POLÊMICA DA SEMANA - PARA EQUILIBRAR F1, FORCE INDIA PROPÕE MOTORES V8 PARA EQUIPES MENORES
Visando tornar a Fórmula 1 uma categoria mais equilibrada, a Force India propôs o retorno dos motores V8, que seriam usados apenas pelas equipes menores. A ideia do diretor do time indiano, Bob Fernley, ainda indica que os times mais qualificados continuem utilizando as unidades de potência V6 em seus carros.
Foi o chefe da F1, Bernie Ecclestone, porém, que trouxe à tona o assunto, quando disse que a F1 deveria “urgentemente” trazer de volta os motores V8 e os Kers (mecanismo de recuperação de energia cinética) para baixar os custos da categoria.
Por sua vez, os fabricantes insistem que as unidades V6 deveriam ser apenas aprimoradas em sua potência, assim aumentando o barulho e a velocidade dos carros. Fernley, entretanto, acredita que a melhor solução seria que ambos os motores competissem no mesmo grid.
“Eu acho que é razoavelmente claro que o V6 híbrido é o tipo de motor escolhido pelos fabricantes”, disse Fernley ao site Autosport. “No entanto, olhando para uma igualdade entre motores, usando um V8 com Kers, que é muito mais acessível para as equipes independente, talvez seja mais interessante”, completou.
O diretor da equipe indiana ainda ressaltou a vantagem financeira que a mudança traria aos times menos favorecidos, já que os atuais custos com os motores V6 diminuiriam: “Acho que a Fórmula 1 como um todo tem ajudado os fabricantes no desenvolvimento dos V6, mas nós precisamos olhar o aspecto comercial”.
Fonte: Gazeta esportiva.net
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.