quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

KART COM MARCHA


Olá meus amigos (as)!


Você sabia que tem kart com marcha? Pois é, tem sim, ele conhecido internacionalmente como Kart Shifter, que possuem motores de origem italiana de 125 cc ou 135 cc, com 40 a 45 cv, freios a disco na dianteira, câmbio de seis marchas (de moto), sequencial (para trás sobe marcha e para frente desce marcha), que fica localizado no lado direito do condutor. Seu acionamento é realizado através de uma alavanca, que faz lembrar aqueles carros bem antigos onde a troca de marcha era feita ao lado do volante. A embreagem é acionada somente na hora da largada, seu acionamento se dá através de uma aleta. Seu motor tem um giro por volta dos 16.000 rpm.



Possui refrigeração à agua, seu desempenho é surpreendente chegando a atingir velocidades em torno dos 180 km/h. Pilotos que participam de outras categorias do esporte a motor fazem uso desse tipo de veículo para manterem seus reflexos em dias e também a condição física. Para Paul Tracy, piloto canadense que disputas provas da F-Indy, o kart é muito benéfico " É a coisa mais próxima em quatro rodas para as corridas de Fórmula Indy, algo que eu faço em off-season para manter meus reflexos afiados" diz piloto a revista Car and Driver.



No Brasil essa modalidade é implementada desde 2007, o atual campeão por três vezes consecutivas (2007/ 2008/2009) é Danilo Dirani, que atualmente é piloto oficial na DF motorsport (Fórmula Truck). Outro piloto kartista, o jovem paulista Henrique Martins relata a evolução do kart “É como correr em um monoposto, sem sair do kartódromo, o câmbio exige do piloto habilidade para controlar a rotação do motor e manter o torque sempre constante, exatamente como acontece em um carro de fórmula ou mesmo de turismo. Além disso, para segurar os 40 hp desse motor, há também freios a disco nas rodas da frente, que alteram completamente a forma de guiar, deixando o conjunto ainda mais distante de um kart tradicional”, completou Henrique.


Confiram o vídeo da pilotagem desses karts aqui em nosso blog!


►►►► Galera, add a comunidade do nosso blog no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103437778



Um abraço e até a próxima!


5 comentários:

  1. Andei várias vezes com karts com marcha, o modelo exige muito preparo físico para suportar as mudanças, a velocidade é alta mesmo, mas prefiro correr com karts sem o câmbio. O meu têm motor italiano 125cc e atinge mais de 100 kms na reta.

    ResponderExcluir
  2. Pilotar kart em níveis de competição já exige um preparo e muita dedicação, imagine guiar eles dotados de câmbio. Fico imaginado a manutenção desses "brinquedinhos", não deve ser nada 'muito' atraente.

    Valeu Rogério pela presença, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha preciso sempre fazer mais horas extras por esse motivo.

    ResponderExcluir
  4. Karts de aluguel de 13hp costumam ter embreagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ Anonimo!
      Primeiramente obrigado pela participação!
      Respondendo a sua pergunta: Tem sim, o motor tipo Honda tem embreagem centrifuga, ela é acionada quando o aumento da rotação do motor, quando o piloto acelera.

      Esse tipo de embreagem já está sendo usado nos motores 125 que eram por impulso. Evitando alguns problemas como quebra de coroas e corrente e evitando que o motor apague na do kart.

      Excluir

O que você achou desta postagem?

RECOMENDAMOS

FÓRMULA 12025: MAX POLE POSITION; HAMILTON PUNIDO; BORTOLETO LARGA EM 7°, GRID DE LARGADA COMPLETO; GP DA ITÁLIA

Pole position para o multicampeao Max Verstappen, que conquistou a pole de  número 45 em sua carreira na categoria. Confira o grid completo ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 22 : 3ª ETAPA

GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1 2019, GP COMPLETO, EDIÇÃO Nº 24

GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1 2019, GP COMPLETO, EDIÇÃO Nº 24
Clique na imagem e assista no You Tube

F1 O FILME

CINEMA NO BLOG: F1 O FILME

VÍDEO RESENHA F1 REMEMBERS, GP DA ESPANHA

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014