LA FRANÇA
Olá amigos do automobilismo!
Chegamos a oitava eapa do Mundial de F-1 ,o GP da França e só deu Felipe Massa do Brasil. Ao conquistar sua 8º vitória na categoria e somar nove pole positions ele também foi o responsável em quebrar um jejum de 23 anos de um brasileiro não vencia um gp Francês. A última conquista pertencia ao Tricampeão Nelson Piquet pilotando uma Brabham-BMW em 1985.
Chegamos a oitava eapa do Mundial de F-1 ,o GP da França e só deu Felipe Massa do Brasil. Ao conquistar sua 8º vitória na categoria e somar nove pole positions ele também foi o responsável em quebrar um jejum de 23 anos de um brasileiro não vencia um gp Francês. A última conquista pertencia ao Tricampeão Nelson Piquet pilotando uma Brabham-BMW em 1985.
As Ferraris é que dominaram o treino classificátorio que definiu o grid de largada. Kimi Raikkonen foi o Pole Position seguido de perto por Felipe Massa-seu companheiro de equipe. Hamilton até que se esforçou conquistando o terceiro posto, mas como tinha que cumprir uma penalização de dez posições (ver maisinformações no texto resumão de 14/07/08) teve que amargurar um 13º lugar. Outro brasileiro que mereceu destaque foi o Nelsinho, pois pela primeira vez na temporada conseguiu participar do Q3, saindo em 9º lugar.
Após as luzes vermelhas terem se apagado e os 20 carros (não mais 22, já que a Super Aguri fechou as portas) terem dado a largada, como já era de se esperar os bólidos vermelhos nº 1 e nº2 partiram a frente e sumiram das vistas dos adversários, enquanto isso o pessoal lá atrás estava se duelando para conseguir um bom resultado. Os destaques da corrida vão para a Toyota do Trulli que numa boa evolução anda bem entre os três primeiros, o Piquet andou num ritmo fortíssimo, chegando a travar um bom duelo com a McLaren nº 22 do inglês Lewis Hamilton pela 8º colocação, mas o inglês não achou nada, já que o “peixinho” é duro na queda e não vende fácil nenhuma posição.
As BMW não foram tão bem como no Canadá onde obtiveram a dobradinha (primeiro e segundo) aqui na França tiveram que ter braço para sustentar a deficiência no equilibrio dos bólidos. Kubica correu muito discretamente tendo sorte e habilidade cruzou a linha da chegada num quinto posto, a outra BMW a do Hedfield foi só tristeza terminando as setenta voltas na 13º posição.
Raikkonen estava bem tranquilo na liderança do GP abrindo uma vantagem segura, que lhe desse uma “certa “vantagem na hora dos Pit-Stops, Felipe vinha em segundo, mas não conseguia acompanhar de mais perto seu companheiro de equipe e quando as coisas iam ficando monótonas, o inesperado acontece: Kimi Raikonen perde rendimento e a vantagem de 6.6 segundos ia se desmanchando que nem gelo diante do calor. A fama de azarão que intitula o Kimi se fez valer nessa prova, o escapamento do lado direito de seu bólido estava se despedacando e o oportunista Massa é que se deu de bem. Na volta 38 de um total de 70 o brasileiro ultrapassa o finlandês que de nada pode fazer. O brasileiro sustentou essa posição até o fim, seguido de Kimi e de Trulli, fechando assim os três primeiros colocados na prova.
Piquet marca seus dois primeiros pontos na temporada ao cruzar a linha de chegada na 7º colocação, deixando seu companheiro de equipe, o Alonso, na 8ª posição. Destacando que essa posição do brasileiro foi tomada no braço a duas voltas do fim na curva de nome Adelaide onde os carros atingem velocidades superiores a 290 km/ freando bruscamente para contorná-la a mais ou menos 80 km/ h. O empolgante Piquet declarou: “Esta é a primeira vez na temporada em que tudo me corre bem, sem problemas. O carro e a estrátegia da equipe funcionaram perfeitamente e finalmente conquistei meus primeiros pontos”. E acrescentou. “Estou muito feliz, e agora só espero que continue assim pelo resto da temporada mostrando meu potencial”.
Timo Glok (campeão da GP2 em 2007) piloto da Toyata vem sofrendo com sua falta de experiência e mostra como é dificil uma rápida adaptação a categoria top do automobilismo mundial, seus resultados são sempre 11º, 12º, até agora seu melhor resultado foi um quarto lugar obtido no Canadá. Então eu penso como esse cara deve estar sendo cobrado por resultados melhores, principalmente em seu país de origem, na Alemanhã que estava tão habituada a títulos e vitórias pelas mãos do compatriota Michael Schumacher.
Felipe Massa agora é lider do mundial com dois pontos a frente do segundo colocado e já pensa na próxima corrida na Inglaterra “Estamos no meio da temporada. Ainda restam muitas corridas. Eu não posso pensar em fazer diferente do que venho fazendo até agora. Tenho que continuar trabalhando bem e pontuando para manter a liderança. Será uma temporada muito difícil, e a nossa equipe sabe disso. Eu tenho que fazer o máximo possível para seguir vencendo”.
Aconteceu: O Baiano Tonny Kannan conquistou sua primeira vitória nesta temporada da F-Indy. Aconteceu no GP de Richmond nos Estados Unidos disputado em circuito oval. Confiante Tonny resaltou “Veio na hora certa, pois precisávamos dessa vitória,afinal,não tinha sentido o gosto do champanhe nesse ano .Foi um final de semana que a sorte sorriu novamente para a gente,espero continuar com ela do nosso lado”.
Que Legal: Segundo Cacá Bueno, atual bicampeão da Stoc Car, Salvador poderá sediar uma das etapas da categoria ainda este ano. Vamos aguardar com certeza. Aproveito este espaço para parabenizar o Cacá pela sua primeira vitória neste ano lá em Santa Cruz do Sul onde foi disputada a quarta etapa da temporada.
Que Bom: Foi no Farol da Barra o local escolhido para o encerramento da 15º etapa do Rally Internacional dos Sertões, foram, ao total, nove dias de competição onde atravessaram seis estados brasileiro e mais de 5 mil quilômetros percorridos.
ESPAÇO DO LEITOR
Comentário de hoje: Há muito tempo venho observando que o bicampeão Fernando Alonso não vem sendo elogiado ou mesmo criticado por parte da imprensa. Será que essa foi à maneira com a qual a imprensa especializada resolveu vingar-se do bom, mas arrogante piloto espanhol da equipe Renault?Queria saber mais sobre esse assunto. Comentário de Sergio Roberto.
* Claudio Heliano tem 31 anos e é apaixonado por automobilismo.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.