A ESTREIA DE LUCIANO BURTI NA FÓRMULA 1
Olá meus amigos (as)!
Luciano Burti (São paulo, 05 de março de 1975) iniciou no kartismo em 1991, em 1999 foi piloto de testes da extinta equipe Stewart, no final desse mesmo ano a equipe de propriedade do ex-piloto de F-1, Jackie Stewart foi vendida a Ford e no ano 2000, ela foi rebatizada de Jaguar Racing. Burti continuou sendo piloto de testes da equipe.
A temporada 2000 na equipe jaguar tinha como pilotos oficiais, Eddie Irvine e Johnny Herbert. Na 10º etapa da temporada, o GP da Áustria, Burti marcaria sua estreia na categoria como piloto, disputando apenas esta etapa, o brasileiro estava substituindo o inglês Eddie Irvine, devido a problemas de saúde, ainda na sexta-feira durante a realização dos treinos livres o piloto inglês reclamava de fortes dores abdominais.Imediatamente o inglês foi encaminhado ao hospital com suspeita de apendicite (o que não se confirmou) e não pôde correr.
Burti no sábado de classificação, conquistou a 21º colocação (1.12.822) e cruzou a linha de chegada em 11º (a 2 voltas do líder) Mika Hakkinen (FIN). Burti não alcançou uma melhor posição no grid, devido, ter tido problemas mecânicos ainda nos treinos livres de sábado. Sua largada aconteceu nos boxes com o carro reserva, acertado para o Herbert. Como o inglês era mais baixo que o brasileiro, Burti sofreu com os acertos dos pedais (freio), já que o pé direito esbarrava no pedal esquerdo, e também com as dimensões do cockpit.
-"Como ele é mais baixo que eu, tive de correr com as pernas muito dobradas e meu joelho batia no cockpit. Acabei com muitas dores. Mas foi importante ir até o final, porque eu não sabia se ia aguentar uma corrida inteira de F-1".
Burti fala da satisfação de sua estreia "Estou contente de ter feito minha primeira corrida, de ter brigado com outros pilotos na pista. Juntando tudo, foi positivo. A equipe gostou, e qualquer fator positivo para mim nessa altura do campeonato é importante". Após dois meses da estreia a equipe Jaguar confirmou Burti como piloto titular ao lado do inglês Eddie Irvine.
Com essa estreia na categoria, Burti se tornou o 23º piloto brasileiro na história a disputar um GP de F-1. Atualmente Luciano Burti faz parte do quadro de comentaristas de F-1 da Rede Globo, ao lado do jornalista Reginaldo Leme e do locutor Galvão Bueno, como também é piloto de Stock Car (categoria de carros de turismo no Brasil).
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.