quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PNEUS DE F-1 - SUAS CORES E SIGNIFICADOS




Aos amigos (as) do blog!

A fabricante de pneus italiana Pirelli é  a fornecedora exclusiva dos pneus da Fórmula 1 desde 2011 e 20 anos depois  reingressa ao mundo da F-1 com uma missão que foi dada pelo presidente da FOM, Bernie Eclestone: trazer de volta as emoções dos GPs. E o que vemos é isso mesmo, uma categoria com mais emoção, com mais disputas e isso não é só no pelotão da frente, ocorre no meio e no fim também.

Para chegar bem ao final de um Grande Prêmio não basta apenas ser rápido é necessário adotar uma boa estratégia, ser arrojado, mas também, conservador e o mais importante, ter um bólido equilibrado para que os pneus possam transmitir toda a potência do motor que gira em torno de 750 cv para o solo.Os pneus dianteiros e traseiros são de 13 polegadas com banda de rodagem (área de contato com o solo) em 245mm na dianteira e 325mm na  traseira. O diâmetro para os pneus dianteiros e traseiros  são 660 mm. Os compostos para chuva são 10mm maiores.

Nos bate-papos sobre Fórmula 1 é possível perceber que o público aprovou as medidias adotadas desde 2011 para as regras dos pneus, principalmente quando não há um favoritismo por um piloto.O público que acompanha as corridas da categoria pode identificar que tipo de composto  o piloto estar usando através das cores:

Slick -  super macio (vermelho), macio (amarelo), médio (branco) ou duro (prata),
Chuva -  intensa (laranja) e chuva intermediaria (azul)

Vamos conhecer as características de cada um e onde é mais indicado o seu uso:

PNEUS SLICK (PISTA SECA)

* Super macio - Na cor vermelha seu uso é mais apropriado para circuitos de rua,onde proporciona altos índices de aderência e desempenho, porém sua durabilidade é curtíssima.

* Macio - Na cor amarelo seu uso é mais apropriado para circuitos com baixo desgaste dos pneus é o pneu mais utilizado pelas equipes por proporcionar uma maior possibilidades de estrategia aliado a boa aderência  e uma rápido aquecimento do composto.

* Médio - Na cor branca seu uso é mais apropriado para pistas de altas temperaturas ou superfícies abrasivas, seu composto está bem adaptado as todas as condições de pista.

* Duro - Na cor prata seu uso é mais apropriado para circuitos longos, com altas temperaturas, asfalto abrasivo e grandes forças laterais. Este composto demora mais tempo para aquecer em relação aos outros.

PNEUS DE CHUVA (LEVE E PESADA)

Intermediário (chuva leve) - Na cor verde seu uso é para chuvas leves, seus sulcos são menos profundos comparados com os de chuva forte, o que implica em uma menor drenagem de água. Este pneu poder ser utilizado em pistas com piso molhado, levemente molhado ou condições meteorológicas incertas.

* Chuva pesada - Na cor azul seu uso é indicado para chuvas mais intensas, seus sulcos (ranhuras na banda de rodagem) são profundos.Os pneus de chuva são projetados para expelir mais de 60 litros de água por segundo em uma velocidade de 300km/h, seis vezes mais que um pneu normal de estrada, que dispersa mais ou menos 10 litros por segundo em uma velocidade muito mais baixa.

O tipo de composto a ser utilizado durante o final de semana de um Grande Prêmio é determinado pelo diretor de prova e comissão técnica. A Pirelli também é fornecedora exclusiva da GP2 e GP3, categorias de acesso a Fórmula 1.



TOP BLOG 2012




 Ajude a eleger este blog como o melhor Blog do Brasil na categoria esporte. A primeira etapa da eleição depende do voto popular.São três as maneiras de votar: E-mail, Facebook e Twitter Vote agora mesmo acessando: link do prêmio 

 Desde já agradecemos sua participação!








2 comentários:

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

FÓRMULA 1 2025: GP DO CATAR, HORÁRIO DA CORRIDA

  Domingo, 30 de Novembro  🕑 13 :00 [ Corrida] Nota📝: As transmissões da temporada 2025 estão a cargo do Grupo Bandeirantes de Televisão. ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014