KIMI RAIKKONEN VENCE GP ABU DHABI, ALONSO É 2° E VETTEL CHEGA EM 3°
Raikkonen 1° (centro), Alonso 2° (esquerda) e Vettel 3° (direita) |
Kimi Raikkonen venceu o GP de Abu Dhabi, disputado no belíssimo circuito Yas Marina, nos Emirados Árabes, essa foi a primeira vitória do piloto finlandês após o seu retorno a categoria neste ano. Kimi deixou a categoria no final de 2009 quando era piloto da Ferrari e pela qual foi campeão no ano de 2007.
Kimi largou da 4° colocação e após fazer uma boa ótima largada ganhando duas posições, a sua frente apenas o pole position, Lewis Hamilton que com uma McLaren bem equilibrada e veloz ia aumentando a vantagem para o piloto finladês volta a volta. No giro 9 um acidente entre Nico Rosberg e Narain Karthikeyan provocou a entrada do Safety Car,na relargada, volta 15, Hamilton voltou a abrir distância para a Lotus e tinha 3s4 de vantagem na volta 20 quando o motor da McLaren perdeu potência e Hamiltou foi obrigado a abandonar, o motivo da pane foi a quebra da bomba de combustível.
Rosberg atinge carro de Karthikeyan e é lançado de encontro ao muro |
A partir de então Kimi tem os holofotes em sua direção, com Maldonado em 2°, Alonso em 3°, Weber em 4° e Button em 5°. Alonso com ritmo mais forte pressiona Maldonado e no giro 21 consegue superar o venezuelano, assumindo a 2° colocação. Vettel numa prova de recuperação após ter largado dos boxes (foi punido após treino classificatório) vinha sendo o destaque da corrida e todos questionavam, se seria possível o alemão bicampeão chegar na zona de pontos. Bom, o que posso dizer é que sim, e melhor, conclui a prova numa fantástica terceiro posto.
A rodada de pit stop iniciou na volta 27 e a prova continuava super agitada, totalmente o oposto das duas edições anteriores, bastante chatas. Por volta do giro 40, o Safety Car foi obrigado a entrar mais uma vez, devido a um choque envolvendo Pérez, Grosjean e Webber. O mexicano duelava com Di Resta, quando saiu da pista e, ao retornar, acertou a Lotus do francês, Webber que vinha atrás também entrou no bolo e acabou abandonando a prova. A direção de prova puniu o Perez com um Stop and Go de 10 segundos.
Após a relargada, já era noite em Abu Dhabi, os belos carros se reagrupavam para a parte final da prova com Raikkonen em 1°, Alonso em 2°, Button em 3° e Vettel em 4°. Com um ritmo melhor Vettel inicia a caça ao Button e após ciscar para lá e para cá, superou o piloto inglês e assumiu a 3° colocação. Raikkonen via sua vantagem de 3s2 ser reduzida para 0s8 ao cruzar a linha de chegada, nesse momento Raikkonen, que é conhecido e chamado como "homem de gelo", pôs a prova seu famoso apelido.
"Pensei: tenho de esquecer o que aconteceu e ir para cima. Foi isso o que fiz. Felizmente, os danos não comprometeram o rendimento do carro. Acho que fiz uma ótima corrida e estou muito contente com o resultado. A estratégia de largar com os pneus duros e deixar os macios para a segunda parte também funcionou", elogiou.
Confira o resultado final da corrida:
OS BRASILEIROS
► Bruno Senna (8°) chegou pela nona vez na temporada na 8° colocação, após ter largado do 14° lugar. Logo no inicio Senna foi atingido por Nico Hulkenberg e teve sua prova prejudicada, partindo par uma prova de recuperação, Senna teve que mostrar frieza para continuar na prova e acreditar que o carro ainda continuava confiável.
►Felipe Massa (7°) sofreu com o fraco desempenho apresentado pela sua Ferrari, como também pela imprudência do Mark Webber que prejudicou o brasileiro na prova ao forçar uma ultrapassagem cortando a chicane, resultado disso foi uma bela rodada do brasileiro, que a essa altura já não tinha mais pneus e a equipe o obrigou a se manter na pista assim mesmo, para cumprir a estrategia de corrida.
“Eu estava fazendo a curva do lado de dentro e então tocamos as rodas na saída. Aí, ele (Webber) decidiu passar reto pela chicane, então ele cortou a curva. Eu fiz a chicane que ele cortou, e ele passou na minha frente. Tive que frear muito forte para não bater nele e aí eu rodei. Então ele causou um incidente”, reclamou Felipe.
“A corrida foi bem difícil. Sofri com os pneus macios porque eles se desgastavam mais do que esperávamos. Tive problemas com o equilíbrio do carro: saía de frente nas curvas de alta e de traseira nas de baixa”, explicou o brasileiro
Massa dá giro para retornar a pista após rodada provocada por Webber |
“A corrida foi bem difícil. Sofri com os pneus macios porque eles se desgastavam mais do que esperávamos. Tive problemas com o equilíbrio do carro: saía de frente nas curvas de alta e de traseira nas de baixa”, explicou o brasileiro
1-) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 55 voltas
2-) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 0s8
3-) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 4s1
4-) Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) – a 7s7
5-) Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 13s0
6-) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 20s0
7-) Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 22s8
8-) Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 23s5
9-) Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) – a 24s1
10-) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – a 27s4
11-) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 28s0
12-) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – a 34s9
13-) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 47s7
14-) Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 56s4
15-) Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 56s7
16-) Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 64s5
17-) Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 71s7
Volta mais rápida: Sebastian Vettel, 1min43s964 na volta 54
Não completaram:
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 14 voltas (mecânico)
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 18 voltas (acidente)
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 18 voltas (acidente)
Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) – a 36 voltas (mecânico)
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 48 voltas (mecânico/acidente)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 48 voltas (acidente)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 55 voltas (acidente)
PREMIAÇÃO TOP BLOG - FINALISTA 2° TURNO
PREMIO TOP BLOG - 2° FASE - VOTE AGORA MESMO !!!
Nós conseguimos passar para a segunda fase da premiação Top Blog 2012, e agradecemos a todos os colaboradores por essa vitória. Mais do que nunca precisaremos novamente do seu voto, para que possamos passar para a fase final.
Vote utilizando seu E-mail; Facebook ou Twitter. Convide toda sua turma e vamos compartilhar essa premiação juntos!!!
Vote AGORA MESMO ou click no LINK DO PRÊMIO
PS: Após votar em nosso blog, é necessário validar seu voto através de link de confirmação no seu e-mail.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.