LUIZ RAZIA E A TÃO SONHADA F-1


Razia em teste com a Team Lotus T128 (2011) 




O Vice campeão da GP2 ( quatro vitórias e nove pódios), o piloto baiano Luiz Razia de 23 anos, está muito focado em ingressar na F-1 em 2013, ele já participou de dois importantes testes para pilotos novatos. O primeiro, no mês de setembro, foi com a Force Índia, no circuito francês de Magny-Cours., fora do calendário da categoria desde 2008. Razia deu 65 voltas e impressionou os membros da equipe indiana.

"Foi um ótimo dia de testes para Luiz Razia. Os engenheiros ficaram muito impressionados com as informações", comentou a equipe. "Foi nosso primeiro trabalho com Luiz e ele nos impressionou logo de cara. Ele se mostrou confortável no carro e, imediatamente, foi nos dando um bom feedback nos níveis de aderência. Tivemso um problema de manhã que nos deixou na garagem, mas aceleramos à tarde e completamos o programa", analisou o engenheiro-chefe Jakob Andreasen.




Para Razia o teste foi uma excelente oportunidade em guiar um F-1 como também ter vivido a experiência do uso do Kers (a GP2 não utiliza desse recurso).

"É sempre valioso passar um tempo com um carro de F-1 e hoje foi muito útil, pois me deu a chance de conhecer a equipe e ficar confortável no carro. O maior desafio foi se acostumar a todos os botões no volante, mas foi uma boa experiência e aprendi tudo sobre os sistemas do carro. Também experimentei o Kers pela primeira vez", disse Razia.

 "Tivemos alguns problemas com o carro pela manhã, então completei a maior parte de minhas voltas no período da tarde e a pista foi melhorando com o emborrachamento. Melhoramos o carro durante minhas saídas e corrigimos o equilíbrio, que funcionou bem. Gostei muito de trabalhar com a equipe e espero ter a chance de construir em cima disso no futuro" completou o baiano, que tem o apoio de Cyber1 Group, CAF e Coralis.

No ínicio deste mês Razia viveu outra experiência ao participar do segundo teste de pilotos novatos, desta com a equipe Toro Rosso, no circuito de Abu Dhabi, foram dois dias de testes e seis equipes estiverem presentes no teste.O modelo utilizado foi o STR7, o cronograma da equipe consistiu em uma série de checagens, testes aerodinâmicos e de freios. Razia completou 67 voltas e se diz satisfeito com o teste

"Gostei da minha primeira experiência com a Toro Rosso hoje, em uma pista que conheço bem e andei com um F-1 em 2010 e 2011. Pela manhã, a equipe testou diversos ítens que precisava trabalhar e, na parte da tarde, procuramos estabilizar uma linha base no carro. No geral, foi um bom dia, o carro correu sem problemas e pude completar muitas voltas", comenta Razia.

O engenheiro-chefe da STR,Laurent Mekies, gostou do ritmo de prova do piloto da GP2  "Este foi o primeiro dia de trabalho de Luiz com a gente e ele se adaptou bem, entrando rapidamente no ritmo e andando em uma boa batida. Isso significa que fizemos muitas coisas em um dia onde as condições da pista foram ótimas e estáveis."




No segundo dia de testes, Razia não estava bem de saúde, e sofreu com uma gripe daquelas, com direito a febre (sai pra lá "ziquizira"), mas mesmo assim o piloto baiano deu conta do recado e completou 68 voltas no traçado de 5.554 metros de Abu Dhabi. O teste foi importante pois a STR pode testar intens que serão utilizados na próxima temporada.

Laurent Mekies resaltou a importância dos dois dias de testes realizado por Razia "Nos dois dias, Luiz não cometeu erros e isso permitiu a nós completar nosso programa. Nosso trabalho era grande, com o teste de vários ítens que serão úteis para a próxima temporada e nos ajudarão nas corridas finais da temporada."


Para Razia agora é só aguardar qual será sua posição na temporada 2013 do automobilismo internacional
"No geral, esses dois dias no carro foram uma ótima experiência para mim e realmente gostei de trabalhar em uma equipe italiana, uma vez que todo mundo na Toro Rosso me fez sentir muito bem à vontade desde a hora que cheguei", completou o piloto.


Para ingressar no mercado super competitivo de pilotos da F-1, é preciso muita habilidade, conhecimento, dinheiro e marketing e pensando nisso tudo e na tão sonhada vaga na categoria em 2013, é que Luiz Razia fechouum acordo com a empresa brasileira SOMOZ, especializada em marketing esportivo e que traz na bagagem grandes trabalhos dentro do esporte a motor e moda. A SOMOZ  é dona da marca de roupas MON Trackwear. A MON, marca já conhecida no meio automobilístico, já vestiu e patrocinou mais de 30 equipes de corrida diferentes ao longo de sete anos, como Terra, Panasonic e Hot Wheels na Stock Car, além de equipes da Fórmula Indy e Nascar.

Razia na GP2 - vice-campeão 2012


O  diretor geral da SOMOZ, Eros Narloch, está satisfeito em encarar mais esse desafio com o piloto brasileiro.

"Estamos muito felizes por este novo desafio com o Luiz Razia. Acompanhamos a carreira dele já há algum tempo e decidimos aceitar o convite de trabalhar sua marca, pois entendemos que ele é uma pessoa e um piloto diferenciado. O Razia quer a F-1 e a F-1 quer o Razia, esta condição nos abre diversas oportunidades para realizar um bom trabalho”.

Luiz Razia também se diz satisfeito coma a nova parceria  e fala que o mercado de pilotos também joga pesado fora das pistas. "Estou muito contente em ter a SOMOZ do meu lado neste objetivo que é a F-1. É muito bom ver que existe empresas brasileiras que acreditam e estão dispostas a investir em nosso trabalho. Juntos, esperamos atingir este objetivo para trabalharmos no competitivo mercado da F-1, que não se resume dentro das pistas”, afirma Luiz Razia.




Comentários

GP ESTADOS UNIDOS 2024, RESUMO

CAPA DA SEMANA

CAPA DA SEMANA
REVISTA RACING

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI
#220 GP de Barcelona será o fiel da balança para o estágio de evolução das equipes

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL