DUTO DE AR (F- DUTO) NO MCLAREN F1 DE 2010, VOCÊ SABIA?



Em 2010 o time da McLaren criou uma das grandes inovações tecnológicas da temporada: um duto de ar (F - Duto). Na ilustração de capa dá para perceber o caminho percorrido pelo ar, que tem inicio no nariz do bólido, percorrendo todo o carro e saindo na asa traseira. 

Observem a entrada de ar, e era aí que a mágica acontecia


A ideia foi ótima  inclusive, outros times copiaram, como a Ferrari, a Williams, a Sauber, entre outras. Para que o duto fizesse efeito o piloto tinha que tapar o orifício no interior do cockpit com os joelhos, no caso da McLaren. Dessa forma o ar era canalizado em direção a asa traseira, o que fazia com o carro gerasse menos arrasto e mais ganho de velocidade nas retas, em torno de 10 km/h. Nas curvas os pilotos não precisavam fazer essa manobra, pois o ar continuava a passar gerando mais downforce.O duto "mágico" de ar foi proibido na temporada seguinte.

Lembrando que nessa época não existia o recurso da asa móvel traseira (DRS) adotada na temporada de 2011. Então podemos dizer que essa inovação foi o precursor da asa móvel que conhecemos hoje.


Comentários

GP ESTADOS UNIDOS 2024, RESUMO

CAPA DA SEMANA

CAPA DA SEMANA
REVISTA RACING

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI
#220 GP de Barcelona será o fiel da balança para o estágio de evolução das equipes

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL