BANDEIRAS

As bandeiras no mundo automobilistico tem um significado importantíssimo, são elas que transmitem as mensagens para os pilotos de uma forma clara e objetiva, independente da nacionalidade ou idioma na qual está sendo realizado o evento, pois as mesmas são padronizadas internacionalmente. As bandeiras são divididas em cores: amarela, vermelha, preta, branca, preta e branca, verde,azul, quadriculada, preta com símbolo laranja, amarelo e vermelho listrado.Para que o amigo leitor possa compreende-las, vamos esclarecer cada uma.

Amarela: Perigo na pista, diminua a velocidade. Proibido ultrapassagens num determinado setor ou em todo o circuito.

Vermelha: Prova ou treino interrompidos. Podendo ser temporariamente ou em defenitivo

Preta: Piloto desclassificado. O mesmo terá que se dirigir aos boxes.

Branca: Indicação de última volta ou se tiver com as indicações “SC” significa dizer que tem Safety Car na pista(carro guia ou madrinha).

Preta e branca: Piloto com condução anti-esportiva.

Verde: Pista livre, competição iniciada ou reiniciada

Azul: Se estiver parada significa dizer que algum piloto rápido se aproxima, se for agitada facilitar ultrapassagem. Serve mais para alertar que o piloto está para tomar uma volta dos líderes.

Quadriculada: Final da competição.

Preta com círculo laranja: Piloto com avarias no carro, se estiver representado perigo a outros pilotos terá que ir aos boxes para uma posssível avaliação.

Amarelo e vermelha listrada: Sujeira na pista (oleo, água, areia, pedaços do carro, etc.).

No GP Hungáro que corresponde a 11ª etapa do mundial de F-1 senti uma mistura de alegria e tristeza que há muito tempo não me invadia, confesso para vocês que uma das últimas vezes aconteceu quando Barrichello era da Ferrari. A largada extonteante saindo como saiu decidido, com coragem e muita garra permitiu que ele saisse da terceira posição do grid para a primeira, disputando lala a lado com Hamilton que sairia vitorioso. Daí para frente foi só alegria e não tinha mais para ninguém o Felipe liderou com maestria e sabedoria dignos de um campeão mundial. Mas a três voltas do fim da competição, ou seja, 13.143 metros, o motor de seu bólido “abriu o bico”.Inconsolado despede-se do seu vermelhão (carro) e mesmo de capacete era posssível perceber seus olhos marejados.Esquenta não amigão,sua hora vai chegar e você mais do que nunca vai ser Campeão Mundial. A vitória caiu direitinho no colo do Heikki Kovalainen piloto da McLaren que eufórico desabafou. ” Fiquei muito feliz com a primeira vitória, mesmo sabendo que tive muita sorte para vencer.Massa e Kimi estavam muito rápidos e poderiam ter conseguido um resultado melhor, mas tudo deu certo para mim.Desejava uma vitória há muito tempo pois sempre sonhei ser um piloto de F-1 e lutei muito para isso.Agora espero que esta tenha sido a primeira de muitas”. O outro piloto da McLaren, Hamilton, terminou na 5ª colocação, poderia até ter vencido a corrida, mas um furo no pneu dianteiro esquerdo na 41º volta o fez desistir de brigar por um pódio. Piquet mais uma vez entra na zona de pontos, terminado a prova na 6º colocação.Barrichello após fazer uma boa largada no ínicio da competição saindo de 17º para a 13º colocação e de ter enfrentado problemas durante os pit stops(principio de incêndio) conclui a prova num horrível último lugar(16º).Nakajima da Williams e Bourdais da STR também tiveram problemas com as bombas de combustível da fabricante Technique(única fornecedora).O pódio terminou com: Kovalainen(1º), Timo Glock(2º) e Raikkonen(3º).

ACONTECEU

Helio Castro Neves o “helinho” da equipe Penske venceu pela primeira vez nessa temporada uma etapa da F-Indy.O feito foi na 14º etapa do mundial no GP de Sonoma na California,EUA.Restam agora duas etapas para o fim do campeonato e o brasileiro tem chances reais de trazer o caneco de campeão da categoria.Atualmente é o vice lider com 533 pontos contra 576 do primeiro colocado o Neozelândes Scot Dixon da Ganassi.A pontuação da F-Indy é bastante diferenciada da F-1,vejam só: 1º 50; 2º 40; 3º 35; 4º 32; 5º 30; 6º 28; 7º 26; 8º 24; 9º 22; 10º 20; 11º 19; 12º 18; 13º 17; 14º 16; 15º 15; 16º 14; 17º 13; 18º 12; 19-33º 10 pontos.Ainda se contabiliza três pontos extras para o piloto que liderar o mair número de voltas.

CURIOSIDADES

Raul Boesel piloto brasileiro que disputou algumas provas nas temporadas de 1982 e1983 pelas equipes March e Ligier. Sua melhor colocação foi um sétimo lugar no GP dos EUA em 1983

Comentários

VÍDEO RESENHA F1 REMEMBERS, GP DA CHINA

CAPA DA SEMANA

CAPA DA SEMANA
REVISTA RACING

GUIA DA FÓRMULA 1 2025

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI
#244 Entenda por que a vitória na Austrália é tão importante para a McLaren

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1 2019, GP COMPLETO, EDIÇÃO Nº 24

GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1 2019, GP COMPLETO, EDIÇÃO Nº 24
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL