DUTO DE AR (F- DUTO) NO MCLAREN F1 DE 2010, VOCÊ SABIA?
Em 2010 o time da McLaren criou uma das grandes inovações tecnológicas da temporada: um duto de ar (F - Duto). Na ilustração de capa dá para perceber o caminho percorrido pelo ar, que tem inicio no nariz do bólido, percorrendo todo o carro e saindo na asa traseira.
Observem a entrada de ar, e era aí que a mágica acontecia |
A ideia foi ótima inclusive, outros times copiaram, como a Ferrari, a Williams, a Sauber, entre outras. Para que o duto fizesse efeito o piloto tinha que tapar o orifício no interior do cockpit com os joelhos, no caso da McLaren. Dessa forma o ar era canalizado em direção a asa traseira, o que fazia com o carro gerasse menos arrasto e mais ganho de velocidade nas retas, em torno de 10 km/h. Nas curvas os pilotos não precisavam fazer essa manobra, pois o ar continuava a passar gerando mais downforce.O duto "mágico" de ar foi proibido na temporada seguinte.
Lembrando que nessa época não existia o recurso da asa móvel traseira (DRS) adotada na temporada de 2011. Então podemos dizer que essa inovação foi o precursor da asa móvel que conhecemos hoje.
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