MINI CHALLENGE BRASIL

Olá meus amados (as) leitores!

É com muita grande satisfação, mais uma vez, estarmos juntinhos para mais um encontro automobilistico e desta vez estou trazendo para vocês, a nova categoria de carros de competição que está desembarcando aqui em nosso país. Trata-se do MINI Challenge.

A MINI Challenge é uma competição consagrada em países europeus e da Oceania e que chega pela primeira vez à América Latina. A inspiração para criar esses "pequeninos" valentes veio do primeiro modelo da série criado em 1959 e que se manteve pelo mesmo fabricante inglês, British Motor Corporation, até o ano 2000. Em 2001 o grupo BMW assumiu a organização e deu uma nova cara (esportiva e clássica) ao modelo. Que ,diga-se, de passagem é muito atraente.

Em 2005 o grupo BMW resolveu criar a MINI Challenge, e desde então é sucesso nos lugares que acontecem a disputa. O Brasil é uma força mundial no automobilismo de competição, onde tudo que cheira a gasolina e tem quatro rodas deixa o brasileiro sempre interessado e enlouquecido (inclusive eu...rsrsr...). E escrevam o que estou "dizendo": "O sucesso será total".


A MINI Challenge será disputada nos finais de semana das etapas da Stock Car, a categoria entrará no lugar da Stock Jr., que neste ano não fará mais parte do calendário da categoria principal. O calendário do MINI contará com oito etapas, que serão disputadas em rodadas duplas, sempre aos sábados que antecedem a Stock Car, com duração de 25 minutos cada bateria. A sexta-feira será destinada aos treinos livres e a seus acertos nos carros. O grid contará num primeiro momento com 15 carros, podendo chegar até 20 no decorrer do certame, a pontuação seguirá a mesma da Stock Car.


CONHECENDO O MINI

O modelo MINI John Cooper Works Challenge é originado do modelo de rua, Copper S, com motorização 1.6 litro. A versão de competição será importada e contará com a motorização 1.6 litro, quatro cilindros, 16 válvulas, turbo ,injeção direta de gasolina e sua potência será de 221 cv. Tração dianteira e câmbio com seis marchas, freios com ABS e pneus Dunlop. Segundo informações da MINI esses carros irão atingir em velocidade final cerca de 240 Km/h. A manutenção aqui no Brasil ficará a cargo da JL Racing, a mesma que dá o suporte a Stock Car.

A Vicar Promoções Desportivas, que também organiza e promove a Stock Car, será a responsável pela organização do campeonato, o custo estimado para participar do campeonato ficará em torno de R$ 210 mil, por carro e aí estão inclusos todo o apoio de logística, reposição de peças, combustível e pneus. Motor e câmbio virão lacrados e não será permitida nenhuma modificação nestes componentes. Isto assegurará uma igualdade entre os competidores.

Ainda de acordo com o regulamento será permitido que um carro seja pilotado por um ou dois pilotos.O peso mínimo, incluindo piloto, é de 1.170 Kg. Como toda novidade, em automobilismo, será necessário (marketing e divulgação) ter um representante e que de preferência seja referência no esporte a motor. E o escolhido para ser o padrinho da MINI será o Hingo Hoffman, que dispensa comentários no cenário nacional e internacional.

A vinda categoria ao país vem num bom momento em que a marca MINI está vivenciando, superando todas as expectativas de venda do veículo. Henning Dornbusch, presidente do BMW Group Brasil, fala a respeito do novo projeto “Quando um campeonato como o MINI Challenge chega ao país, faz-se necessário formar parcerias com marcas que partilham a paixão e valores desportivos intrínsecos da nossa marca. A parceria da MINI Challenge com a Vicar contempla esses valores e vai fortalecer o desenvolvimento e a continuidade do campeonato”.

Para Carlos Col, presidente-diretor, da Vicar a parceria é bem vinda “É uma grande honra abrigar em nosso evento essa tão charmosa categoria, que já é sucesso mundo afora. Ter a parceria com uma empresa da envergadura do BMW é um grande passo dentro das realizações da Vicar”.


Um ótimo dia e até nosso próximo pit-stop!




Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL