KART COM MARCHA


Olá meus amigos (as)!


Você sabia que tem kart com marcha? Pois é, tem sim, ele conhecido internacionalmente como Kart Shifter, que possuem motores de origem italiana de 125 cc ou 135 cc, com 40 a 45 cv, freios a disco na dianteira, câmbio de seis marchas (de moto), sequencial (para trás sobe marcha e para frente desce marcha), que fica localizado no lado direito do condutor. Seu acionamento é realizado através de uma alavanca, que faz lembrar aqueles carros bem antigos onde a troca de marcha era feita ao lado do volante. A embreagem é acionada somente na hora da largada, seu acionamento se dá através de uma aleta. Seu motor tem um giro por volta dos 16.000 rpm.



Possui refrigeração à agua, seu desempenho é surpreendente chegando a atingir velocidades em torno dos 180 km/h. Pilotos que participam de outras categorias do esporte a motor fazem uso desse tipo de veículo para manterem seus reflexos em dias e também a condição física. Para Paul Tracy, piloto canadense que disputas provas da F-Indy, o kart é muito benéfico " É a coisa mais próxima em quatro rodas para as corridas de Fórmula Indy, algo que eu faço em off-season para manter meus reflexos afiados" diz piloto a revista Car and Driver.



No Brasil essa modalidade é implementada desde 2007, o atual campeão por três vezes consecutivas (2007/ 2008/2009) é Danilo Dirani, que atualmente é piloto oficial na DF motorsport (Fórmula Truck). Outro piloto kartista, o jovem paulista Henrique Martins relata a evolução do kart “É como correr em um monoposto, sem sair do kartódromo, o câmbio exige do piloto habilidade para controlar a rotação do motor e manter o torque sempre constante, exatamente como acontece em um carro de fórmula ou mesmo de turismo. Além disso, para segurar os 40 hp desse motor, há também freios a disco nas rodas da frente, que alteram completamente a forma de guiar, deixando o conjunto ainda mais distante de um kart tradicional”, completou Henrique.


Confiram o vídeo da pilotagem desses karts aqui em nosso blog!


►►►► Galera, add a comunidade do nosso blog no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103437778



Um abraço e até a próxima!


Comentários

  1. Andei várias vezes com karts com marcha, o modelo exige muito preparo físico para suportar as mudanças, a velocidade é alta mesmo, mas prefiro correr com karts sem o câmbio. O meu têm motor italiano 125cc e atinge mais de 100 kms na reta.

    ResponderExcluir
  2. Pilotar kart em níveis de competição já exige um preparo e muita dedicação, imagine guiar eles dotados de câmbio. Fico imaginado a manutenção desses "brinquedinhos", não deve ser nada 'muito' atraente.

    Valeu Rogério pela presença, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha preciso sempre fazer mais horas extras por esse motivo.

    ResponderExcluir
  4. Karts de aluguel de 13hp costumam ter embreagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ Anonimo!
      Primeiramente obrigado pela participação!
      Respondendo a sua pergunta: Tem sim, o motor tipo Honda tem embreagem centrifuga, ela é acionada quando o aumento da rotação do motor, quando o piloto acelera.

      Esse tipo de embreagem já está sendo usado nos motores 125 que eram por impulso. Evitando alguns problemas como quebra de coroas e corrente e evitando que o motor apague na do kart.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

GP ESTADOS UNIDOS 2024, RESUMO

CAPA DA SEMANA

CAPA DA SEMANA
REVISTA RACING

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI
#220 GP de Barcelona será o fiel da balança para o estágio de evolução das equipes

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL