terça-feira, 26 de agosto de 2008

PNEUS


Olá amigos da velocidade!


Antes de iniciarmos esse bate papo sobre os pneus dos bólidos, me permitam dar uma palhinha sobre a história da roda de onde tudo começou até os dias atuais. Acredita-se que a roda foi originada do rolo (tronco de árvore) de onde o homen utilizou para impedir o atrito de arrasto entre dois planos, mais tarde este rolo se transformaria em disco e com a necessidade de introduzir lubrificantes nesses eixos, daí surgiu a necessidade da abertura de largos buracos,para ter um fácil acesso aos eixos. A evolução das rodas utilizadas hoje nos automovéis, se originou diretamente das antigas carruagens, aquelas feitas de madeira e que eram puxadas a cavalo. Na fórmula 1 atualmente existe o monopólio dos pneus bridgestone e eles são classificados em dois tipos: os de pista seca ,conhecido também como ‘’slick ‘’e os de pista molhada, conhecidos como ‘’biscoito’’. A diferença visual mesmo se concentra na banda de rodagem, ou seja, a parte que fica em contato com o solo. Para pista seca o pneu é dividido em: composto duro e composto macio. E aí surge a pergunta: Como posso saber que composto tal equipe esta utilizando? Muito fácil: basta observar que o macio é apresentado com uma linha branca em toda a banda de rodagem e o duro não possui identificação nenhuma.


Os pneus biscoitos são assim divididos em: intermediários e os de chuva forte. O primeiro é usado quando a chuva é branda,ou seja,quando a pista tem pontos molhados,pontos secos ou então quando se prevê que mais além a garoa vai parar.O segundo é utilizado quando a pista está naquelas condições dificieis mesmo de chuva intensa e de piso bastante enchardo,por exemplo no GP da Inglaterra deste ano todas as equipes utilizaram os de chuva intensa.Um detalhe importante é que a banda de rodagem do intermediário utiliza dois tipos de desenhos e os de chuva intensa apenas um,eles tem a função primordial de escoar para fora a camada de água entre a pista e o pneu, criando assim aderência necessária para despejar a potência do motor ao chão,criando maior estabilidade aos bólidos.


Na Inglaterra o grande prêmio foi vencido pelo dono da casa o Inglês Lewis Hamilton a bordo da sua imbativel McLaren-Mercedes. Não deu nem de perto para o brasileiro Massa combater o voraz inglês,pois malmente conseguia manter-se nas encharcadas retas e curvas de Silverstone,só restou de péssimo consolo a última posição ao cruzar a linha de chegada em 13º.Para lavar nossa alma mesmo só comemorado a excelente condução do Rubes Barrichello a bordo da Honda-Honda que levou ao delírio toda a equipe com um lugar no pódio(3º).Ao deixar o carro e ir para galera (seu time) comemorar um fato muito engraçado aconteceu: as placas de proteção que separam o pátio fechado(onde os três primeiros colocados param seus carros) vinheram ao chão derrubando alguns integrantes da Honda e por pouco não atingiram o Rubinho(risos).Outro piloto que andou bem apesar de não concluir a prova foi o Nelsinho Piquet que abandonou após rodar na pista quando ocupava a quinta colocação.Legal também foi a atuação do Heidfeld da BMW-Sauber que completou as 60 voltas na 2º colocação.


A nona etapa na Alemanha o que mais chamou minha atenção foi a beleza das mulheres que estavam nos boxes da STR do piloto alemão Sebastian Vettel um time de vanguarda isso sim.A bem verdade é que mulher e carro são ingredientes-vamos dizer assim- esenciais para o nosso bom viver(risos).


Em Hocknheim a história se repetiu, o Lewis Hamilton venceu sua segunda corrida consecutiva, são agora ao total quatro vitórias nesta temporada e de quebra assume a liderança do campeonato com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado (58 a 54) Felipe Massa. A prova foi mais um show do inglês com uma McLaren muito superior aos seus adversários foi até facil abrir vantagem e caminhar rumo a vitória.Sua liderança só foi ameaçada quando o Safety-Car entrou na pista na volta 36 devido ao acidente da Toyota do Timo Glock que bateu na mureta de proteção da reta de chegada.Após liberar o pit lane para os trabalhos de boxe todas as equipes pararam,menos Hamilton ,Heidfeld e Piquet .Após observar o erro da equipe o inglês apertou o pé direito abriu uma ótima vantagem para fazer seu segundo e último pit-stop.Voltou em sexto e com muita raça fez boas ultrapassagens permitindo assim encostar e superar o segundo(Massa) e em seguida o Nelsinho que ocupava a liderança da prova.O pódio terminou assim: Hamilton(1º);Piquet(2º) e Massa(3º).


ACONTECEU


David Coulthard atual piloto da RBR anunciou que irá se aposentar no final deste ano”quando este momento chega,você tem de ir.Essa é a jornada da vida.Você avança para o próximo passo.Existem muitas coisas piores que podem acontecer com você, e mesmo assim, você avança para o próximo desafio”.Atualmente David é o piloto mais velho na categoria com 37 anos.

A Brasileira Ana Beatriz obteve sua primeira vitória na Indy Lights categoria principal de acesso a F-Indy nos EUA. Ocorreu no circuito oval de Nashville. Olhem que interessante vocês sabiam que o trófeu é uma guitarra Guibson?!!


Felipe Massa rasgou elogios ao primeiro pódio do Piquet na Alemanha(Hocknheim) “temos que dar os parabéns a Nelsinho pela fantástica corrida que fez.Ele teve a sorte de no momento certo fazer a parada(nos boxes) e voltar em uma posição excelente para brigar pelo pódio.Também teve paciência,ritmo e um carro bom para brigar no final”.


CURIOSITY F-1


21 anos. Isso mesmo meus amigos já fazem vinte e um anos que Nelson Piquet conquistou o campeonato de 1987 pilotando uma Williams-Honda com motor turbo.Tornando-se assim o primeiro tricampeão brasileiro na categoria.

*Claudio Heliano tem 31 anos e é apaixonado por automobilismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

PARTICIPANTES DO 8º BOLÃO GP BRASIL DE FÓRMULA 1 + EXTRATO FINANCEIRO + NÚMERO DE PALPITES (NOVA ATUALIZAÇÃO, em 19/10/25)

Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade O 8º Bolão GP Brasil de Fórmula 1   já é uma realidade, iniciamos divulgação da nossa brincade...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014