FATOS E CURIOSIDADES GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1

Olá!

Neste final de semana, nos dias 09, 10 e 11 de setembro será realizada a 13º etapa da temporada 2011 da Fórmula 1, o GP da Itália, a ser disputado no lendário circuito de Monza, na Itália, ao norte de Milão. Que faz parte do calendário da categoria desde 1950. A extensão do circuito é de 5.793 metros, onde serão disputados em 53 voltas - 306,720 km e terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão,neste domingo (11), às 09:00h (Brasília).

O título de maior vencedor em Monza pertence ao Michael Schumacher, com cinco vitórias (1996, 98, 00, 03 e 06). O recorde do circuito pertence ao brasileiro R. Barrichello (1.21.046)em 2004. Está é a prova com que os carros da categoria irão chegar facilmente ao 330, 340km/h.O que permitirá ao motores trabalharem em aceleração máxima em quase 80% da pista e que levará uma super exigência dos freios.

O circuito de Monza foi inaugurado em 1922 e de lá para cá foi palco de graves acidentes e de grande disputas. Foi nesse circuito que o atual campeão de Fórmula 1, Sebastian Vettel, obteve sua primeira vitória na categoria (2008), quando corria pela Scuderia STR, tornando-se o piloto mais jovem a vencer na categoria,aos 21 anos e dois meses, como também o mais jovem a largar na pole position.


**Observem na foto acima a evolução e as mudanças que ocorreram no circuito desde sua inauguração em 1922. Foto: 1º - 1922; 2º - 1955; 3º - 2011.




Em 1972, o brasileiro Emerson Fittipaldi vence a prova com a Lotus preta e dourada e garante o título de campeão daquela temporada com apenas 25 anos.Ayrton Senna venceu em duas oportunidades: 1990 e 1992. Barrichello atualmente é o piloto brasileiro em atividade com maior números de vitórias (3) 2002, 04 e 09,só perdendo para o Nelson Piquet com 4 vitórias (1980, 83, 86 e 87).

Foi em Monza, que Barrichello gravou seu nome como sendo a última vitória do Brasil na categoria, em 2009. Na ocasião Rubinho no pódio fez um gesto como se estivesse atirando um arco e flecha, em homenagem ao seu filho Fefê, onde dedicou a vitória"O Fefê (filho) fez quatro anos ontem (sábado) e ele adora brincar". E assim, o Brasil estacionou em 101 vitórias no circo da Fórmula 1.

Em 2010 a vitória veio pelas mãos do espanhol Fernando Alonso, após ter largado da pole position.A última vitória do time italiano em casa, foi na era Schumacher, em 2006. Também foi na semana do GP Italiano de 2010, que a Ferrari foi absolvida pela "marmelada" do GP da Alemanha, onde Massa, seu companheiro de equipe recebeu ordens de equipe para deixar Fernando Alonso passar e vencer a prova, o que não era permitido pelo regulamento em questão. A melhor volta da prova perteceu ao Alonso1:24.139 (na volta 52)

Para Alonso vencer na casa da Ferrari, foi algo extraordinário "É uma das vitórias mais marcantes da minha vida. Algo comparável apenas a Barcelona, em 2006, quando venci em meu país", resumiu o piloto espanhol.

O ingresso mais barato está custando US$ 143,41 numa aréa chamada General Admission, que não possui assentos e nem cobertura. A mais cara custa US$ 773,65, que está localizada na Arquibancada 1, na reta dos boxes. E caso você meu amigo (a) leitor, queira conhecer o circuito e dar umas voltinhas nos 5.793 metros , saiba que isso é possível, já que a pista fica aberta quando não tem corridas e há aluguel de carros no local.

Conheça todo os vencedores do GP da Itália

1950 - Nino Farina (Alfa Romeo 159)
1951 - Alberto Ascari (Ferrari 375v
1952 - Alberto Ascari (Ferrari 500)
1953 - J. M. Fangio (Maserati A6GCM-53)
1954 - J. M. Fangio (Mercedes W196)
1955 - J. M. Fangio (Mercedes W196)
1956 - Stirling Moss (Maserati 250F)
1957 - Stirling Moss (Vanwall)
1958 - Tony Brooks (Vanwall)
1959 - Stirling Moss (Cooper T51)
1960 - Phil Hill (Ferrari 246)
1961 - Phil Hill (Ferrari 156)
1962 - Graham Hill (BRM P57)
1963 - Jim Clark (Lotus 25)
1964 - John Surtees (Ferrari 158)
1965 - Jackie Stewart (BRM P261)
1966 - L.Scarfiotti (Ferrari 312)
1967 - John Surtees (Honda RA300)
1968 - Denny Hulme (McLaren M7A)
1969 - Jackie Stewart (Matra MS80)
1970 - Clay Regazzoni (Ferrari 312B)
1971 - Peter Gethin (BRM P160)
1972 - E. Fittipaldi (Lotus 72D)
1973 - Ronnie Peterson (Lotus 72E)
1974 - Ronnie Peterson (Lotus 72E)
1975 - Clay Regazzoni (Ferrari 312T)
1976 - Ronnie Peterson (March 761)
1977 - Mario Andretti (Lotus 78)
1978 - Niki Lauda (Brabham BT46)
1979 - Jody Scheckter (Ferrari 312T4)
1980 - Nelson Piquet (Brabham BT49)
1981 - Alain Prost (Renault RE30)
1982 - René Arnoux (Renault RE30B)
1983 - Nelson Piquet (Brabham BT52B)
1984 - Niki Lauda (McLaren MP4-2)
1985 - Alain Prost (McLaren MP4-2B)
1986 - Nelson Piquet (Williams FW11)
1987 - Nelson Piquet (Williams FW11B)
1988 - Gerhard Berger (Ferrari F1/87-88C)
1989 - Alain Prost (McLaren MP4-5)
1990 - Ayrton Senna (McLaren MP4-5B)
1991 - Nigel Mansell (Williams FW14)
1992 - Ayrton Senna (McLaren MP4-7A)
1993 - Damon Hill (Williams FW15C)
1994 - Damon Hill (Williams FW16B)
1995 - Johnny Herbert (Benetton B195)
1996 - M. Schumacher (Ferrari F310)
1997 - David Coulthard (McLaren MP4-12)
1998 - M. Schumacher (Ferrari F300)
1999 - H-H. Frentzen (Jordan 199)
2000 - M. Schumacher (Ferrari F1-2000)
2001 - J. P. Montoya (Williams FW23)
2002 - R. Barrichello (Ferrari F2002)
2003 - M. Schumacher (Ferrari F2003-GA)
2004 - R. Barrichello (Ferrari F2004)
2005 - J. P. Montoya (McLaren MP4-20)
2006 - M. Schumacher (Ferrari 248 F1)
2007 - Fernando Alonso (McLaren MP4-22)
2008 - Sebastian Vettel (Toro Rosso STR3)
2009 - R. Barrichello (Brawn GP BGP001)
2010 - Fernando Alonso (Ferrari F10)

Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL