terça-feira, 26 de agosto de 2008

PNEUS


Olá amigos da velocidade!


Antes de iniciarmos esse bate papo sobre os pneus dos bólidos, me permitam dar uma palhinha sobre a história da roda de onde tudo começou até os dias atuais. Acredita-se que a roda foi originada do rolo (tronco de árvore) de onde o homen utilizou para impedir o atrito de arrasto entre dois planos, mais tarde este rolo se transformaria em disco e com a necessidade de introduzir lubrificantes nesses eixos, daí surgiu a necessidade da abertura de largos buracos,para ter um fácil acesso aos eixos. A evolução das rodas utilizadas hoje nos automovéis, se originou diretamente das antigas carruagens, aquelas feitas de madeira e que eram puxadas a cavalo. Na fórmula 1 atualmente existe o monopólio dos pneus bridgestone e eles são classificados em dois tipos: os de pista seca ,conhecido também como ‘’slick ‘’e os de pista molhada, conhecidos como ‘’biscoito’’. A diferença visual mesmo se concentra na banda de rodagem, ou seja, a parte que fica em contato com o solo. Para pista seca o pneu é dividido em: composto duro e composto macio. E aí surge a pergunta: Como posso saber que composto tal equipe esta utilizando? Muito fácil: basta observar que o macio é apresentado com uma linha branca em toda a banda de rodagem e o duro não possui identificação nenhuma.


Os pneus biscoitos são assim divididos em: intermediários e os de chuva forte. O primeiro é usado quando a chuva é branda,ou seja,quando a pista tem pontos molhados,pontos secos ou então quando se prevê que mais além a garoa vai parar.O segundo é utilizado quando a pista está naquelas condições dificieis mesmo de chuva intensa e de piso bastante enchardo,por exemplo no GP da Inglaterra deste ano todas as equipes utilizaram os de chuva intensa.Um detalhe importante é que a banda de rodagem do intermediário utiliza dois tipos de desenhos e os de chuva intensa apenas um,eles tem a função primordial de escoar para fora a camada de água entre a pista e o pneu, criando assim aderência necessária para despejar a potência do motor ao chão,criando maior estabilidade aos bólidos.


Na Inglaterra o grande prêmio foi vencido pelo dono da casa o Inglês Lewis Hamilton a bordo da sua imbativel McLaren-Mercedes. Não deu nem de perto para o brasileiro Massa combater o voraz inglês,pois malmente conseguia manter-se nas encharcadas retas e curvas de Silverstone,só restou de péssimo consolo a última posição ao cruzar a linha de chegada em 13º.Para lavar nossa alma mesmo só comemorado a excelente condução do Rubes Barrichello a bordo da Honda-Honda que levou ao delírio toda a equipe com um lugar no pódio(3º).Ao deixar o carro e ir para galera (seu time) comemorar um fato muito engraçado aconteceu: as placas de proteção que separam o pátio fechado(onde os três primeiros colocados param seus carros) vinheram ao chão derrubando alguns integrantes da Honda e por pouco não atingiram o Rubinho(risos).Outro piloto que andou bem apesar de não concluir a prova foi o Nelsinho Piquet que abandonou após rodar na pista quando ocupava a quinta colocação.Legal também foi a atuação do Heidfeld da BMW-Sauber que completou as 60 voltas na 2º colocação.


A nona etapa na Alemanha o que mais chamou minha atenção foi a beleza das mulheres que estavam nos boxes da STR do piloto alemão Sebastian Vettel um time de vanguarda isso sim.A bem verdade é que mulher e carro são ingredientes-vamos dizer assim- esenciais para o nosso bom viver(risos).


Em Hocknheim a história se repetiu, o Lewis Hamilton venceu sua segunda corrida consecutiva, são agora ao total quatro vitórias nesta temporada e de quebra assume a liderança do campeonato com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado (58 a 54) Felipe Massa. A prova foi mais um show do inglês com uma McLaren muito superior aos seus adversários foi até facil abrir vantagem e caminhar rumo a vitória.Sua liderança só foi ameaçada quando o Safety-Car entrou na pista na volta 36 devido ao acidente da Toyota do Timo Glock que bateu na mureta de proteção da reta de chegada.Após liberar o pit lane para os trabalhos de boxe todas as equipes pararam,menos Hamilton ,Heidfeld e Piquet .Após observar o erro da equipe o inglês apertou o pé direito abriu uma ótima vantagem para fazer seu segundo e último pit-stop.Voltou em sexto e com muita raça fez boas ultrapassagens permitindo assim encostar e superar o segundo(Massa) e em seguida o Nelsinho que ocupava a liderança da prova.O pódio terminou assim: Hamilton(1º);Piquet(2º) e Massa(3º).


ACONTECEU


David Coulthard atual piloto da RBR anunciou que irá se aposentar no final deste ano”quando este momento chega,você tem de ir.Essa é a jornada da vida.Você avança para o próximo passo.Existem muitas coisas piores que podem acontecer com você, e mesmo assim, você avança para o próximo desafio”.Atualmente David é o piloto mais velho na categoria com 37 anos.

A Brasileira Ana Beatriz obteve sua primeira vitória na Indy Lights categoria principal de acesso a F-Indy nos EUA. Ocorreu no circuito oval de Nashville. Olhem que interessante vocês sabiam que o trófeu é uma guitarra Guibson?!!


Felipe Massa rasgou elogios ao primeiro pódio do Piquet na Alemanha(Hocknheim) “temos que dar os parabéns a Nelsinho pela fantástica corrida que fez.Ele teve a sorte de no momento certo fazer a parada(nos boxes) e voltar em uma posição excelente para brigar pelo pódio.Também teve paciência,ritmo e um carro bom para brigar no final”.


CURIOSITY F-1


21 anos. Isso mesmo meus amigos já fazem vinte e um anos que Nelson Piquet conquistou o campeonato de 1987 pilotando uma Williams-Honda com motor turbo.Tornando-se assim o primeiro tricampeão brasileiro na categoria.

*Claudio Heliano tem 31 anos e é apaixonado por automobilismo.

LA FRANÇA


Olá amigos do automobilismo!

Chegamos a oitava eapa do Mundial de F-1 ,o GP da França e só deu Felipe Massa do Brasil. Ao conquistar sua 8º vitória na categoria e somar nove pole positions ele também foi o responsável em quebrar um jejum de 23 anos de um brasileiro não vencia um gp Francês. A última conquista pertencia ao Tricampeão Nelson Piquet pilotando uma Brabham-BMW em 1985.


As Ferraris é que dominaram o treino classificátorio que definiu o grid de largada. Kimi Raikkonen foi o Pole Position seguido de perto por Felipe Massa-seu companheiro de equipe. Hamilton até que se esforçou conquistando o terceiro posto, mas como tinha que cumprir uma penalização de dez posições (ver maisinformações no texto resumão de 14/07/08) teve que amargurar um 13º lugar. Outro brasileiro que mereceu destaque foi o Nelsinho, pois pela primeira vez na temporada conseguiu participar do Q3, saindo em 9º lugar.


Após as luzes vermelhas terem se apagado e os 20 carros (não mais 22, já que a Super Aguri fechou as portas) terem dado a largada, como já era de se esperar os bólidos vermelhos nº 1 e nº2 partiram a frente e sumiram das vistas dos adversários, enquanto isso o pessoal lá atrás estava se duelando para conseguir um bom resultado. Os destaques da corrida vão para a Toyota do Trulli que numa boa evolução anda bem entre os três primeiros, o Piquet andou num ritmo fortíssimo, chegando a travar um bom duelo com a McLaren nº 22 do inglês Lewis Hamilton pela 8º colocação, mas o inglês não achou nada, já que o “peixinho” é duro na queda e não vende fácil nenhuma posição.


As BMW não foram tão bem como no Canadá onde obtiveram a dobradinha (primeiro e segundo) aqui na França tiveram que ter braço para sustentar a deficiência no equilibrio dos bólidos. Kubica correu muito discretamente tendo sorte e habilidade cruzou a linha da chegada num quinto posto, a outra BMW a do Hedfield foi só tristeza terminando as setenta voltas na 13º posição.


Raikkonen estava bem tranquilo na liderança do GP abrindo uma vantagem segura, que lhe desse uma “certa “vantagem na hora dos Pit-Stops, Felipe vinha em segundo, mas não conseguia acompanhar de mais perto seu companheiro de equipe e quando as coisas iam ficando monótonas, o inesperado acontece: Kimi Raikonen perde rendimento e a vantagem de 6.6 segundos ia se desmanchando que nem gelo diante do calor. A fama de azarão que intitula o Kimi se fez valer nessa prova, o escapamento do lado direito de seu bólido estava se despedacando e o oportunista Massa é que se deu de bem. Na volta 38 de um total de 70 o brasileiro ultrapassa o finlandês que de nada pode fazer. O brasileiro sustentou essa posição até o fim, seguido de Kimi e de Trulli, fechando assim os três primeiros colocados na prova.


Piquet marca seus dois primeiros pontos na temporada ao cruzar a linha de chegada na 7º colocação, deixando seu companheiro de equipe, o Alonso, na 8ª posição. Destacando que essa posição do brasileiro foi tomada no braço a duas voltas do fim na curva de nome Adelaide onde os carros atingem velocidades superiores a 290 km/ freando bruscamente para contorná-la a mais ou menos 80 km/ h. O empolgante Piquet declarou: “Esta é a primeira vez na temporada em que tudo me corre bem, sem problemas. O carro e a estrátegia da equipe funcionaram perfeitamente e finalmente conquistei meus primeiros pontos”. E acrescentou. “Estou muito feliz, e agora só espero que continue assim pelo resto da temporada mostrando meu potencial”.
Timo Glok (campeão da GP2 em 2007) piloto da Toyata vem sofrendo com sua falta de experiência e mostra como é dificil uma rápida adaptação a categoria top do automobilismo mundial, seus resultados são sempre 11º, 12º, até agora seu melhor resultado foi um quarto lugar obtido no Canadá. Então eu penso como esse cara deve estar sendo cobrado por resultados melhores, principalmente em seu país de origem, na Alemanhã que estava tão habituada a títulos e vitórias pelas mãos do compatriota Michael Schumacher.


Felipe Massa agora é lider do mundial com dois pontos a frente do segundo colocado e já pensa na próxima corrida na Inglaterra “Estamos no meio da temporada. Ainda restam muitas corridas. Eu não posso pensar em fazer diferente do que venho fazendo até agora. Tenho que continuar trabalhando bem e pontuando para manter a liderança. Será uma temporada muito difícil, e a nossa equipe sabe disso. Eu tenho que fazer o máximo possível para seguir vencendo”.
Aconteceu: O Baiano Tonny Kannan conquistou sua primeira vitória nesta temporada da F-Indy. Aconteceu no GP de Richmond nos Estados Unidos disputado em circuito oval. Confiante Tonny resaltou “Veio na hora certa, pois precisávamos dessa vitória,afinal,não tinha sentido o gosto do champanhe nesse ano .Foi um final de semana que a sorte sorriu novamente para a gente,espero continuar com ela do nosso lado”.


Que Legal: Segundo Cacá Bueno, atual bicampeão da Stoc Car, Salvador poderá sediar uma das etapas da categoria ainda este ano. Vamos aguardar com certeza. Aproveito este espaço para parabenizar o Cacá pela sua primeira vitória neste ano lá em Santa Cruz do Sul onde foi disputada a quarta etapa da temporada.


Que Bom: Foi no Farol da Barra o local escolhido para o encerramento da 15º etapa do Rally Internacional dos Sertões, foram, ao total, nove dias de competição onde atravessaram seis estados brasileiro e mais de 5 mil quilômetros percorridos.


ESPAÇO DO LEITOR


Comentário de hoje: Há muito tempo venho observando que o bicampeão Fernando Alonso não vem sendo elogiado ou mesmo criticado por parte da imprensa. Será que essa foi à maneira com a qual a imprensa especializada resolveu vingar-se do bom, mas arrogante piloto espanhol da equipe Renault?Queria saber mais sobre esse assunto. Comentário de Sergio Roberto.

* Claudio Heliano tem 31 anos e é apaixonado por automobilismo.

RESUMÃO


Bom, meus amigos, muitas coisas ocorreram nessas duas etapas do mundial (Mônaco e Canadá) principalmente para Massa que deixou seu companheiro de equipe o Kimi Raikkonen em 4º lugar no campeonato de pilotos.


No Principado de Mônaco localizado com suas desafiadoras e perigosas curvas que de bom mesmo só tem os nomes, Lowes, Rascasse, Tabacarias S das Piscinas, desafiam e separam pilotos de meninos. A vitória foi para aquele que com sorte e habilidade soube conduzir com maestria seu bólido nas ruas molhadas do principado. O héroi da vez foi Lewis Hamilton que foi ao lugar mais alto do pódio, digo melhor, das escadas já que essa é a única pista do automobilismo mundial em que o pódio não é um pódio.


Após ter largado da quarta colocação e de ter batidono ínicio da prova de leve na saída da curva Tabacaria, o inglês foi para os boxes trocou os pneus e encheu o tanque para dar voltas e permanecer mais tempo possível na pista. Em seguida o Safety Car entrou na pista por causa da dupla batida no mesmo local e no mesmo instante de Coulthard e Vettel na curva Cassino. Em determinado momento da prova ele chegou a abrir 40 segundos para o segundo colocado Robert Kubica, mas mais uma vez o Safety Car foi obirgado a entrar por causa de mais um acidente desta vez do Nico Rosberg no S da Piscina e então todos os pilotos se agruparam para uma nova relargada. Completaram o pódio Hamilton, Kubica e Massa.


Piquet não conclui a prova, mas deu uma boa mostra do poderá fazer nas próximas provas, pois se defendeu muito bem dos ataques dos adversários quando teve de segurar no braço seu R028 de pneus intermediários bastante deteriorados e com um carro bastante desequilibrado. Ao sair do primeiro pit-stop de pneus slick, não conseguiu segurar o ‘’danado ‘’já que a pista ainda continuava molhada, resultado: o brasileiro rodou e abandonou.


Barrichello andou muito bem, já que com pista molhada esse paulista costuma dar trabalho. Ele cruzou a linha de chegada na 6ª colocação, chegando até a marcar uma das voltas mais rápidas da prova. Com esse resultado, iguala-se ao mesmo número de pontos do Button, seu companheiro na Honda.


Adian Sutil da Force India vinha fazendo uma ótima prova e quando restavam 9 minutos para o encerramento da corrida, já que terminaria com 2h e não com 78 voltas, recebeu um pancadão por trás do barbeiro Haikkonen na saída do túnel e os dois abandonaram a prova.


Na 7ª etapa, a atriz principal do gp Canadense tem um nome muito curioso: zebra. Não, meus amigos, desta vez não foi nenhum animal que cruzou a pista ou coisas assim, como em todo esporte ela está sempre na espreita, muitas vezes como cadjuvante é verdade, mas que não vacilem se não ela vai lá e pimba! Foi assim em Mônaco com Olivier Panis (96), Jean Alesi no Canadá (95) e em 2008 Robert Kubica também no Canadá. Esse Polônes de 24 anos vence sua primeira prova na categoria e assume a liderança do campeonato com 42 pontos.


Hamilton cometeu uma barbeiragem das grandes ao enfiar a dianteira da McLaren na traseira da Ferrari do Kimi Haikkonen na saída do pit lane, já que o inglês não teria percebido que a Ferrari e a BMW estavam paradas no pi lane devido o sinal está vermelho, pois teria um carro de serviço na pista. Nico Rosberg da Williams não conseguiu desviar da confusão e acabou danificando seu bico na traseira do inglês. O alemão conseguiu concluir a prova na 10ª colocação. A FIA não deixou por barato a atrapalhada dos “meninos” e puniu o Lewis e o Nico em dez posições a menos no grid de largada da próxima prova.


Rubinho conduziu bem sua problemática Honda no circuito Gilles Villeneuve e obteve uma boa 7ª colocação, após ter largado da nona posição no grid. O brasileiro chegou a liderar a prova por sete voltas.


Nelsinho mais uma vez não conseguiu concluir a prova, apesar de fazer boas ultrapassagens sobre as Toyotas nº 11 e 12, na passagem 41 sua R028 foi parando devagarzinho com problemas nos freios.


Parabéns ao Coulthard pelo belíssimo terceiro posto. Até então o escocês só tinha se metido em confusões e batidas. Com esse pódio, o britânico é o quarto piloto com maior número de pódios num total de 62. Coulthard é o piloto com mais idade na categoria, 37 anos.


Felipe fez uma das mais belas ultrapassagens deste ano, as vítimas foram Barrichello e Kovalainen que foram superados pelo brasileiro ao mesmo tempo na recapeada curva 10. O pódio terminou com Kubica, Heidfeld e Massa em 1º, 2º e 3º respectivamente.


*
Foi mal! No texto “Homem Maçarico”, publicado em 19/06/2008, Felipe obteve três pódios consecutivos 1º, 2º e 1º. E não 1º,2º e 3º, como eu havia escrito, desculpem-me, ok? Deve ser a idade chegando... (risos).


Fique sabendo: Em entrevista a uma emissora britânica BBC, Lewis Hamilton reagiu as críticas sobre suas atuais performances, principalmente depois do ocorrido no Canadá, onde era líder do campeonato.”Existe muita pressão.Não posso explicar quanta pressão eu tenho sobre meus ombros.E eu coloco muita pressão sobre mim mesmo.E quando você é bem sucedido não se sente tão especial”, disse.


ESPAÇO DO LEITOR


Este espaço é para vocês, meus amigos, deixarem suas reclamações, elogios e sugestões relacionadas ao mundo automobilístico. É só me enviar um e-mail com o comentário e mandar ver. Anote aí: hfreitas77@hotmail.com
Comentário de hoje: “Rubinho Barrichello já teve a chance dele na Ferrari.Não tem confiança em si mesmo. Para andar na frente precisa de um piloto para guiá-lo”.Comentário de Zé Raimundo Camaçari-BA, a respeito da carreira do piloto.



*Claudio Heliano tem 31 anos e é apaixonado por automobilismo. E-mail para contato: hfreitas77@hotmail.com Página pessoal: http://claudiof1.blogspot.com/

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014