FÓRMULA 1 2014 - MUDANÇAS TÉCNICAS
Os treinos de pré-temporada da Fórmula 1 que estão sendo realizados no autódromo de Sakhir, no Bahrein marca a última sessão antes da abertura da temporada no dia 16 de março, com o GP da Austrália. Nesta temporada os carros passaram por grandes mudanças técnicas e as que mais chamam á atenção do público são os bicos do carro e os motores turbo.
As equipes aproveitam esses testes para aperfeiçoar detalhes nos carros e experimentar novidades que possam ser usadas em algumas etapas.Vamos mostrar alguns detalhes que equipes estão utilizando nos seus bólidos e que passam despercebidos pelo público em geral, confira:
(Foto: f1.com) |
A Lotus tem uma caixa de ar muito estreita, e para melhorar o arrefecimento da unidade de alimentação (motor), há uma pequena entrada na parte superior da tampa do motor para arrefecer o turbo (seta azul), com uma saída seguinte (setas vermelhas) para extrair o ar quente.
(Foto: f1.com) |
Achei super diferente esse bico duplo utilizado pela Lotus, mas vamos tentar entender o porque: O nariz duplo da Lotus é uma solução para as novas regras que regem a altura da estrutura de impacto frontal. Como você pode ver no desenho, uma das "pontas" é maior que a outra (1) , a fim de atender aos requisitos dos regulamentos. No entanto, este pino também funciona tanto como um suporte de asa e uma palheta de rotação (2). Lotus mantiveram seus complexos, placas terminais de três elementos para 2014 (3), mas trouxe estes e os outros elementos da asa para dentro, para proporcionar um melhor alinhamento com os pneus dianteiros (indicados pela área amarela-destaque), dadas as asas dianteiras mais estreitas nesta temporada .
FERRARI 14T
(Foto: f1.com) |
No desenho acima é possível identificar as mudanças que ocorreram nos carros, a foto superior é o F14 T para 2014 e a inferior o carro de 2013, o F138 . Como um resultado disso, existe um declive íngreme da baixa nariz chato (1) até a parte superior do chassis (2). À medida que a linha de cor amarela (3) destaca, a parte inferior do chassis segue a mesma forma que a foto acima, permitindo a Ferrari obter a abundância de ar que flui sob o chassis e para o difusor, não obstante a redução na altura do nariz / chassis. Um aspecto surpreendente projeto do carro 2014 é que os sidepods (4) são muito semelhantes em tamanho para o do ano passado - um feito impressionante, dadas as necessidades de resfriamento extra das novas unidades de potência.
O intercooler turbo e vários outros radiadores e sistemas de refrigeração estão alojados dentro dos sidepods, por isso é vantajoso aerodinamicamente ter mantido as pequenas. Outra mudança desde o ano passado é que a ingestão de airbox (5) tem uma forma triangular maior, enquanto a tampa do motor (6) tem uma grande extensão, que apresenta uma pequena saída de ar quente para a embreagem. Mais para trás para baixo do carro, a asa traseira é suportada por dois pilares em forma de bumerangue (7), enquanto que as placas terminais asa traseira (8) são uma forma semelhante aos da McLaren no ano passado e apresentam várias brânquias na parte inferior. Finalmente, todo o ar quente proveniente sidepods sai através de duas grandes aberturas ovais na parte traseira dos sidepods (9). Estas aberturas são colocadas muito baixo para baixo - menor até do que no novo Red Bull RB10 - e vai permitir que o ar quente possa sair em direção ao difusor.
A NOVA FÓRMULA 1
A nova temporada da F1 traz consigo as maiores revisões dos regulamentos técnicos dos últimos tempos. O principal deles é o motor que passa a ser 1,6 litros turbo V6 As alterações,ainda incluem asas dianteiras mais estreitas, narizes inferiores mais baixos, sidepods (entrada de ar) maiores, saídas de escape individuais e muito mais.
No desenho abaixo podemos observar fielmente as mudanças tomando como base o carro de 2013.
(Foto: f1.com) |
Vista de frente, as diferenças entre o carro de 2013 (à direita) e 2014 carro (à esquerda) estão claras. A redução da altura do chassi de 625 a 525 milímetros é talvez a diferença mais óbvia e, como você pode ver, isso tem um efeito significativo sobre a geometria da suspensão dianteira. Outra diferença notável é a menor área da extensão da asa traseira, reduzido de 220 a 200 mm para 2014. Os sidepods e aberturas sidepod, vai crescer de tamanho em 2014, graças ao aumento da demanda de refrigeração da nova unidade de energia.
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