A VOLTA DOS MOTORES TURBO NA F-1
Fala Turma!
A última temporada dos motores turbo foi em 1988 e após 26 anos (isso em 2014) a F-1 adotará para a temporada de 2014 os propulsores turbo. A estreia dos turbos na categoria ocorreu em 1977 pelas mãos da equipe francesa Renault.
A última temporada dos motores turbo foi em 1988 e após 26 anos (isso em 2014) a F-1 adotará para a temporada de 2014 os propulsores turbo. A estreia dos turbos na categoria ocorreu em 1977 pelas mãos da equipe francesa Renault.
O anúncio foi feito no mês de junho, o motor será V6, de 1.6 litros, inicialmente essa mudança estaria para a temporada de 2013 e os propulsores continuariam utilizando motores de quatro cilindros, porém as equipes, não aprovaram essa ideia, havendo muita discussão sobre o assunto. Atualmente os carros de Fórmula 1 utilizam V8, de 2.4 litros aspirados.
Todo essa mudança é visando uma categoria que polua menos, ou seja, mais ecológica. Como também a redução do consumo de combustível em torno de 35%. E nesse pacote de mudanças o carro teria um aumento de peso mínimo para 660 Kg. Os carros atualmente seguem a regra com o mínimo de 640 Kg.
O funcionamento do motor turbo ocorre da seguinte forma: o motor turbo aproveita o ar que sai da válvula de escape do motor para girar uma turbina, que, por sua vez, gira uma hélice do outro lado do equipamento, que suga o ar do ambiente. O ar puxado pela hélice vai para um compressor, que abastece a válvula de admissão com ar comprimido. Em cada ciclo do motor entra mais oxigênio e combustível na câmara, gerando uma explosão mais poderosa, e logo, mais potência.
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