domingo, 26 de outubro de 2008

GRANDE PRÊMO DA ITÁLIA


Olá moçada do meu Brasil!

No lendário circuito de Monza (construído em 1922) palco de grandes duelos e infelizes mortes (Gilles Villeneuve, Jochen Rindt, Ronnie Peterson) terra dos Tifosi (fánaticos torcedores da marca de carros Ferrari).Esses torcedores meu amados amigos torcem intensamente pelos carros, para eles piloto são meros condutores que tem como obrigação levar o time de Maranello as desejadas vitórias,observem que em todo GP da Itália a invasão dos torcedores no final da competição é indispensável e comemoram como se estivessem ganhando um campeonato do mundo.


A prova deste ano teve uma grande surpresa, o Alemão Sebastian Vettel da equipe Toro Rosso, que comprou a pequena estrutura pertencente a Minardi no final de 2004 e montou um suporte de qualidade que culminou nessa belíssima vitória.É bom lembrar que esse jovem alemão de apenas 21 anos e dois mesês entrou para as estátisticas da categoria como sendo o piloto mais jovem a obter a pole position como também a vitória.

Sua condução perfeita e segura em todos as 60 voltas em condições nada fáceis, já que Monza é sempre uma pista desafiadora e perigosa ainda mais como estava (molhada) onde lhe renderam inúmeros elogios.Seu chefe de equipe Gerhard Berger o engrandeceu. “ Sebastian provou que pode vencer corridas. Mas ele ainda vai conquistar um campeonato do mundo.Ele é muito bom. É uma sensação inacreditável.Temos sido extremamente sortudo com o apoio da Rede Bull no carro.Estamos construído uma equipe muito boa”.


Hamilton da McLaren-Mercedês foi o piloto mais brilhante na prova.Sua pilotagem super agressiva e com um talento em pista molhada de surpreender, o permitiu chegar numa boa 7º posição ao final da competição. Por vezes não acreditava no que meus olhos contemplavam ele simplesmente colocava no lado e ganhava a posição e quem quiser que se afaste!Alonso, Webber, Glock, Raikkonen, Fisichella foram suas vítimas nas molhadas e desafiantes retas e curvas de Monza.Tem horas que vejo ele pilotando um Kart e não um Fórmula 1, sempre no limite, travando as rodas dianteiras, escorregando nas curvas é um piloto imprevisível onde arrancar suspiro dos torcedores virou rotina.


Felipe Massa dosou seu arrojo e obteve a 6º posição.Como sempre a Ferrari não forneceu a seus pilotos um carro equilibrado em pistas molhadas, com problemas de aquecimento nos pneus não permitiram chegar mais a frente. No ínicio disputou um bom pega com Nico Rosberg da Williams-Toyota que lhe rendeu a 5º colocação.Daí em diante não teve muito o que fazer, poderia até melhorar sua colocação no final da competição mas ao deixar os boxes ápos o primeiro pit-stop pegou um tráfego indesejável que lhe impediu até de disputar o pódio. “Sei que poderia ter ido melhor, mas reconheço que meu desempenho também poderia ser pior.Portanto não há o que lamentar. Agora, só estou a um ponto do meu rival (Hamilton) 78x77 e, por isso, o resultado não foi negativo”.


Nelsinho Piquet o filho do peixe (Nelson Piquet) não passou de um modesto 10º lugar.Há um bom tempo que a Renault adota sempre a mesma tática de parar apenas uma vez, digo isso, em relação ao brasileiro. Nessas condições fica muito difícil para o piloto arriscar uma corrida com mais arrojo, o bólido fica pesado, além de não conseguir tempos de volta sastisfátorios que o possibilitem de chegar mais a frente. Seus resultados ficam mais limitados, aí a torcida é para que os pilotos a frente tenham a estrátegia diferente , torcendo para as possíveis desistências, para quem sabe conseguir chegar na zona de pontos.As vezes dá certo outras vezes não. Alonso seu companheiro de equipe está sempre com táticas de parada similar aos comigo este pequeno comparativo de Alonso e Piquet das últimas seis etapas:


ALONSO – POSIÇÃO DE LARGADA E CHEGADA Inglaterra 6º/6º; Alemanha 5º/11º; Hungria 7º/4º; Europa 12º/Abandonou; Bélgica 6º/4º; Itália 8º/4º.


PIQUET- POSIÇÃO DE LARGADA E CHEGADA Inglaterra 7º/Abandonou; Alemanha 17º/2º; Hungria 10º/6º; Europa 15º/11º; Bélgica 12º/Bateu; Itália 17º/10º.


AGENDE-SE : Dia 19/10/08 em Salvador na região do Dique do Tororó a partir das 10:00 horas ocorrerá mais um evento do automobilistico com varios carros de várias categorias estarão presentes como : f-1, f-truck, kart, rally, stock-car. A festa promete.Não percam!!!


Curiosidades: O trófeu dado aos três primeiros colocados no GP da Europa, no circuito de Valência neste ano chamou a atenção por fugir dos padrões de cor e modelo da f-1 (prateados e geralmente na forma de taça). Os trófeus tinham a forma de vaso (colonial) e na cor branca.

CORRIDA DE CAMINHÃO


Acreditem! O Brasil tornou-se o país da velocidade, pois temos os mais variados campeonatos nacionais e regionais, com grid cheios, arquibancadas lotadas e patrocinadores fortes, o automobilismo se tornou uma grande vitrine do mercado nacional e internacional.


As corridas de caminhões no Brasil são conhecidas como Fórmula Truck e os direitos de transmissão pertecem a Rede Bandeirantes de Televisão. A história da categoria começou em 1987 quando o caminhoneiro santista Aurélio Batista Félix e Francisco Santos resolveram implementar um novo tipo de corrridas: o de caminhão. O local escolhido para a prova de exibição foi no circuito de Cascavel, no Paraná porém um acidente fatal durante a prova de exibição esfriou os planos dos idealizadores. Em 1990 o então Aurélio convidou alguns amigos para exibir o caminhão que ele mesmo construiu, o Francisco ficou abalado com o acontecido e abandonou o projeto.A exibição foi no circuito de Interlagos e assim estaria marcando de vez o nascimento da F-Truck. Em 1995 o mesmo AurélioBatista criou a ANPPC(Associação Nacional dos Proprietário e Pilotos de Caminhão).


O local escolhido para a primeira prova foi em Cascavel (a mesma do acidente fatal) e contava com sete pesos pesados e tinha público acima de 20 mil pessoas. No final desse mesmo ano o grid já contava com 13 caminhões.Em 1996 a CBA(Confederação Brasileira de Automobilismo) homologou o calendário e definiu as regras para o campeonato. O vencedor da primeira prova oficial foi o Renato Martins, que ao final da temporada se tornou o primeiro campeão da novissíma F-Truck pilotando um modelo da marca Scania.


Agora sobre F-1: O Grande Prêmio da Bélgica no circuito de Spa-Francorchamps é sempre um desafio a mais para pilotos e engenheiros, pois achar um ajuste legal nas subidas e descidas de Spa não é nada fácil.Imaginem vocês aí como deve ser para um piloto fazer a curva Eua Roge (a primeira depois da linha de chegada) a mais de 315 km/h! O camarada que esta ali sentadinho inicia a curva em subida na forma de um S e não vê o final da mesma , é realmente espetacular.

A prova deste ano foi vencida por Hamilton da McLaren mas sua alegria duraria menos de três horas ápos o encerramento do GP já que a FIA(Federação Internacional de Automobilismo) puniu-o em 25 segundos devido a ultrapassagem sobre o Kimi Haikkonen da Ferrari que até então era o primeiro colocado. Explico: a três voltas do encerramento da prova de um total de 53, todos os pilotos usavam pneus slick(pista seca), porém uma chuva bem fininha resolveu dar o ar de sua graça. O astuto Lewis decidiu partir para cima do campeão Raikkonen para tomar-lhe a posição,daí lado a lado na chicane Bus Stop Hamilton resolveu atacar, ficou por fora do traçado e para não bater foi obrigado a cortar caminho, e saiu a frente do Finlandês até ai tudo bem, era só devolver a posição e tentar novamente no longo circuito de 7 km.



O inglês fez isso e devolveu a dita cuja-porém se aproveitando de estar um puco mais rápido que a Ferrari pois fez o traçado correto e saiu mais lento é claro- pegou o vácuo(ausência de ar) jogou do lado e contornou a outra curva La Source(a primeira depois da linha de chegada) a frente do finlandês. O Kimi tentou recuperar mas não conseguiu, teve que abandonar a prova já que bateu na mureta de proteção do circuito. Felipe Massa que vinha logo atrás cruzou a linha de chegada em segundo e Nick Heidfeld(BMW) em terceiro.Com a punição Hamilton caiu para terceiro, Heidfeld para segundo e Felipe para primeiro. Mas o maior prejudicado mesmo foi o campeão Kimi já que com a soma de 10 pontos da vitória poderia entrar mais próximo da briga pelo título.
A BMW e a Renault estão de parabéns pois foram muito astutos em trocar os pneus slick pelos os intermediarios assim possibilitaram a Nick Heidfeld(BMW) e Alonso(Renault) a conquistarem o terceiro(ápos a punição do inglês herdou a segunda colocação) e quarto lugares respectivamente e nos presenteando com belas ultrapassagens sobre os concorrentes que lutavam em se manter na pista molhada com pneus para pista seca.


Na F-Indy o campeonato chegou ao seu final, e que se sagrou o campeão foi Neozalândes Scoot Dixon da equipeChip Ganassi. O brasileiro Hélio Castro Neves o "Helinho" foi o vice campeão.No último GP do ano em Chicago disputado em circuito oval, quem fechou o campeonato com chave de ouro foi o nosso Helinho com uma diferença acreditem de apenas 04 cm em relação ao segundo colocado Dixon. A F-Indy é realmente a fórmula da emoção tudo isso ocorreu a 360 Km/h a um palmo de distância lateral de roda com roda. Dixon(Ganassi) campeão com 646 pontos, Helinho(Penske) 629 e Tonny Kannan(Andretti Gren) em terceiro com 546.


O Kart Baiano vem num bom momento.O campeonato contará com seis etapas,quatro disputadas no Kartódromo Ayrton Senna no munícipio de Lauro de Freitas distante 30 Km de Salvador e duas em Vitória da Conquista esta um pouco mais distante, 509 Km da capital(Salvador).
As entradas são gratuitas e quem não viu vá ver,garanto que vocês vão se surpreender com a velocidade dessas máquinas, que podem chegar a 120Km/h, pois emoção é que não falta e sem contar que é no Kart que a grande maioria dos pilotos aprendem os macetes da pilotagem e onde se revelam talentos(Senna, T.Kannan, Barrichello etc.).

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014