RESUMO DAKAR 2013 - A JORNADA ATÉ AGORA

A equipe Petronas de Rooy Iveco busca o bicampeonato no rali mais famoso do mundo


Posted: 11 Jan 2013 11:03 AM PST

Uma equipe com um só desafio: vencer o Rally Dakar 2013 pela segunda vez consecutiva. No sábado passado, dia 5 de janeiro, o mais importante rali off-road do planeta foi iniciado em Lima, no Peru. E a equipe Petronas De Rooy Iveco começou com o pé direito, vencendo a primeira etapa.


Para conquistar o bicampeonato e defender a glória alcançada na edição passada, o time holandês passou por um treinamento ainda mais rigoroso. O objetivo prioritário é colocar o máximo de caminhões da marca no pódio (no ano passado a Iveco ficou com a primeira e a segunda colocação). Neste ano, a equipe De Rooy participa com cinco caminhões da marca. O percurso será de oito mil quilômetros entre Lima, no Peru, e Santiago, no Chile, passando por um trecho em território argentino.

Veja o que aconteceu nas seis etapas do rali:


Etapa 1: Lima > Pisco

 No dia 5 de janeiro, a etapa foi liderada de ponta a ponta pelo piloto Gerard De Rooy, a bordo do Iveco Powerstar. O Iveco Powerstar reinou absoluto nesta curta etapa e desfilou diante de uma multidão já como líder, na rampa de início simbólico localizado no subúrbio costeiro de Chorrillos, em Lima. Para fechar a estreia, o Iveco Trakker Strator foi o mais rápido no percurso inicial de apenas 13 quilômetros, disputado perto de Pisco. Com um tempo de 8 minutos e 46 segundos, o Iveco Trakker Strator lidera o ranking geral da corrida mais extrema do mundo. Para voltar a demonstrar a força da equipe Iveco De Rooy, Hans Stacey, escoltou seu primo apenas 16 segundos atrás com o Iveco Trakker Evolution III.


Etapa 2: Pisco > Pisco

 O holandês Gerard De Rooy foi novamente o mais rápido na etapa do dia 6 de janeiro e estabeleceu-se como líder na classificação geral na categoria “caminhões”. Como esperado, os 242 quilômetros foram o primeiro grande desafio da edição. O trecho de velocidade livre testou não só a capacidade dos caminhões de contornar as altas dunas de areia fofa do deserto de Ica, mas também a capacidade da equipe em relação à navegação. De Rooy, depois de ultrapassar um percurso fatídico de 120 quilômetros, impôs um forte ritmo que lhe valeu a vitória na segunda etapa consecutiva, um resultado que confirmou a sua liderança na classificação geral com uma vantagem de 2 minutos 16 segundo de seu rival mais próximo. Hans Stacey, a bordo do Iveco Trakker Evolution III, perdeu um pouco mais de 26 minutos e caiu para o sétimo lugar na classificação geral.

 Etapa 3: Pisco > Nazca

 Com um desempenho avassalador, o Iveco Powerstar guiado por Gerard De Rooy venceu a etapa do dia 7, sendo o primeiro colocado nas três primeiras fases do Rali Dakar 2013. E com a terceira posição obtida pelo italiano Miki Biasion com seu Iveco Trakker, a equipe Iveco De Rooy consolidou a liderança. A experiência do italiano Miki Biasion nestes primeiros dias comprovou que a equipe está em sintonia. Durante a terceira etapa, o piloto conseguiu ganhar novamente o terceiro lugar no teste de 243 km, reduzindo assim a diferença com o concorrente Alex Loprais na classificação geral.

 Etapa 4: Nazc > Arequipa

 No dia 8 de janeiro, a equipe Iveco De Rooy encarou um trecho cheio de pedras e dunas altas. Apesar de tudo, os cinco caminhões Iveco alcançaram a linha de chegada e receberam as manutenções necessárias durante a noite para seguir bem na próxima etapa e atingir seu objetivo final: ganhar mais uma nova etapa do rali mais difícil do mundo. O trabalho em equipe foi fundamental para não perder a vantagem conquistada após as três primeiras etapas do rali. É por isso que Miki Biasion desempenhou um papel fundamental no resgate do Iveco Trakker para o atual campeão Gerard de Rooy, que perdeu a posição de líder por apenas 56 segundos.

 Etapa 5: Arequipa > Arica

 O piloto holandês Hans Stacey levou seu Trakker Evolution III à primeira colocação da etapa disputada no dia 9 de janeiro. Com uma especial de 172 quilômetros em terrenos arenosos e com muitas pedras, Stacey fechou o dia com o tempo de 02h07min34s, 01min53s à frente do segundo colocado. Outro grande destaque do dia foi o terceiro lugar obtido pelo também holandês Gerard De Rooy, que lhe garantiu a liderança na classificação geral da categoria Caminhões. A especial foi altamente disputada entre De Rooy e o “fogo amigo” Stacey. Nos primeiros 70 quilômetros do trecho especial, os caminhões Iveco correram lado a lado. O desempenho de Hans Stacey acabou sendo superior, levando a Iveco a ter dois caminhões no “Top 5” da classificação geral do rali, pois, com o resultado da quinta etapa, o Trakker Evolution III 3 agora se encontra 50min20s atrás do seu chefe de equipe, Gerard De Rooy.

 Etapa 6: Arica > Calama

 Os caminhões Iveco passaram pelo teste mais difícil até agora no dia 10. Após uma prova disputadíssima em uma especial com 438 quilômetros pelo Deserto do Atacama, no Chile, Gerard De Rooy cruzou a linha de chegada com o Iveco Powerstar número 500 na primeira posição e manteve-se em primeiro lugar na classificação geral da categoria. Miki Biasion, com o Iveco Trakker Evolution II, foi o quinto colocado, e subiu sete posições no ranking dos pesados. O alto nível de exigência do trecho especial acabou vitimando o Iveco Trakker Evolution III, guiado pelo holandês Hans Stacey. Vencedor da etapa anterior, Stacey teve problemas após os 80 quilômetros iniciais da especial, quando capotou do topo de uma duna com cem metros de altura. O piloto e a equipe saíram ilesos, mas o caminhão sofreu diversas avarias e saiu da competição.




Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL