segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GP2 SERIES

Oi Nação Apaixonada por F-1 - O seu blog da velocidade!

A GP2 é a principal categoria de acesso a Fórmula 1. Criada em 2005 pelo ex-chefe de equipe da Renault Flávio Briatore, sua popularidade vem crescendo a cada ano. Suas provas são marcadas por grande disputas com direito a muitas rodadas e batidas que são disputadas por garotos jovens que buscam se destacar no automobilismo europeu e claro, ter uma passagem pela categoria principal a F-1. Seus carros se assemelham muito com os da principal categorial, até por que a maioria das equipes da f-1 tem equipes dentro da Gp2. O alemão que hoje defende a equipe Williams, Nico Rosberg, foi o primeiro campeão em 2005. Em 2006 estreou na f-1 na mesma equipe que defende até hoje.

Em 2006 foi a vez do inglês Lewis Hamilton levantar o trófeu de campeão e em 2007 estreou na f-1 pela equipe McLaren, onde continua até hoje. 2007 outro alemão carregou o canecão para casa, Timo Glock e na temporada seguinte (2008) marcou sua ida para a F-1 pela equipe Toyota onde está até os dias atuais. Já para 2009 tivemos outro Nico sendo campeão desta vez, Nico Hulkenberg foi a bola da vez na atual temporada. De 2005 até 2008 o único que não está fazendo parte da principal categoria é o italiano Giorgio Pantano.


O interessante desse piloto italiano é que ao contrário de muitos que buscam a GP2 para ter acesso a F-1, ele disputou uma temporada inteira na principal categoria em 2004 pela Jordan onde não marcou nenhum ponto.Foi para Gp2 em 2005 e tornou se campeão em 2008. Assim Pantano se tornou o primeiro piloto campeão da categoria a não correr na F-1 na temporada seguinte. Desapontado ele desabafa:

"Desafio alguém a ter um currículo como o meu. Ganhei dois mundiais, três europeus e três italianos de kart, fui campeão na F-3 Alemã, na GP2 e sempre andei entre os primeiros na F-3000. Mas não tenho um lugar na Fórmula 1, não é uma piada?", disse o piloto à revista Autosprint.

"Sinto uma total indiferença com relação a mim. Vejo falarem muito sobre Senna e Buemi. Mas, sinceramente, o que eles já fizeram?", questionou Pantano, que não descarta abandonar a carreira. "Nessas horas começo a pensar que ser piloto não é algo vantajoso, e que poderia fazer outra coisa na vida. Quem não tem contatos não é observado. Eu me sinto abandonado pela Fórmula 1."



"Só queria que alguém me desse um carro para eu testar. Aí, depois me diriam se eu tenho potencial para ser campeão ou não. Isso já me deixaria mais tranqüilo. É só o que quero, um teste de verdade que possa me colocar em condições de ser avaliado corretamente".

O campeão deste ano Nico H. de 22 anos de idade que atualmente é tido como piloto de testes da Williams, tentará uma vaga como piloto oficial para a temporada 2010 e é bem provável que tenha o brasileiro mais experiente da categoria (Rubens Barrichello) como companheiro de equipe.


Nico se diz surpreso pelo título da Gp2 em seu ano de estreia "Eu não esperava ser campeão em meu primeiro ano". Mas então fizemos muitos progressos, melhoramos nossa velocidade e nosso carro. Cada vez mais, eu fiquei melhor no carro. Como um novato, tive de conseguir alguma quilometragem para lidar melhor com o carro durante as corridas, economizando mais os pneus. Então, acho que tivemos nosso ponto alto em Nurburgring, Valência e Spa”.

“Todos foram finais de semanas muito disputados. Marcamos muitos pontos e fomos muito consistentes. E consistência é o que vence campeonatos”, completa o alemão.


Seu principal adversário na briga pelo título o francês Romain Grosjean, abandonou a disputa pelo título quando recebeu o convite para correr na F-1 em substituição ao Nelsinho Piquet despedido após o GP da Alemanha. Nico admitiu que isso o ajudou na conquista do título "Eu acho que foi menos difícil. Ele era o principal rival. Petrov fez um trabalho muito bom no final, talvez até melhor que Grosjean tinha feito antes de sair. Mas ele (Grosjean) era um dos principais adversários e isso foi uma perda para o campeonato da GP2. Mas quando surge uma oportunidade com essa, não há como dizer não. Mesmo eu não teria dito não. É ótimo para ele, ele mereceu isso”.


O Brasil em 2009 contou com quatro representantes:o paulista Lucas de Grassi, o mineiro Alberto Valério, o baiano Luís Razia e o paulista Diego Nunes. Somente o Diego Nunes não venceu nenhuma das vinte etapas. Os outros três cada um venceu uma etapa.Lucas na Hungria, Valerio na Inglaterra e Razia na Itália.

Um caloroso abraço e até a próxima!






3 comentários:

  1. A GP2 realmente tem boas disputas em pista.. é uma categoria que todos deveriam assitir, ao menos de vez em quanso (desculpa de quem trabalha no horário das provas!).
    Muito boa a matéria!
    Ah! e...
    "EU QUERO A MINHA CAMISETA"
    ^^
    Gigi
    www.cafecomf1.com
    www.moto-velocidade.com

    ResponderExcluir
  2. A GP2 é um grande salto para a F1,tem bons pilotos.briatore deveria usar sua inteligencia para melhorar a categoria mais resolveu fazer uma lambança,em 2010 vamos ter mais brasileiros na F1,seria ver todos eles brigando por titulos,fuiii.

    ResponderExcluir
  3. Gisele pode comemorar,a camiseta é sua, você foi a sorteada.Depois entro em contato contigo para pegar seu endereço.
    A Gp2 é realmente fantástica, tem um nível de pilotos jovens, arrojados e que querem mostrar seus talentos para o mundo, principalmente da F-1.
    É uma pena que a Globo só mostra de uma maneira minusculamente reduzida no programa dominical Auto Esporte, digo isso em tv aberta.
    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

TV MOTOR

TV MOTOR

ESPECIAL FAMÍLIA PIQUET - EPISÓDIO 3 - MOTORSPORT.COM BRASIL

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3

IMAGEM DA SEMANA - PEDRO PIQUET VIBRA COM PRIMEIRA VITÓRIA NA GP3
Julho 2018

Pedro Piquet celebrou sua primeira vitória na GP3, obtida na segunda corrida da quarta etapa do campeonato, disputada no circuito de Silverstone no último domingo (8). O piloto liderou um pódio dominado pela equipe Trident após superar o francês Giuliano Alesi na largada e pontear todas as 15 voltas da corrida disputada no interior da Inglaterra. O resultado ainda colocou o brasileiro no top-5 do campeonato, objetivo traçado antes da rodada dupla.


Fonte de pesquisa e reprodução: racingonline


POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE

POLÊMICA DA SEMANA - PILOTO DA F-2 É SUSPENSO APÓS "DIA DE FÚRIA" EM SILVERSTONE
Julho 2018

Santino Ferrucci, piloto protegido da Haas, recebe gancho de quatro provas após bater no parceiro de equipe e guiar pelo paddock segurando um celular


Piloto júnior da Haas na F1, Santino Ferrucci recebeu quatro corridas de suspensão da F2 após colidir com seu companheiro de equipe Arjun Maini ao fim da etapa de domingo, em Silverstone.


Ferrucci bateu na traseira de seu colega de Trident na volta de retorno aos boxes após a bandeirada.


Pelo incidente, ele recebeu uma multa de 60 mil euros e foi banido das próximas duas rodadas, em Hungaroring e Spa.


Além disso, o americano foi visto guiando sem uma luva entre os paddocks da F2 e F1, o que não é permitido. Nesta mão, ele foi visto segurando um telefone, e, por essas duas infrações, ele recebeu uma multa de 6 mil euros.


Ferrucci também foi visto forçando Maini, que também é protegido da Haas, para fora da pista na curva 4 na prova de domingo, sendo desclassificado da corrida.


A dupla também havia batido na corrida de sábado, sendo que Ferrucci recebeu uma punição por ter forçado Maini para fora da pista.


Gunther Steiner, chefe da equipe Haas na F1, confirmou que investigaria o incidente envolvendo seu pupilo.


“Estou ciente do incidente. Eu o vi na TV quando a corrida estava sendo mostrada. Não percebi, não ouvi o áudio, mas eu estava ciente de que havia problemas”, comentou.


“Eu disse que não vou lidar com isso hoje. Vou lidar durante a semana, então terei mais informações. Estou ciente de que algo aconteceu, mas, no momento, não tenho informações suficientes para comentar.


” Em sua conta no Twitter, a equipe Trident expressou apoio a Maini, acusando Ferrucci de “falta de espírito esportivo e, acima de tudo, com um comportamento não civilizado” por parte do piloto e de seu pai. Além disso, o time também disse que seus advogados lidarão com as implicações contratuais do ocorrido.


Fonte de pesquisa e reprodução: motorsport.com


GP COMPLETO

GP COMPLETO

VÍDEOS INTERESSANTES, EDIÇÃO Nº 26 - ENTREVISTA COM FELIPE MASSA, NA "MURETA COM RUBITO"

GP INGLATERRA 2005

CINEMA NO BLOG

CINEMA NO BLOG

EM CARTAZ

EM CARTAZ

SALVEM-SE QUEM PUDER - RALLY DA JUVENTUDE

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1

BLOG NA TV - APAIXONADO POR F-1
GP Road America, F-Indy 2018

PROMOÇÕES/ CONCURSOS/ DINÂMICAS

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER

SÉRGIO JIMENEZ - PILOTO STOCK CAR, VAI SORTEAR UM PAR DE ÓCULOS PARA OS FÃS QUE O ESCOLHEREM NO HER
Clique na imagem e saiba como participar.

MUNDIAL PILOTOS F1 2018

MUNDIAL  PILOTOS F1 2018

CLASSIFICAÇÃO APÓS GP INGLATERRA


1º Vettel, 171






2º Hamilton, 163





3º Raikkonen, 116



4º Ricciardo, 106



5º Bottas, 104
6º Verstappen, 104





7º Hulkenberg, 42





8ºAlonso, 40



9° Magnussen, 39



10º Sainz, 28



11º Ocon, 25





12º Perez, 24





13° Gasly, 18





14º Leclerc, 13





15º Grosjean, 12




16º Vandoorne, 8






17º Stroll, 4







18º Ericsson, 3





19º Brendon, 1



20º Sirotkin, 0






MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018

MUNDIAL CONSTRUTORES F1 2018
Classificação após GP Inglaterra



1º Ferrari: 287 pontos





2º Mercedes: 267





3º Red Bull- Tag Heuer: 199

















4º Renault: 70




5º Hass-Ferrari: 51





6º Force India-Mercedes: 49







7º McLaren-Renault : 48













8º Scuderia Toro Rosso-Honda: 19




9º Sauber-Ferrari: 16











10° Williams-Mercedes: 4