de um modelo matemático, o piloto real tem uma capacidade de simulação que não pode se equiparar a um modelo de computador. As razões para isso são complexas, mas uma explicação simples é a seguinte: ainda não se compreende exatamente como um piloto de corridas consegue controlar o carro quando está com os pneus no limite da aderência.

Um computador é capaz de dirigir um carro virtual instável de maneira que o condutor humano não consegue. Esta diferença entre o piloto real e o modelo de computador leva o simulador de volta a cometer erros graves nos acertos recomendados sempre que os engenheiros estão tentando avaliar as mudanças na dirigibilidade do carro.

Ao usar um piloto real na simulação, a equipe é capaz de contornar a dificuldade de fornecer um modelo matemático preciso de um ser humano e o piloto no simulador pode fazer recomendações de acerto para melhorar o carro que não teria sido possível através do simulador de
volta.

E esse novo simulador irá substituir um recurso já existente, ou será totalmente novo?
JA: É um primeiro piloto de simulador desse tipo em Enstone, e a capacidade que nos trará irá complementar o conjunto de outros meios de simulação que temos usado por anos.

Quais são os fatores que devem ser considerados ao se criar um simulador?
JA: Como o simulador de voltas, tem de ser um modelo matemático que descreva acuradamente as propriedades físicas de um veículo real. Criar um simulador é uma tarefa assustadora, mas as propriedades físicas básicas do modelo são comuns aos métodos de simulação existentes. A diferença de um simulador de volta é que esse envolve a inserção de um piloto de verdade dentro da cabine.

O piloto só pode adicionar valores ao processo se o ambiente de simulação imita a realidade com precisão suficiente para que o piloto se sinta como se estivesse pilotando um carro de verdade. Por isso, o sistema tem de ser cuidadosamente desenhado para proporcionar uma representação visual muito precisa do circuito e seus ambientes. Precisa reproduzir exatamente o som de um carro real para que o piloto tenha uma dica para julgar coisas como frenagem e mudança de marchas.

Finalmente, e mais desafiador, ele precisa mover o piloto de um jeito convincente. Não é possível para um simulador reproduzir a carga da força G que um piloto de Fórmula 1 experimenta, mas é sim capaz de reproduzir aspectos particulares do movimento do carro que são muito importantes para persuadir o cérebro que o simulador é realmente como andar no circuito.

Quando o simulador ficar pronto nossos pilotos passarão todo tempo livre trabalhando duro nas simulações?
JA: Não. Eles irão pilotá-lo, mas a maior parte do tempo ele será usado durante o ano de trabalho e não é prático usar os pilotos de corrida dessa maneira. A parte principal do trabalho será conduzida por pilotos especialistas em desenvolver simuladores.

O objetivo do simulador é desenvolver o carro ou o piloto?
JA: Ele pode fazer os dois papéis. Um piloto deve usá-lo para aprender o traçado de uma nova pista ou vários aspectos da pilotagem – o procedimento de largada, por exemplo. Entretanto, a parte do leão dos benefícios será promover o desenvolvimento do carro.
FONTE: http://www.lotusrenaultgp.com/7635-James-Allison-O-primeiro-simulador.html


PIETRO FITTIPALDI, NETO DE EMERSON FITTIPALDI É CAMPEÃO NA NASCAR



Olá!


Com apenas 15 anos de idade, Pietro Fittipaldi, neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão de Fórmula 1 (1972 e 1974) e campeão de F-Indy (1989), sagrou-se campeão da Limited Late Models(divisão da Nascar), um dos primeiros passos para quem que chegar à Sprint Cup (categoria principal da Nascar). Com esse título, Pietro entrou para a história ao torna-se o primeiro latino-americano a conquistar um título na Nascar.

Sua conquista foi na pista de Hickory, onde todas as etapas são disputadas,Pietro cruzou a linha de chegada na 9º colocação após ter largado em terceiro. Para garantir o título o brasileiro não poderia chegar após a 12º colocação. Muito emocionado, Emerson não poupou elogios ao neto "Estou muito orgulhoso do Pietro, não só por ser meu neto, mas por ele ter 15 anos de idade e ser o primeiro brasileiro a conquistar um título em Nascar, depois de uma temporada maravilhosa – afirmou Emerson.


Na segunda colocação no campeonato ficou o americano Tyler Church (principal rival), que cruzou em terceiro , seguido por Travis Byrd, Trevor Hignutt e Amber Colvin, na classificação geral.

CAMPEONATO BAIANO DE VELOCIDADE NA TERRA/ 6º ETAPA


Olá!




Neste final de semana na cidade de Camaçari/BA, no dia 06 de novembro (domingo), será realizado a sexta e penúltima etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra (CBVT). A prova será realizada no Circuito de Automobilismo de Camaçari, (Região Metropolitana de Salvador).


A programação começa no domingo com os treinos preparatórios, às 10h. Às 11h, haverá a tomada de tempo para formação do grid de largada e às 11h30, os carros irão pisar fundo no veloz circuito de terra.



O campeonato baiano de velocidade na terra é divido em três categorias:


►SPEED (S), Fusca com motor de AP 2000cc;

►TURISMO (T), Gol, Voyage e Passat, com motor AP 1600cc;

►SUPER TURISMO (ST), Gol, Voyage e Passat, com preparação livre.


Para o presidente do Clube de Automobilismo da Bahia (CAB), Aureliano Campos, o Lelo Bala, é muito gratificante poder proporcionar ao público um bem estar, “Nós temos uma preocupação muito grande com o bem estar daqueles que vão prestigiar o evento". disse o presidente.O ingresso custa R$ 5 e será vendida no local.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

SÉRIE (VÍDEO) NO JN PRESTA HOMENAGEM AO TRICAMPEÃO AYRTON SENNA - PARTE 3



Olá!

Em 2011 estamos comemorando 20 anos do tricampeonato de Ayrton Senna e que tal relembrarmos um pouco sobre a vida e história de Ayrton Senna? Este vídeo é uma serie criada pelo Jornal Nacional no ano de 2004, as vesperás do aniversário de Senna (21 de março),que completaria 44 anos. Uma homenagem especial mostrando a carreira desde sua infância, no kart, até a chegada na F1.Está é terceira parte sobre o documentário de Ayrton Senna. Vale a pena assistir!

NOTA DO AUTOR: InstitutoAyrtonSenna

Durante uma semana, em 2004, às vésperas do aniversário de 44 anos de Ayrton Senna, em 21 de março, o Jornal Nacional da TV Globo prestou uma especial homenagem ao tricampeão com uma série de reportagens que mostraram a vida do piloto desde sua infância, no kart, até os grandes momentos na F1. Tiveram destaque pessoas que conviveram com ele, os circuitos que Ayrton mais gostava e, especialmente, a realização de seu outro sonho: ajudar crianças e jovens a vencerem na vida, realidade mostrada em uma das reportagens em que crianças atendidas pelos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna falam de sua experiência e aprendizado depois que passaram a ser beneficiadas pela Organização.

F -TRUCK NA FENATRAN 2011 (VÍDEO)



Olá!

A Fórmula Truck já está consagrada no Brasil como sendo uma categoria super emocionate e que tem um público muito fiel. E pela primeira vez a categoria participou da 18a Fenatran, em São Paulo - Salão Internacional de Transportes que é realizado a cada dois anos no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Assista o vídeo e observe o quanto tão bom estava esse stand.

NOTA DO AUTOR: formulatruckoficial

A Fórmula Truck marcou presença na Fenatran 2011 com seu stand com parte da loja de produtos oficiais, caminhões de corrida e os utilizados em Truck Teste e desfiles nas etapas da categoria.


FORD LANÇA OFICIALMENTE CAMINHÃO DA F-TRUCK PARA A TEMPORADA 2012


Olá!




Foi apresentado oficialmente no último dia 24 de outubro durante a Fenatran, em São Paulo, durante 18a edição da Fenatran - Salão Internacional de Transportes que é realizado a cada dois anos no Pavilhão de Exposições do Anhembi.


Para Dijalma Fogaça,chefe de equipe da Ford Racing Trucks/DF Motorsport, a grande expectativa é que o caminhão ganhe muito em evolução de performance , principalmente na areá aerodinâmica, devido a uma nova cabine, já que inovações técnicas presentes no novo caminhão já foram introduzidas pela equipe no decorrer da atual temporada "A Ford lançou neste ano sua nova linha de caminhões, e a partir da primeira corrida de 2012 teremos este modelo nas pistas da Fórmula Truck. Além do visual mais moderno, a nova cabine trará um ganho de performance para nossos caminhões por causa de sua melhor aerodinâmica. Por isso, nossa expectativa para a próxima temporada é muito positiva", declarou Fogaça.

A dupla de pilotos da DF Motorsport para a próxima temporada será mesma deste ano, Danilo Dirani e Cristina Rosito. Dirani aguarda ansiosamente para testar o novo caminhão e com ele buscar sua primeira vitória pela Ford "Estou ansioso para treinar pela primeira vez com o novo caminhão, e espero conquistar com ele minha primeira vitória pela Ford. Em 2011 chegamos ao vice-campeonato sul-americano e tivemos outras chances de vencer, um desempenho que mostra que estamos no caminho certo", comentou Dirani.


PILOTOS DA F-INDY SE REUNEM PARA PEDIR MAIS SEGURANÇA


Olá!



No último dia 24 de outubro, pilotos da F-Indy (cerca de 20 pilotos), se reuniram com o presidente da categoria Randy Bernard, para discutir sobre segurança para a a categoria, em foco devido ao acidente fatal com o piloto inglês Dan Wheldon, na última prova da temporada, em Las Vegas, dia 16 de outubro.


Tony Kanaan (KV Racing)ao lado de Dario Franchitti (Chip Ganassi)líderes do movimento, mostraram-se impressionados com o apoio dos colegas “Estamos na direção certa. A reunião não está acontecendo porque ocorreu uma tragédia agora. Estamos construindo uma base. A IndyCar construiu essa base e, agora, estamos tentando melhorá-la.”,disse Kanaan. O brasileiro ainda disse que apesar de todo o esforço as corridas nunca são 100% seguras "Isso é um fato. Nós estamos fazendo o nosso melhor para evitar novos acidentes, contudo a corrida nunca será 100% segura.”, finalizou o piloto.


Dario Franchitti (campeão da temporada 2011) acredita que o primeiro passo já foi dado “Nós ainda temos que falar muito, ouvir muito e pensar em como nós vamos melhorar em algumas áreas. Eu acho que foi uma reunião muito positiva e produtiva. O primeiro passo foi dado hoje”, afirmou Dario Franchitti.

domingo, 30 de outubro de 2011

CLASSIFICAÇÃO GERAL CHAMPIONSHIP F1 2011 APÓS GP DA ÍNDIA


Olá!

"Vale a pena ver de novo", assim considero as recentes corridas de F-1, onde "apenas" Vettel reina absoluto.Neste domingo ele arrasou com os adversários, foi pole position, venceu a prova e ainda achando pouco, cravou a volta mais rápida da prova com o tempo de 1min27s249,na última passagem. E sem contar a vantagem para o segundo colocado Jenson Button, da McLaren, 8s433.

Voltando a falar sobre o Championship F1 2011 (campeonato organizado e promovido por este blog), está se mostrando cada vez mais disputado e nessa reta final restando "apenas" duas provas para o encerramento da temporada (Abu Dhabi e Brasil), a disputa pelas primeiras colocações estão cada vez mais acirradas. E quem será que vai ser o Campeão da temporada 2011 do Championship F1? Em 2010 foi Jorge, já neste ano...vamos ver, né!

Confira a classificação geral após o GP da Índia:

1º Ivan - 614 Pts
1º Sergio R. 614
3º Maria J. - 607
4º Taine - 599
5º Barrada - 592
6º Kaveira - 584
7º Madalena - 578
8º Helbert - 571
9º Rob&Claud. - 568
10º Paulo - 566
10º C&A - 566
12º Ozanar - 555
12º Tiago B. - 555
14º Arlindo - 547
15º Luciano - 541
16º Gilmarcia - 533
17º Jorge - 531
18º Fais&Fogui. - 530
19º Dejaci - 520
20º Faez - 513
21º Claudson - 484
21º Amâncio - 484
23º Cruz - 479
24º Alexandre - 227 (participante convidado, não valendo pontos para classificação/premiação)

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014