A FÚRIA DE UM COMPETIDOR/GP DE EDMONTON/F-INDY 2010


Oi, oi, família Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade!

A Fórmula Indy é mesmo imprevisivel, não há como negar, seja em pistas ovais, circuitos de rua e mistos permanentes. A competitividade na terra do Tio Sam é mesmo de prender a respiração. Eu mesmo, quando grudo os olhos na telinha, não tem "esse santo" que me faça despregar meus olhos nenhum momento. Se precisar de alguma coisa, só depois da bandeirada final.



Nesta temporada o que se está observando é que as equipes Penske e Chip Ganassi é que estão dando as cartas durante as provas. Salvo uma prova ou outra, que alguma equipe diferente consegue vencer. Das 11 etapas disputadas, apenas a equipe Andretti Autosport, venceu duas etapas, o GP de Long Beach, com Ryan Hunter-Reay e o GP de Iowa, Tony Kanaan.




A 11º etapa, o GP do Canadá em Edmonton, disputado no dia 25 de julho, foi marcada pela polêmica, pois, o vencedor o brasileiro Hélio Castro Neves, o Helinho, que defende a equipe Penske, foi punido logo após cruzar a linha de chegada. A vitória "caiu de bandeja" nas mãos do campeão de 2008, o neozelandês, Scott Dixon, da equipe Chip Ganassi.





A comissão da prova considerou que o piloto fez uma manobra irregular sobre seu companheiro de equipe Will Power e aplicou um drive through. Como não cumpriu a punição, Castroneves cruzou a linha de chegada em primeiro, mas ficou em décimo com a penalidade.

O brasileiro liderava a etapa e tudo indicava que ele subiria mais uma vez no lugar mais alto do pódio, faltando três voltas para o encerramento, após uma relargada na volta 92, o brasileiro fechou a porta de maneira legal para Will Power, que estava em segundo. Power perdeu a segunda colocação para Dixon. Os comissários da prova entenderam que Helinho agiu de forma anti-esportiva e o puniu com drive through. O brasileiro não cumpriu a ordem e ao cruzar a linha de chegada foi informado que sua vitória não foi válida.



Aí, meu irmão, Helinho "rodou a baiana", o piloto desceu do carro e foi tirar satisfações com a torre de controle.O bicho pegou feio, Helinho com toda sua agressividade (e com razão), gesticulou em direção a torre de controle, chamando os caras para resolver a coisa lá em baixo, imagino eu, a quantidade de palavrões que saiu dali (risos). Helinho estava tão louco que quando chegaram três pessoas ligados a prova( um da Penske, o diretor de prova e um organizador), o brasileiro, agarrou o colarinho do diretor Charles Burns, com ambas as mãos e soltou os cachorros, gatos, onças, estrelas, na cara do cidadão.



Após a prova e mais calmo Helio, veio a público pedir desculpas pelos atos de rebeldia
"Peço desculpas à minha equipe, aos patrocinadores, aos torcedores e a toda a Fórmula Indy pelo meu comportamento. Minhas ações foram totalmente erradas e agi de forma inadequada com algumas pessoas que são minhas amigas e outras que eu respeito muito”, disse, através de sua assessoria.

“Obviamente, eu não concordo com as decisões tomadas pelos organizadores da corrida”, destacou. “Sou uma pessoa muito emocional e deixei minhas emoções na pista para obter o melhor de mim. Sinto muito por isso”, finalizou. E para servir de exemplo, a não ser seguido, o brasileiro foi convocado na quinta-feira, (29) para dar explicações ao alto comissário da Fórmula Indy.

Helinho com a punição terminou na 10º colocação e assim, deixou de conquistar sua segunda vitória na temporada e fica distante do líder Will Power na classificação. Com 305 pontos, o piloto está 115 atrás de seu companheiro de equipe, mas segue sendo o melhor brasileiro na tabela, na sexta colocação.



Confira o resultado final do "agitado" Grande Prêmio de Edmonton:

1º Scott Dixon (NZL/ Chip Ganassi) - 95 voltas - 1h50min37s
2º Will Power (AUS/ Penske) - a 2s6688
3º Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi ) - a 3s2831
4º Ryan Briscoe (AUS/Penske) - a 8s8652
5º Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport) - a 11s1482
6º Paul Tracy (CAN/KV Racing Technology) - a 11s9091
7º Mario Moraes (BRA/KV Racing Technology) - a 16s9015
8º Ernesto José Viso (VEN/KV Racing Technology) - a 18s2206
9º Takuma Sato (JAP/KV Racing Technology) - a 21s5880
10º Helio Castroneves (BRA/Penske) - a 42s6011
11º Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport) - a 1 volta
12º Tony Kanaan (BRA/Andretti Autosport) - a 1 volta
13º Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon Racing - a 1 volta
14º Bertrand Baguette (BEL/Conquest Racing) - a 1 volta
15º Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport) - a 1 volta
16º Vitor Meira (BRA/A J Foyt Enterprise) - a 2 voltas
17º Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas Racing) - a 2 voltas
18º Alex Lloyd (ING/Dale Coyne Racing) - a 3 voltas
19º Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold Racing) - a 5 voltas
20º Dan Wheldon (ING/Panther Racing) - a 5 voltas
21º Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold Racing) - a 7 voltas

Não completaram a prova

22º Simona de Silvestro (SUI/HVM Racing) - abandonou na 88ª volta
23º Alex Tagliani (CAN/FAZZT Race Team) - acidente na 52º volta
24º Mario Romancini (BRA/Conquest Racing) - acidente na 52º volta
25º Milka Duno (VEM/Dale Coyne Racing) - abandono na 4ª volta



►►►► Galera, add a comunidade do nosso blog no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103437778

*** Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade e VOCÊ, uma parceria que chegou pra vencer.












Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL