Fase européia

Foi dada a largada para a fase europeia 2008,serão onze Grande Prêmios , um período muito importante onde pilotos e carros tem por obrigação mostrar todo um desenvolvimento para o público,empresas e patrocinadores.Esse é o momento de ser visto e ser desejado por outras equipes e outros patrocinadores,como também ganhar um lugarzinho no cockpit ou quem sabe perder também.

O treino classificatorio para a definição do grid de largada é divivdido em três partes: Q1,Q2 e Q3.A primeira seçãocom duração de 15 min.(Q1) todos os carros vão à pista e somente os 16 primeiros seguem adiante; no Q2 este com 20 min. os voltam à pista e apenas os 10 melhores se classificam para a parte final; o Q3 com 15 min. é onde esses finalistas disputam braço a braço que faz o melhor tempo e se consagra como o pole position da prova.Entre uma sessão e outra é dada uma pausa de 5 minutos.O interessante é que não se pode trocar os pneus e nem reabastecer nessa seção final.

O Nelsinho Piquet conseguiu uma boa evolução pessoal e profissional e disputou até o fim(Q3), a tão cobiçada pole position,mas o mesmo obteve a 10º.Alonso junto com a Renault ensairam o primeiro lugar até o os últimos segundos,chegou até a levantar os braços dentro do seu cockpit comemorando o feito e levando a loucura os fanáticos torcedores da AlonsoMania,porém eles não contavam com o surprrendente carro vermelho nº 01 que vinha logo em seguida,isso mesmo meus amigos o “homem de gelo” tomou a pole do Alonsinho por uma diferença de apenas 091 centésimos.

Na casa do Espanhol o Finlandês é que fez a festacom o tempo de 1.21.813 marcando assim a sua primeira pole da temporada.Felipe Massa ficou muito surpreso com os tempos dos seus concorrentes e larga na terceira posição.Rubinho não conseguiu passagem para o Q3 larga na sexta fila(11º) e Button na sétima fila(13º).

A prova deixou a desejar,pouquissimas ultrapassagens(2) as posições foram decididas mais nas estratégias de boxe,a maioria das equipes optaram por 2 paradas.O que nos tirou o sono foi o acidente com o Kovalaine da equipe McLaren que após ter estourado o pneu dianteiro foi direto de encontro a proteção de pneus,nos assutou bastante já que o socorro demorou uns 04min. para puchar o carro que praticamente se alojou dentro dos pneus.Ai eu pergunto: se o flecha de prata tivesse se incendiado,como ficaria a situação? Nota 0 para os organizadores.

Lewis Hamilton foi bem na prova espanhola e obteve a terceira colocação,assumindo assim a vice liderança do campeonato com 20 pontos.Felipe buscou uma boa posição no pódio ficando com o segundo lugar.Restou um espaço no lugar mais alto do pódio que cabe ao melhor piloto,ao mais rápido e esse cara é o Kimi(1º).Com mais essa vitória o nosso placar fica assim: até a 4º etapa na classificação final 3x1 para o Finlandês.

O filho do tri-campeão Nelson Piquet bem que poderia ter terminado esse GP na zona de pontos,mas o mesmo cometeu mais uma falha numa tentativa de ultrapassagem e passou reto indo parar na aréa de escape,por sorte conseguiu voltar mas mesmo assim pagou o preço da falta de competência,se chocou com a STR do S.Bourdais e os dois abandonaram o GP.Muito chateado-e com razão declarou “ele não estava em posição de tentar ultrapassagem.Estava próximo,mas não o bastante.Eu freei bem tarde e quando fui tomar a trajetória ele apareceu ao meu lado do nada.É uma pena que minha corrida tenha terminado assim”.

Button deu a Honda seus primeiros pontos no campeonato o inglês chegou numa boa 6º colocação.Barrichello mais uma vez não terminou a prova,o mesmo se envolveu em incidente na aréa de boxe com o Fisichella da Force India,pior para o brasileiro que abandonou e o Fisico chegou em 10º.

Segundo o site alemão “Auto Motor Und Sport” Nelsinho Piquet está entre os pilotos mais mal pagos da categoria o mesmo estaria recebendo o equivalente a $ 2,6 milhoes de dolares por ano.Mas ele não está so Satoro Nakajima(williams) e Adrian Sutil(force india) estariam recebendo o equivalente a $ 1,8 milhões de dolares anuais.Kimi Haikkonen -atual campeão- está entre os mais bem pagos seu valor chega a $ 22 milhões anuais.

Mulher Maravilha,essa é a forma como carinhosamente é conhecida no automobilismo mundial a piloto Danick Patrick,de 26 anos da equipe Andretti-Green.O primeiro beijo a gente não esquece e com certeza ela também não esquecerá sua primeira vitória que aconteceu no GP do Japão da F-Indy em circuito oval.Após adotar uma estratégia ousada de não abastecer nas voltas finais e economizando combustível conseguiu superar o brasileiro Hélio C.Neves da Penske.Ela se torna a primeira mulher a obter uma vitória em uma categoria do automobilismo de nível internacional.

CURIOSITY F-1

Mõnaco,foi a primeira corrida automobilistica a introduzir o grid de largada,através dos tempos de volta.Até 1931 as posições eram decididas por sorteio.


*Claudio Heliano Freitas tem 30 anos e é apaixonado por automobilismo. E-mail para contato:
hfreitas77@hotmail.com Página pessoal: http://claudiof1.blogspot.com/

Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL