domingo, 2 de março de 2014

FÓRMULA 1 2014 - MUDANÇAS TÉCNICAS




Os treinos de pré-temporada da Fórmula 1 que estão sendo realizados no autódromo de Sakhir, no Bahrein marca a última sessão antes da abertura da temporada no dia 16 de março, com o GP da Austrália. Nesta temporada os carros passaram por grandes mudanças técnicas e as que mais chamam á atenção do público são os bicos do carro e os motores turbo.

As equipes aproveitam esses testes para aperfeiçoar detalhes nos carros e experimentar novidades que possam ser usadas em algumas etapas.Vamos mostrar alguns detalhes que equipes estão utilizando nos seus bólidos e que passam despercebidos pelo público em geral, confira:

LOTUS E 22

(Foto: f1.com)

A Lotus tem uma caixa de ar muito estreita, e para melhorar o arrefecimento da unidade de alimentação (motor), há uma pequena entrada  na parte superior da tampa do motor para arrefecer o turbo (seta azul), com uma saída seguinte (setas vermelhas) para extrair o ar quente.


(Foto: f1.com)
Achei super diferente esse bico duplo  utilizado pela Lotus, mas vamos tentar entender o porque: O nariz duplo da Lotus é uma solução para as novas regras que regem a altura da estrutura de impacto frontal. Como você pode ver no desenho, uma das "pontas" é maior que a outra (1) , a fim de atender aos requisitos dos regulamentos. No entanto, este pino também funciona tanto como um suporte de asa e uma palheta de rotação (2). Lotus mantiveram seus complexos, placas terminais de três elementos para 2014 (3), mas trouxe estes e os outros elementos da asa para dentro, para proporcionar um melhor alinhamento com os pneus dianteiros (indicados pela área amarela-destaque), dadas as asas dianteiras mais estreitas nesta temporada .

FERRARI 14T

(Foto: f1.com)


No desenho acima é possível identificar as mudanças que ocorreram nos carros, a foto superior é o F14 T para 2014  e a inferior o carro de 2013, o F138 . Como um resultado disso, existe um declive íngreme da baixa nariz chato (1) até a parte superior do chassis (2). À medida que a linha de cor amarela (3) destaca, a parte inferior do chassis segue a mesma forma que a foto acima, permitindo a Ferrari obter a abundância de ar que flui sob o chassis e para o difusor, não obstante a redução na altura do nariz / chassis. Um aspecto surpreendente projeto do carro 2014 é que os sidepods (4) são muito semelhantes em tamanho para o do ano passado - um feito impressionante, dadas as necessidades de resfriamento extra das novas unidades de potência.

 O intercooler turbo e vários outros radiadores e sistemas de refrigeração estão alojados dentro dos sidepods, por isso é vantajoso aerodinamicamente ter mantido as pequenas. Outra mudança desde o ano passado é que a ingestão de airbox (5) tem uma forma triangular maior, enquanto a tampa do motor (6) tem uma grande extensão, que apresenta uma pequena saída de ar quente para a embreagem. Mais para trás para baixo do carro, a asa traseira é suportada por dois pilares em forma de bumerangue (7), enquanto que as placas terminais asa traseira (8) são uma forma semelhante aos da McLaren no ano passado e apresentam várias brânquias na parte inferior. Finalmente, todo o ar quente proveniente sidepods sai através de duas grandes aberturas ovais na parte traseira dos sidepods (9). Estas aberturas são colocadas muito baixo para baixo - menor até do que no novo Red Bull RB10 - e vai permitir que o ar quente possa sair em direção ao difusor.


A NOVA FÓRMULA 1



A nova temporada da F1 traz consigo as maiores revisões dos regulamentos técnicos dos últimos tempos. O principal deles é o motor que passa a ser 1,6 litros turbo V6 As alterações,ainda incluem asas dianteiras mais estreitas, narizes inferiores mais baixos, sidepods (entrada de ar) maiores, saídas de escape individuais e muito mais.

No desenho abaixo podemos observar fielmente as mudanças tomando como base o carro de 2013.

(Foto: f1.com)

 Vista de frente, as diferenças entre o carro de 2013 (à direita) e 2014 carro (à esquerda) estão claras. A redução da altura do chassi de 625 a 525 milímetros é talvez a diferença mais óbvia e, como você pode ver, isso tem um efeito significativo sobre a geometria da suspensão dianteira. Outra diferença notável é a menor área da extensão da asa traseira, reduzido de 220 a 200 mm para 2014. Os sidepods e aberturas sidepod,  vai crescer de tamanho em 2014, graças ao aumento da demanda de refrigeração da nova unidade de energia.


PARTICIPE DA 5ª EDIÇÃO DO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL


Nosso blog passou para a 2° Fase de votação do Top Blog Brasil, estamos classificados no TOP 100.
Para avançarmos para a próxima fase (TOP 3), precisamos do seu voto, querido leitor.
Você pode votar de duas maneiras: por e-mail e pelo Facebook.

Para votar clique no "link p/ votação"


     VOTE AQUI     link p/ votação



O encerramento da votação é dia 10/3, até lá aproveite para votar!!! Convide seus amigos e familiares e juntos conquistaremos mais esse Troféu!

Att.


Claudio Heliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 24; 12ª ETAPA DA STOCK CAR 2025, INTERLAGOS, SP

  Blog na TV ,edição nº 24 Nessa edição vamos exibir aos amigos fãs do nosso blog e amantes do esporte a motor, a Super Final da Stock Car 2...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 24; 12ª ETAPA DA STOCK CAR 2025, INTERLAGOS, SP


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014