sexta-feira, 12 de setembro de 2014

FÓRMULA E - O CARRO



Tem inicio neste final de semana, dia 13 de setembro, uma nova era em corridas de carros, estamos falando da Fórmula E, carros totalmente elétricos e que irão mudar seu conceito quando for falar de carros movidos a eletricidade. Claro que carros movidos a eletricidade não é nenhuma novidade, ter uma categoria exclusiva para esse fim, isso sim, é uma jogada ousada de muita coragem. Será que vai dar certo? E o público irá gostar? Vem cá, e o  "ronco" do motor, empolga? As respostas só vamos saber quando assistirmos a etapa inaugural.

Enquanto isso, vamos conhecer um pouco a nova categoria?


O CARRO 





Chamado de SRT01E ( Spark Racing Technology ) , é o primeiro carro elétrico homologado pela FIA com emissão zero CO2, garantindo o equilíbrio entre sustentabilidade e rentabilidade.O projeto do carro leva a assinatura do francês Frédéric Vausseur.




O fabricante do chassi ficou a cargo da italiana Dallara (a mesma da F-Indy), que conta com mais de 40 anos de historia no automobiLismo. O chassi é feito de fibra de carbono e alumínio, sendo  ao mesmo tempo super leve e incrivelmente forte e totalmente em conformidade com os mais recentes testes de colisão da FIA - o mesmo usado para regular Formula 1.





O gerenciamento eletrônico do motor ficará sob a responsabilidade da McLaren (líder mundial em tecnologia de alto desempenho para automobilismo), essa mesma fabricante, é a fornecedora oficial da F-1 e da Nascar.



A Williams Engenharia Avançada (que faz parte do grupo F1 Team) fornecerá as baterias que produzirão 200 kw, o equivalente a 272 cv.




Michelin será a fornecedora a oficial de pneus (aro 18) para todas as equipes. E todos eles são recauchutados, sendo um pneus misto, ou seja, tanto para condições em pista seca como em pista molhada.




Hewland,será a fabricante do câmbio que utilizará  relações fixas para ajudar a reduzir ainda mais os custos.O cambio será sequencial de cinco velocidades.




A Renault será a fornecedora de motores oficial para todas as equipes. E o  som do motor do carro elétrico fara um barulho diferente de tudo que você está acostumado a ouvir em provas automobilísticas. 


RONCO DO MOTOR

Ficou curioso para saber como é a "sinfonia" do motor? O som faz lembrar o barulho de uma turbina de avião, ouça no vídeo abaixo:




A SIMULAÇÃO

Assista este vídeo e veja como será as corridas do futuro. Lembrando, como o título já menciona, é uma simulação. Todas as dez provas do calendário serão realizadas em circuitos de rua.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

POLÊMICA DA SEMANA - EQUIPES PROIBIDAS DE INSTRUIR POR RÁDIO

Hamilton ignora ordem de equipe para deixar Rosberg passar no GP Hungria

Pilotos não poderão mais receber instruções via rádio a partir de Cingapura.

Além de diversas mudanças no regulamento da Fórmula 1 para a temporada deste ano, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) segue criando novas regras. Nesta quinta-feira, a entidade anunciou que as equipes estão proibidas de usarem o rádio para dar informações que contribuam com o piloto e ajudem no desempenho dos carros.

 A mudança foi discutida e aprovada na reunião do Grupo de Estratégia da F-1, realizada no última final de semana, onde também foi levantada a possibilidade de limitar os recados por rádio dados pelos engenheiros, com a finalidade de deixar os pilotos mais independentes.

 Anunciada nesta quinta-feira, a nova regra já passa a valer no Grande Prêmio de Cingapura - próxima prova do calendário -, que será realizado no dia 21 de setembro. De acordo com a FIA, a entidade passará a ser mais criteriosa a respeito do Artigo 20.1 do Regulamento Esportivo da F-1, que garante que "o condutor deve conduzir o carro sozinho e sem ajuda".

"A fim de assegurar que os requisitos do artigo 20.1 dos regulamentos desportivos da F-1 sejam respeitados em todos os momentos, a FIA pretende cumprir rigorosamente este regulamento, com efeito imediato. Portanto, nenhuma conversa de rádio dos boxes para o piloto pode incluir qualquer informação que esteja relacionada com o desempenho do carro ou de outros competidores".

 O comunicado que reforça que informações sobre velocidade e desempenho dos competidores na pista não podem ser transmitidas foi enviado às equipes nesta quarta-feira. Dessa forma, o rádio permanece na categoria para que os engenheiros possam avisar sobre questões de segurança e estratégias de pit-stop.

 Vitor Garcia

Fonte: http://revistaracing.com.br

terça-feira, 9 de setembro de 2014

PILOTO RUSSO SOFRE GRAVE ACIDENTE NA FÓRMULA INDY



Um gravíssimo acidente aconteceu nos treinos livres para a realização da última etapa da Fórmula Indy, no circuito oval de Fontana. A vitima foi o estreante jovem piloto russo Mikhail Aleshin. O piloto saiu do carro consciente, mas reclamou de fortes dores no ombro e nos pés, em seguida foi levado de helicóptero para hospital da região.

Após realizado exames mais apurados, o piloto russo foi foi diagnosticado com fraturas em uma costela e na clavícula, além de uma concussão e lesões no peito.Após passados dez dias do acontecido, Mikhail Aleshin, poderá ter alta nesta quarta-feira. Assim que receber alta, ele ira cuidar totalmente da sua recuperação, pensando em voltar a correr na próxima temporada.

Carro de Aleshin voa de encontro a grade de proteção do circuito de Fontana


"É a primeira coisa que pensei quando acordei - como é o meu carro, e posso correr? No momento, a única coisa que tenho a fazer é a minha recuperação, e depois vou pensar em 2015, quando eu estiver melhor”, disse.

Mikhail Aleshin é o primeiro piloto russo a correr na F-Indy ele foi contratado pela equipe Schmidt Peterson. Em 2010, Aleshin conquistou o título de campeão pela World Series, sendo ele um ex- integrante da academia de pilotos da Red Bull.

A escolha de ir para a Indy foi uma questão de viver um novo momento em sua carreira, como em uma nova categoria, com carros diferentes.

“Corri na Europa por muito tempo e tive sucesso lá correndo mais ou menos tudo o que podia. Mas decidi mudar porque queria uma competição nova, com pistas e carros novos”, disse o piloto que nos últimos seis anos competiu na Europa.

Confira o vídeo do acidente:

MICHEL PRATINNY MANTEM-SE NA LIDERANÇA DO CHAMPIONSHIP F1




Michel Pratinny mantem-se na liderança do Championship F1, após realização do GP da Itália de F1.

Sua liderança no campeonato teve inicio no GP da Bélgica e se depender dele esse número vai se mantido até a última etapa.

O maior recordista deste ano na liderança do campeonato é o Barrada, que atualmente ocupa a vice-liderança do Championship F1. Ele liderou quatro GPs.


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ROOKIE OF THE YEAR (ESTREANTE DO ANO), APÓS GP ITÁLIA (CHAMPIONSHIP F1)

ROOKIE OF THE YEAR (Estreante do Ano)

  • Após GP Itália
  • 1° Bispão - 620 pontos
  • 2° Ismael Cabral - 606 pontos
  • 3° Tiago Eloy - 600 pontos
  • 4° Marcelo Taba - 580 pontos
  • 6° Cairê Santos - 568 pontos
  • 7° João Antônio - 561 pontos
  • 8° Carlão - 519 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL - CHAMPIONSHIP F1 (APÓS GP ITÁLIA)

CLASSIFICAÇÃO GERAL - CHAMPIONSHIP F1

  • Após GP Itália
  • 1° Michel Pratinny - 676
  • 2° Barrada - 669 pontos
  • 3° Cruz - 661
  • 4° Carioca - 658
  • 5° Sergio Roberto - 652
  • 6° Popim - 648
  • 6° Maria Júlia - 648
  • 6° Ivan Santos - 648
  • 9° Faez Assemany - 640
  • 10° Cristiano - 632
  • 11° Roque L2 - 630
  • 12° Bispão - 620
  • 13° Pantera - 614
  • 14° Alexandre Barcelos - 613
  • 15° Ismael Cabral - 606
  • 16° Minoro - 601
  • 17° Tiago Eloy - 600
  • 18º Jorge - 596
  • 19° Marcelo Taba - 580
  • 20° Luizmar - 578
  • 21° Alvaro - 570
  • 22° Cairê Santos - 568
  • 23° João Antônio - 561
  • 24° Passarinho - 536
  • 25° Pernambuco - 529
  • 26° Carlão - 519
  • 27° Foguinho - 423
  • 28° Aquilas - 410
  • Rogério Lima (participante convidado) - 606
  • Deivison Conceição (participante convidado) -379

KANAAN VENCE ÚLTIMA PROVA DA TEMPORADA DA F-INDY E WILL POWER FICA COM O TÍTULO DE CAMPEÃO

Kanaan cruza a linha de chegada na primeira colocação, no oval de Fontana.



Tony Kanaan (Chip Ganassi) vence última etapa (Fontana) da temporada da F-Indy e Will Power (Penske) conquista o título de Campeão ao cruzar a linha de chegada na nona colocação.

Tony Kanaan, que estreou este ano pela equipe Chip Ganassi, ainda não tinha vencido nenhuma etapa, apesar de ter chegado perto em algumas etapas. Kanaan, com certeza, tirou um fardo pesado das costas, conquistando um bom respaldo dentro do time da Ganassi e porque não, atraindo investidores para o carro do piloto brasileiro para as próximas temporadas.


"Foi um longo tempo de espera, Chip me deu a oportunidade, era uma temporada especial para a equipe, estou muito agradecido a todos os patrocinadores. Finalmente venci”, declarou. “Um grande trabalho do time, conseguimos a dobradinha, foram excelentes pit-stops. É uma sensação incrível ter voltado a vencer, a gente passou perto tantas vezes este ano. Nós mostramos o nosso potencial. Mostramos do que o time é capaz. Apesar de um começo ruim, terminamos o ano por cima, foram seis pódios para mim. Para o ano que vem, muda quase tudo, mas nós temos um time muito forte, com muita gente capacitada”, finalizou Kanaan.

Tony festeja,em Fontana, primeira vitória no time da Chip Ganassi

Will Power, provou o gostinho de ser Campeão na F-Indy, depois de perder a conquista do título durante três anos consecutivos (2010/2011/2012), o piloto australiano terminou a prova na nona colocação. Sua estreia na categoria aconteceu em 20008 pela equipe KV, mas, foi no ano seguinte, a pedido de Roger Penske (proprietário do time que leva seu nome), que Power pode mostrar suas habilidades, na oportunidade o australiano foi convocado para substituir Helinho( com problemas no fisco americano) na prova de abertura em St. Petersburgo.

Will Power, o atual número 1 da F-Indy.


Roger Penske gostou da atuação do australiano e garantiu o carro (o terceiro) para Power seguir a temporada. O australiano ganhou a fama na Indy de ter ótimos desempenhos em circuitos mistos e de deixar a desejar em circuitos ovais. De lá para cá muitas coisas aconteceram e neste ano, Power demostrou que sabe andar em circuitos ovais, garantindo assim pontos valiosos que o projetaram a lutar pelo título na última prova do campeonato.

“Você nunca acha que pode acontecer, até que aconteça. Não acredito que eu sou campeão, não acredito!”, disse o entusiasmado piloto.

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014