PNEUS DE F-1 - SUAS CORES E SIGNIFICADOS
Aos amigos (as) do blog!
A fabricante de pneus italiana Pirelli é a fornecedora exclusiva dos pneus da Fórmula 1 desde 2011 e 20 anos depois reingressa ao mundo da F-1 com uma missão que foi dada pelo presidente da FOM, Bernie Eclestone: trazer de volta as emoções dos GPs. E o que vemos é isso mesmo, uma categoria com mais emoção, com mais disputas e isso não é só no pelotão da frente, ocorre no meio e no fim também.
Para chegar bem ao final de um Grande Prêmio não basta apenas ser rápido é necessário adotar uma boa estratégia, ser arrojado, mas também, conservador e o mais importante, ter um bólido equilibrado para que os pneus possam transmitir toda a potência do motor que gira em torno de 750 cv para o solo.Os pneus dianteiros e traseiros são de 13 polegadas com banda de rodagem (área de contato com o solo) em 245mm na dianteira e 325mm na traseira. O diâmetro para os pneus dianteiros e traseiros são 660 mm. Os compostos para chuva são 10mm maiores.
Nos bate-papos sobre Fórmula 1 é possível perceber que o público aprovou as medidias adotadas desde 2011 para as regras dos pneus, principalmente quando não há um favoritismo por um piloto.O público que acompanha as corridas da categoria pode identificar que tipo de composto o piloto estar usando através das cores:
Slick - super macio (vermelho), macio (amarelo), médio (branco) ou duro (prata),
Chuva - intensa (laranja) e chuva intermediaria (azul)
Vamos conhecer as características de cada um e onde é mais indicado o seu uso:
PNEUS SLICK (PISTA SECA)
* Super macio - Na cor vermelha seu uso é mais apropriado para circuitos de rua,onde proporciona altos índices de aderência e desempenho, porém sua durabilidade é curtíssima.
* Macio - Na cor amarelo seu uso é mais apropriado para circuitos com baixo desgaste dos pneus é o pneu mais utilizado pelas equipes por proporcionar uma maior possibilidades de estrategia aliado a boa aderência e uma rápido aquecimento do composto.
* Médio - Na cor branca seu uso é mais apropriado para pistas de altas temperaturas ou superfícies abrasivas, seu composto está bem adaptado as todas as condições de pista.
* Duro - Na cor prata seu uso é mais apropriado para circuitos longos, com altas temperaturas, asfalto abrasivo e grandes forças laterais. Este composto demora mais tempo para aquecer em relação aos outros.
PNEUS DE CHUVA (LEVE E PESADA)
* Intermediário (chuva leve) - Na cor verde seu uso é para chuvas leves, seus sulcos são menos profundos comparados com os de chuva forte, o que implica em uma menor drenagem de água. Este pneu poder ser utilizado em pistas com piso molhado, levemente molhado ou condições meteorológicas incertas.
* Chuva pesada - Na cor azul seu uso é indicado para chuvas mais intensas, seus sulcos (ranhuras na banda de rodagem) são profundos.Os pneus de chuva são projetados para expelir mais de 60 litros de água por segundo em uma velocidade de 300km/h, seis vezes mais que um pneu normal de estrada, que dispersa mais ou menos 10 litros por segundo em uma velocidade muito mais baixa.
O tipo de composto a ser utilizado durante o final de semana de um Grande Prêmio é determinado pelo diretor de prova e comissão técnica. A Pirelli também é fornecedora exclusiva da GP2 e GP3, categorias de acesso a Fórmula 1.
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