sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ENTREVISTA COM GALVÃO BUENO (PARTE1)

Estive à vasculhar meus arquivos e por acaso encontrei uma entrevista super bacana com o narrador esportivo da Rede Globo, Carlos Eduardo Santos Galvão Bueno. Entrevista essa concedida a Revista Racing em 1997. Como a entrevista é extensa, esta será a primeira parte. Boa leitura & um ótimo Natal!!!



RACING - Futebol ou automobilismo?



Galvão - (maroto) Basquete! Afinal, eu jogava...A sério, são tansmissões completamente diferentes. Futebol é muito mais simples. É driblou, passou, tomou, porrada, goleiro defendeu, foi gol ou não foi. O truque é trabalhar com a imagem e não querer ser mais importante que ela senão cai no ridículo. F1 é muito mais difícil. Se você ficar 70 voltas narrando as posições, com 20 voltas nêgo desliga aquela porra porque não há quem tenha saco. Aí, o que vale são todos os anos que você tem, a amizade com pilotos, projetistas, chefes de equipe e o garimpo de informações na sexta e no sábado. Tem que operar o monitor, ficar de olho em um monte de recursos para informar quem está melhorando, quem está se lascando, para o telespectador não perder nenhum momento. Sempre que acabo qualquer transmissão, reflito: "Pôxa, ficou uma merda!" Ou "Pôxa, ficou ótima!"





RACING - Senna ou Péle?


Galvão - Iiiichi, você quer me ferrar... Os dois foram o máximo ,os dois maiores orgulhos esportivos do Brasil. Não vou ver outro Péle nem outro Senna.


RACING - Você disse que daria dois anos de aprendizado no automobilismo a seu filho Cacá Bueno. Se não aprendesse, "iria criar galinhas". Dois anos depois, aos 21 anos, ele barbariza na Omega Stock car Classe B. Vai para a granja ou não vai?


Galvão - Vai criar galinha daqui a uns 20 anos, 25, quando acabar a carreira que eu acho que vai ser brilhante. Eu devia ao Cacá uma condição de andar um dia numa categoria boa, numa equipe de ponta. Ele andou bem de kart, uma turma forte com o Luciano Burti, Gastão Fráguas, Zaqueu Morioka, Marcelo Battistuzzi, só fera. Mas era tudo na base do "paitrocínio" , ou "mãetrocínio", que Lúcia, minha mulher, dava força ainda maior. Depois, de Uno, ele andou com a Alpi, do Marcos Penna, que foi um cara sensacional, mas ainda faltava. Na Stock, com apoio da Brahama, finalmente teve o Washinton Bezerra e o Ánesio Hernandez por trás e acho que mostrou serviço.


RACING - E o Popó Bueno, o mais novo? Este tem cara de alucinado...


Galvão - O Popó tem 18 anos, é uma incógnita. Ele fez um ano de kart no Rio, 10 provas, nove primeiros e um segundo. Depois, tanto ele quanto Cacá bateram um recorde: conseguiram ser reprovados na escola praticamente em todas as máterias. tirei os dois da pista de castigo. O Popó curtia mesmo é praia, Flamengo, estas coisas. Se empolgou e dei força para correr de Uno. O resultado é que na primeira etapa largou prá lá de vigésimo e na última foi o pole. Só melhorou.


RACING - E com vais ser conciliar o Galvão da Globo com o Galvão pai de piloto, levando pastinha debaixo do braço para vender patrocínio?


Galvão - É aquela história: não tem raça pior que mãe de miss e pai de piloto. Eu n ão encho o saco deles...


RACING - Mas, na Stock , te vi berrando um monte de palavrões...


Galvão - Claro! O Cacá resolveu ultrapassar o Paulão Gomes por fora na Curva 1, devia estar maluco! Xinguei mesmo. Mas no final ele venceu na categoria e eu fiz a festa. Mas não vou sair de pastinha, que não dá. Tratei de profissionalizá-los ao máximo. O Cacá quer prosseguir nas categorias Turismo, então quem vai cuidar dele é o Geraldo Rodrigues, da Reunion. O Popó quer monopostoss, assinei um contrato com o José Carlos Brunoro.


RACING - Voltando à F 1, há quem afirme que o Schumacher já atingiu um estágio mais coompleto do que Ayrton Senna. Se ele estivesse vivo, como seria esta briga?


Galvão - Só alguém embriaguado, no maior porre, pode ter dito isso. O Schumacher é um grande piloto, mas lamentavelmente não houve um confronto com o Senna. Aquele, de 94, teria sido fantástico. Ainda mais que Ayrton saiu com duas corridas de desvantagem e o Williams não estava na melhor fase. O Schumacher é um grande piloto, como foram o Emerson, o Piquet, o Prost, o Lauda, mas o Ayrton foi o melhor deles todos. É uma questão de opinião. A maioria está comigo.


RACING - O Pedro Paulo Diniz está em franca evolução. E o Rubinho Barrichello, está dando marcha à ré?


Galvão - O Pedro Paulo evolouiu demais e o Rubinho é um belo piloto. Ele criou uma grande expectativa dentro da Jordan, desgastou-se na equipe e enfrenta o mais difícil, que é recomeçar tudo. Mas está no lugar certo. O Paul Stewart tem a competência de dirigente que não como piloto e o Jackie é uma águia, está passando muita coisa para ele. Não tenho dúvida que vai evoluir junto com a equipe. O Pedro Paulo, hoje é confiante e consistente.


RACING - Sobre seu amigo Pelé. Ele é Ministro do Futebol? Nunca vi uma manifestação dele em relação ao automobilismo, e nós sabemos que lá fora do Brasil é sinônimo de bola e velocidade.


Galvão - Ele se preucupa com o futebol com justiça, porque é o carro-chefe, é onde estão os maiores problemas e é onde estão os maiores problemas e é, definitivamente, a paixão nacional. tem muito cara pilantra no meio, precisávamos mesmo de uma correção de rota. O que temos que fazerprocurá-lo buscando apoio para o automobilismo que é um esporte diferente, que precisa de investimentos, um monte de particularidades ausentes no futebol. Eu tenho ideia de conversar com ele para estudar uma solução para nossos pilotos no exterior. Nesta temporada foram quase 70 e não é justo que o envio de verbas para lá se transforme numa "lavagem de dinheiro". Temos que encontrar uma lei que facilite este envio, que irá financiar a carreira de um piloto. Ele vais ter que se se preocupar com isso mais tarde ou mais tarde. Não é a mesma coisa que fazer uma compra ou importar um bem. É fazer o nome do nosso país através da performance e do sucesso de um de seus cidadãos.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ESPECIAL FAMÍLIA PIQUET - EPISÓDIO 2 - MOTORSPORT.COM BRASIL

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - P FRANÇA, PONTUAÇÃO DOBRADA CHAMPIONSHIP F1 2018

IMAGEM DA SEMANA - P FRANÇA, PONTUAÇÃO DOBRADA CHAMPIONSHIP F1 2018
Junho 2018

A pontuação dobrada já faz parte do Championship F1 há algumas temporadas e sempre gera uma expectativa nos competidores. É um momento de alguns arriscarem e de outros serem mais conservadores. os que estão na parte de baixo da classificação irão se arriscar mais do que aqueles que estão no topo, faz parte do jogo. Será um risco que eles terão de enfrentar, durante a temporada o calendário do Championship F1 contará com 4 GPs de pontuação dobrada: China (já realizado), França, Cingapura e Brasil.


COMO SERÃO DISTRIBUÍDOS OS PONTOS?


A pole position que normalmente vale cinco pontos, na etapa da França valerá o dobro, ou seja, 10 pontos (que beleza, hem!)


Quem acertar o Dream Team, que é a sequência correta do envio dos palpites com os três pilotos e as posições ao qual chegarão ao final da prova, ganhará mais 10 pontos.


Se o competidor optar por enviar o Dream Team como sendo: 1º, 2º e 3º, marcará um total de 116 pontos, pois o 1º fica com 25 pontos (x2), 2º 18 (x2) e 3º 15 pts (x2).


O final de semana promete muito, estarão em jogo, 126 pontos, e tudo pode mudar dentro do Mundial dos Competiores (rsrsrsrsr). Façam suas pesquisas e boa sorte!




POLÊMICA DA SEMANA - MCLAREN DEVE DISPENSAR FIGURAS PRINCIPAIS DA EQUIPE, DIZ WHITMARSH

POLÊMICA DA SEMANA - MCLAREN DEVE DISPENSAR FIGURAS PRINCIPAIS DA EQUIPE, DIZ WHITMARSH
Junho 2018

Uma revolta liderada pela equipe de funcionários está sendo preparada ou em andamento na McLaren. Os colaboradores descontentes estão prontos para entrar em contato com o ex-diretor da equipe, Martin Whitmarsh.


Abordado por funcionários, Whitmarsh confirmou que desde que o novo chefe, Zak Brown, assumiu o comando, existem desavenças: “As pessoas da McLaren disseram que me enviariam uma carta sobre a situação. Eu lhes disse para não mandarem para mim, mas para Mansour ”, revelou Whitmarsh.


Um relatório da “Sportmail” afirma que Brown e o chefe de equipe, Eric Boullier, estão cada vez mais desmoralizados perante a equipe da fábrica, enquanto a visão de levar a marca para além da F1, em uma capacidade de produção, é questionada.


Whitmarsh revelou que recentemente se encontrou com seu ex-chefe, o acionista de longa data da McLaren, Mansour Ojjeh: “Precisa de uma grande mudança de abordagem. Há muita política entre as principais figuras. Eu acho que vários deles têm que ir. Expliquei minha visão a Mansour e é para os acionistas decidirem o que fazer”, disse Whitmarsh.


Ele acrescenta ainda que o engenheiro, Tim Goss, foi usado como “bode expiatório”, recebendo a culpa por “não ter todas as respostas” aos problemas do carro da McLaren. O relatório da “Sportsmail” adiciona que a “paciência acabou” na sede, após Eric Boullier admitir que “não sabia explicar a falta de desempenho do carro”, no habitual interrogatório pós-corrida na fábrica de Woking, na última semana.


“Os membros do chão da fábrica ficaram tão furiosos com o que viram, com a incompetência de seus líderes, que planejam alistar apoio à Whitmarsh, como uma última tentativa de ajudar a contornar a equipe em dificuldades”.


Fonte de pesquisa e reprodução: f1mania.lance.com

GP COMPLETO

GP COMPLETO

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 26 - ENTREVISTA COM FELIPE MASSA, NA "MURETA COM RUBITO"

GP INGLATERRA 2005

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

SALVEM-SE QUEM PUDER - RALLY DA JUVENTUDE

PROMOÇÕES/ CONCURSOS/ DINÂMICAS

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER
Clique na imagem e saiba como participar.

MUNDIAL PILOTOS F1 2018

MUNDIAL  PILOTOS F1 2018

CLASSIFICAÇÃO APÓS GP CANADÁ


1º Vettel, 121






2º Hamilton, 120




3º Bottas, 86



4º Ricciardo, 82



5º Raikkonen, 68



6º Verstappen50



7ºAlonso, 32



8º Hulkenberg, 32



9º Sainz, 24



10° Magnussen, 19



11° Gasly, 18




12º Perez, 17



13º Ocon, 11





14º Leclerc, 10




15º Vandoorne, 8




16º Stroll, 4





17º Ericsson, 2



18º Brendon, 1


19º Grosjean, 0



20º Sirotkin, 0




MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018

MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018
Classificação após GP Canadá

1º Mercedes: 209 pontos





2º Ferrari: 189








3º Red Bull- Tag Heuer: 134
















4º Renault: 56




5º McLaren-Renault : 40











6º Force India-Mercedes: 28



7º Scuderia Toro Rosso-Honda: 19




8º Hass-Ferrari: 19



9º Sauber-Ferrari: 12












10° Williams-Mercedes: 4