domingo, 7 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA COM GALVÃO BUENO (PARTE FINAL)

Olá meus prezados amigos (as)!


Vamos dar continuidade ao bate-papo com o locutor esportivo e também narrador oficial da Fórmula 1, na TV Globo. Esta última parte da entrevista é bem interessante, pois, irá falar de Senna, Piquet. Lembrando que essa entrevista foi concedida a Revista Racing, no ano de 1997. Essa relíquia foi retirada dos arquivos pessoais do Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade. Uma boa leitura!




RACING - A Volkswagen pulou fora, a Ford também. A Fiat anda capengando e só a GM continua a apoiar o nosso esporte, embora os autódromos tenham voltado a lotar. Qual a sua opinião sobre esta atitude das montadoras?


Galvão - Um absurdo, uma falta de visão, uma falta de respeito aos profissionais do setor. Do jeito que a coisa vai, os pilotos vão correr de quê O que vai sobrar? Os profissionais vão viver do quê? Vão ficar falando sozinhos? Agora que estamos com os autódromos cheios, nossos pilotos no exterior são uma geração que promete muito sucesso e os veteranos dão sua contribuição aqui no Brasil, não me parece justo que um cara engravatado atrás de uma mesa, que não sabe de nada e jamais tentou explorar o markenting do esporte, decida, numa passada de olhos em alguns papéis, o destino de um monte de gente "Ei, quanto custa esta porcaria? Dois milhões de dólares? Corta?" Pô, deve cortar é a mão dele. Acho uma grande sacanagem. Este dinheiro é mixaria para as montadoras. Isto é um show de incompetência. Tem que dar é porrada. (caindo na gargalhada).


RACING - Você é um mágico para transformar espetáculos ridículos em epopéias. Isto é só desempenho profissional ou você é um eterno otimista, um empolgado sem limites?


Galvão - As duas coisas. Sou um esportista na essência. Já ficou batido, mas não sou narrador: sou vendedor de emoções. E o esporte tem que ser pura emoção, então eu vendo o meu produto. Passar esta emoção é bonito porque chorei nos títulos do Ayrton, do Piquet, da Copa, sou um chorão. O cara que está me ouvindo também está na empolgação, quer torcer, xingar, mas quer acima de tudo ganhar. Não pode ser falso. Se o espetáculo for horroroso, você tentar dar uma ajudinha. Se for mais ou menos, você tenta fazer ficar bom. Se for bom, você faz uma festa.


RACING - Você é amado, mas também muitas vezes ridicularizado. O Zé Simão, colunista da Folha de S. Paulo, já te batizou de "Magdo", pelas besteiras que você falou...


Galvão - Pô, eu faço televisão para o povo, para milhões de pessoas, em alguns casos para dezenas de milhões, e sei que este povão gosta de mim. Não faço meu trabalho para A, B, ou, C, muito menos para colunistas ou intelectuais. Eles que digam o que quiserem porque não tenho a menor preocupação. Este Simão deve ter ficado na bronca porque, num vôo da Copa, a primeira, classe estava lotada de Dallas para San José e tive que ir para a econômica. Fiquei sentado do lado dele. Pois é, meus patrões me botam na primeira; os dele, não. Aí, tinha um monte de torcedores, foi fotografia, autógrafos, bate-papo o tempo todo, e ele queria dormir. Deve ter ficado puto.


RACING - E quando esta crítica parte de um tricampeão de Formula 1, como o Nelson Piquet? O bicho andou com a cachorra, né?


Galvão - É, ele sempre esteve com a cachorra né? Mas isso me chateia um pouco, queria deixar enterrado...


RACING - Dizem que a bronca vem de 1980, no seu tempo de TV Bandeirante. Numa decisão da F1, você foi entrevistá-lo ele não deu muita atenção, respondia em monossílabos. Você parou várias vezes a gravação, não aguentou e mandou nosso futuro campeão tomar no ...


Galvão - Pintou realmente. O Nelson é um grande piloto, um gênio. Acho que o que tinha de acontecer já aconteceu. Ele bateu de lá, eu bati de cá. Sempre reconheci o valor dele e lembro que antes de haver o "Ayrton Senna do Brasil", havia o "Nelson Piquet do Brasil". Acho que passou, e outro dia fiquei muito satisfeito. Ele deu uma entrevista de página inteira para O Globo e não mencionou meu nome uma vez. É um progresso, não é?


RACING - Schumacher partiu para a ignorância em cima do Villeneuve em jerez e a mídia caiu matando. O próprio Schumacher já havia feito isso. Prost e Senna também, sem maiores repercussões. Afinal, já não se perdoa mais os derrotados ou mudou o enfoque e a cobrança pela ética agora é maior?


Galvão - Está na hora de a cobrança pela ética ser maior e de a F1 tomar atitudes mais imediatas e definitivas para não se desmoralizar. A mais indecente foi a do Schumacher no Damon Hill em 94. Ele havia batido na parede e não ia andar mais 10 metros. Burro foi o Hill, que não soube esperar o momento certo para sair fora. Em Jerez, se a manobra tivesse dado certo o Schumacher teria sido campeão e a gente estaria esperando 20 dias um julgamento.


RACING - O Niki Lauda andou sugerindo que a F1 adotasse um árbitro que daria cartões vermelhos e amarelos para os pilotos no mesmo instante, como no futebol...


Galvão - Acho perfeito, temos que ter decisões rápidas, sob pena de desmoralização.


RACING - Mas se o árbitro for um nazista do tipo de Jean-Marie Balestre?


Galvão - É um risco. mas poderiam ser dois, três caras. O que importa é que o público do próprio autódromo vá para casa com o resultado.


RACING - Qual foi o momento mais especial da carreira do locutor Galvão Bueno?


Galvão - Vitória do Ayrton no GP do Japão em 88. Ficou na largada, passou em vigésimo e alguma coisa, tinha que ganhar, foi para cima. Aí, foi uma bela história e eu lá de dentro vivia tudo, como amigo e narrador da prova. Foi sensacional, uma coisa de eternizar. O Ayrton ganhou, foi campeão e eu vivi um momento inesquecível. O outro foi na Copa de 94. Os puristas ainda afirmam que é preferível perder jogando feio. O cacete! Nada é mais bonito que vencer...


Um bom dia a todos e até o nosso próximo encontro!!!

2 comentários:

  1. Mas nosso querido Gavião criticava Schumacher, torcendo abertamente por Hill em 1994 e a partir de 2000 com a volta das conquistas pela Ferrari rasgava elogios.
    E alguns anos após, Bueno e Piquet dividiram uma transmissão do GP Brasil, e foi uma saia justa e tanto.

    Faez.

    ResponderExcluir
  2. Olá Faez!
    Eu tenho certa lembranças do Galvão levantando um bolão para o Hill em 94 sim. Deve ter sido por Hill ter sido companheiro do Senna na Williams naquele fatídico ano.
    Quando Schumacher ingressou na Ferrari e a partir de 98 era uma tal de "segura o alemão" ou "lá vem o Schumy" de encher as bolas dos torcedores do Schumacher.
    Realmente o Piquet junto com o Galvão é uma transmissão para lá de "pobre".

    Parabéns pela participação!

    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 24; 12ª ETAPA DA STOCK CAR 2025, INTERLAGOS, SP

  Blog na TV ,edição nº 24 Nessa edição vamos exibir aos amigos fãs do nosso blog e amantes do esporte a motor, a Super Final da Stock Car 2...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 24; 12ª ETAPA DA STOCK CAR 2025, INTERLAGOS, SP


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014