NICOLAS COSTA AVALIA SUA TEMPORADA NA F-ABARTH


Olá!



O primeiro campeão da Fórmula Futuro, (categoria criada pelo piloto brasileiro de F-1, Felipe Massa em parceria com a Fiat no inicio de 2010),o carioca Nicolas Costa (19 anos), já tem planos para sua carreira no próximo ano, em 2012. Atualmente faz parte da Academia de Pilotos da Ferrari ( Ferrari Driver Academy) e disputando a uma temporada completa na Fórmula Abarth (prêmio concedido ao campeão da temporada F-Futuro),categoria de carros monoposto onde corre provas na Itália, mas que corre em diversas pistas, como Barcelona, na Espanha, e Spa-Francorchamps, na Bélgica.



Nicolas faz um balanço de sua primeira temporada na F-Abarth e de sua experiência em correr na Europa:



"Tudo o que vivi no ano passado faz diferença em cada passo que dou. Ainda tenho pouca quilometragem, então a cada corrida a gente aprende muito. Na Europa, a forma de guiar é outra: você precisa ser equilibrado e constante, mesclando agressividade e paciência. Tem que aprender a se comportar em situações de disputa direta e, se errar muito, isso pode custar caro no fim do ano. Lá, vale aquela máxima de que é preciso terminar a corrida para ganhar" – analisa o piloto.

Para 2012, o jovem piloto tem planos para disputar a temporada F3 Inglesa "Além de ser uma grande vitrine, é o campeonato em que o piloto mais corre, com 30 provas e mais alguns testes oficiais ao longo do ano. Serve pra dar experiência, tanto no acerto de carro, quanto no aspecto de competir em diferentes tipos de pistas. Outra opção é a Fórmula 3 Italiana, onde você também pode cumprir uma pré-temporada muito boa de testes, e que dá aos três primeiros no campeonato a oportunidade de guiar uma Ferrari de F-1. Ao contrário da GP3, por exemplo, que te dá apenas seis sessões de treinos coletivos no ano, além das corridas", frisa o piloto.


Atualmente o piloto brasileiro ocupa a 5º colocação na tabela geral da categoria (campeonato Italiano) com 67 pontos. A liderança pertence ao Patric NiederHauser, 103 pontos.No Europeu o piloto carioca ocupa a 7º colocação com 27 pontos, já o líderSergey Sirotkin, tem 73 pontos.



Na última etapa disputada no circuito de de Spa-Francorchamps, Bélgica, o brasileiro da equipe Cram Competition, largou da pole position, liderou voltas ( quatro das 12 voltas da prova) e concluiu a prova na 4º colocação. "O equilíbrio do meu carro esteve muito bom nessa etapa, mas faltou potência para segurar o pessoal nos longos trechos de reta e de subida. Sabíamos que nas corridas de Spa o motor seria decisivo e, por isso, optamos por correr com o nosso reserva. Mas ele também não correspondeu o quanto esperávamos. De qualquer maneira somei pontos para os dois campeonatos, e não dá para dizer que tivemos um dia ruim. Só foi uma pena não vencer com um carro realmente muito equilibrado”, comentou o brasileiro.


A próxima etapa da F-Abarth, será no dia 02 de outubro, circuito de Mugello, na Itália.

Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL