PNEUS
Olá amigos da velocidade!
Antes de iniciarmos esse bate papo sobre os pneus dos bólidos, me permitam dar uma palhinha sobre a história da roda de onde tudo começou até os dias atuais. Acredita-se que a roda foi originada do rolo (tronco de árvore) de onde o homen utilizou para impedir o atrito de arrasto entre dois planos, mais tarde este rolo se transformaria em disco e com a necessidade de introduzir lubrificantes nesses eixos, daí surgiu a necessidade da abertura de largos buracos,para ter um fácil acesso aos eixos. A evolução das rodas utilizadas hoje nos automovéis, se originou diretamente das antigas carruagens, aquelas feitas de madeira e que eram puxadas a cavalo. Na fórmula 1 atualmente existe o monopólio dos pneus bridgestone e eles são classificados em dois tipos: os de pista seca ,conhecido também como ‘’slick ‘’e os de pista molhada, conhecidos como ‘’biscoito’’. A diferença visual mesmo se concentra na banda de rodagem, ou seja, a parte que fica em contato com o solo. Para pista seca o pneu é dividido em: composto duro e composto macio. E aí surge a pergunta: Como posso saber que composto tal equipe esta utilizando? Muito fácil: basta observar que o macio é apresentado com uma linha branca em toda a banda de rodagem e o duro não possui identificação nenhuma.
Os pneus biscoitos são assim divididos em: intermediários e os de chuva forte. O primeiro é usado quando a chuva é branda,ou seja,quando a pista tem pontos molhados,pontos secos ou então quando se prevê que mais além a garoa vai parar.O segundo é utilizado quando a pista está naquelas condições dificieis mesmo de chuva intensa e de piso bastante enchardo,por exemplo no GP da Inglaterra deste ano todas as equipes utilizaram os de chuva intensa.Um detalhe importante é que a banda de rodagem do intermediário utiliza dois tipos de desenhos e os de chuva intensa apenas um,eles tem a função primordial de escoar para fora a camada de água entre a pista e o pneu, criando assim aderência necessária para despejar a potência do motor ao chão,criando maior estabilidade aos bólidos.
Na Inglaterra o grande prêmio foi vencido pelo dono da casa o Inglês Lewis Hamilton a bordo da sua imbativel McLaren-Mercedes. Não deu nem de perto para o brasileiro Massa combater o voraz inglês,pois malmente conseguia manter-se nas encharcadas retas e curvas de Silverstone,só restou de péssimo consolo a última posição ao cruzar a linha de chegada em 13º.Para lavar nossa alma mesmo só comemorado a excelente condução do Rubes Barrichello a bordo da Honda-Honda que levou ao delírio toda a equipe com um lugar no pódio(3º).Ao deixar o carro e ir para galera (seu time) comemorar um fato muito engraçado aconteceu: as placas de proteção que separam o pátio fechado(onde os três primeiros colocados param seus carros) vinheram ao chão derrubando alguns integrantes da Honda e por pouco não atingiram o Rubinho(risos).Outro piloto que andou bem apesar de não concluir a prova foi o Nelsinho Piquet que abandonou após rodar na pista quando ocupava a quinta colocação.Legal também foi a atuação do Heidfeld da BMW-Sauber que completou as 60 voltas na 2º colocação.
A nona etapa na Alemanha o que mais chamou minha atenção foi a beleza das mulheres que estavam nos boxes da STR do piloto alemão Sebastian Vettel um time de vanguarda isso sim.A bem verdade é que mulher e carro são ingredientes-vamos dizer assim- esenciais para o nosso bom viver(risos).
Em Hocknheim a história se repetiu, o Lewis Hamilton venceu sua segunda corrida consecutiva, são agora ao total quatro vitórias nesta temporada e de quebra assume a liderança do campeonato com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado (58 a 54) Felipe Massa. A prova foi mais um show do inglês com uma McLaren muito superior aos seus adversários foi até facil abrir vantagem e caminhar rumo a vitória.Sua liderança só foi ameaçada quando o Safety-Car entrou na pista na volta 36 devido ao acidente da Toyota do Timo Glock que bateu na mureta de proteção da reta de chegada.Após liberar o pit lane para os trabalhos de boxe todas as equipes pararam,menos Hamilton ,Heidfeld e Piquet .Após observar o erro da equipe o inglês apertou o pé direito abriu uma ótima vantagem para fazer seu segundo e último pit-stop.Voltou em sexto e com muita raça fez boas ultrapassagens permitindo assim encostar e superar o segundo(Massa) e em seguida o Nelsinho que ocupava a liderança da prova.O pódio terminou assim: Hamilton(1º);Piquet(2º) e Massa(3º).
ACONTECEU
A Brasileira Ana Beatriz obteve sua primeira vitória na Indy Lights categoria principal de acesso a F-Indy nos EUA. Ocorreu no circuito oval de Nashville. Olhem que interessante vocês sabiam que o trófeu é uma guitarra Guibson?!!
Felipe Massa rasgou elogios ao primeiro pódio do Piquet na Alemanha(Hocknheim) “temos que dar os parabéns a Nelsinho pela fantástica corrida que fez.Ele teve a sorte de no momento certo fazer a parada(nos boxes) e voltar em uma posição excelente para brigar pelo pódio.Também teve paciência,ritmo e um carro bom para brigar no final”.
CURIOSITY F-1
21 anos. Isso mesmo meus amigos já fazem vinte e um anos que Nelson Piquet conquistou o campeonato de 1987 pilotando uma Williams-Honda com motor turbo.Tornando-se assim o primeiro tricampeão brasileiro na categoria.
*Claudio Heliano tem 31 anos e é apaixonado por automobilismo.
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