ACERTADO NOVAMENTE POR ADVERSÁRIO, AUGUSTO FARFUS LAMENTA DESFECHO FRUSTANTE DA TEMPORADA
Quando o oitavo lugar na corrida final do campeonato, em Hockenheim, parecia certo, o piloto brasileiro foi acertado pela Mercedes de Robert Wickens e perdeu a chance de pontuar. O canadense foi punido por atitude antidesportiva com o acréscimo de 30s no seu tempo total de prova
Hockenheim recebeu neste domingo (19 de outubro) a última etapa da 30ª temporada da história do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo. Em meio a uma grande festa por parte dos torcedores que encheram as arquibancadas do clássico circuito alemão, Augusto Farfus lamentou por fechar seu ano na categoria de forma frustrante. Assim como aconteceu há duas semanas, quando teve de abandonar a etapa de Zandvoort depois de ter sido acertado por outro piloto, o brasileiro do BMW Team RBM viu pelos ares sua chance de pontuar na despedida do campeonato ao ser abalroado pela Mercedes de Robert Wickens. A direção de prova avaliou a atitude do canadense como antidesportiva e o puniu com o acréscimo de 30s no seu tempo total de corrida, o que, para o dono do carro #3, não ameniza o estrago causado hoje.
Farfus abriu a corrida confiante em conquistar um bom resultado para ajudar a BMW na luta contra a Audi pelo título dos construtores. O curitibano de 31 anos largou com pneus macios, fato que mais adiante provou não ter sido a melhor escolha. Mesmo depois de impor um bom ritmo de prova, Augusto não conseguiu fazer valer a melhor performance dos compostos mais rápidos fornecidos pela Hankook.
Na 19ª volta, o brasileiro fez seu pit-stop obrigatório e equipou sua BMW M4 DTM com pneus duros. Após a parada, Farfus voltou em sexto, que virou quarto após outros pilotos que estavam à sua frente também irem aos boxes. No entanto, muitos concorrentes do vice-campeão da temporada passada vinham com pneus macios, mais rápidos, e colocaram em xeque sua boa colocação na prova.
Daí por diante, o desempenho de quem usava pneus macios começou a aparecer. Nas últimas voltas, Augusto foi ultrapassado por Mattias Ekström, Mike Rockenfeller, Marco Wittmann e Paul di Resta. Em seguida, o safety-car entrou na pista devido a um acidente com Daniel Juncadella e juntou todos os pilotos. Na relargada, Farfus caiu para oitavo e buscava sustentar sua posição entre os dez primeiros quando foi acertado por Wickens e perdeu a chance de pontuar em Hockenheim. Na classificação final, o brasileiro cruzou a linha de chegada em 17º.
A vitória em Hockenheim ficou com Ekström, em dia de domínio da Audi, que comemorou o título dos construtores com 409 pontos, contra 379 da BMW e 222 da Mercedes. Augusto Farfus terminou o campeonato em 13º lugar ,com 39 pontos somados.
Augusto Farfus:
"É muito frustrante terminar a temporada assim. Do mesmo jeito que aconteceu em Zandvoort, fui acertado por outro carro da Mercedes, do Robert Wickens, que me tirou da prova.
O resultado não teria sido o ideal, mas acabei perdendo um oitavo lugar que estava praticamente garantido devido a essa atitude antidesportiva. Quanto à corrida, os pilotos que largaram com pneus macios não tiveram o mesmo desempenho de quem iniciou a prova com compostos duros, e isso se reflete na classificação final da corrida, então a estratégia não deu certo. No fim das contas, não foi um ano de sorte, nossa temporada foi abaixo do esperado, mas isso faz parte do esporte e serve para nos fazer mais fortes e focar ainda mais no futuro."
Fonte: Augusto Farfus - Imprensa.
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