quarta-feira, 6 de abril de 2011

GUSTAVO SODERMANN MORRE AOS 29 ANO DE IDADE, APOS SOFRER GRAVE ACIDENTE


Olá!


A prova de abertura da temporada 2011 da Copa Montana, categoria de acesso a Stock Car, realizada no domingo passado (03/04), foi marcada por uma tragédia, o piloto de 29 anos, Gustavo Soderman, da J.Star Racing teve um fim trágico ao ser envolvido em um acidente de proporções gravíssimas.


Debaixo de muita chuva ainda nas primeiras voltas, seu carro (nº 48) foi tocado pelo Tiago Geronimi , na curva conhecida como Curva do Café (que é feita em subida), em Interlagos, desgovernado o veículo foi de encontro ao muro de proteção externo (?!), bateu e voltou a pista, nesse momento três carros o acertaram, o mais violento envolveu o carro do piloto Pedro Boesel (nº 11), que o atingiu pelo meio.


O piloto sofreu uma parada cardiorespirátoria, além de inúmeras fraturas (traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral difusa e fratura da primeira vértebra cervical), o mesmo foi reanimado ali mesmo na pista, pela equipe de socorro comandada pelo Dr. Dino Altmann, médico responsável pela Stock Car. Devido a gravidade o piloto foi transferido para o Hospital São Luiz, no bairro do Morumbi, em São Paulo.


O neurocirurgião Gustavo Pagura, foi o responsável para dar continuidade ao atendimento, segundo ele, a sua equipe estava preparada no centro cirúrgico, A avaliação do quadro persistia em Glasgow 3 - essa é uma escala de coma que vai do 3 até o 15, sendo 15 muito bem e 3 o pior deles. Ele respirava com ajuda de aparelhos. Dr. Pargura explica em detalhes o quadro do de saúde do piloto, como também a gravidade do impacto em seu corpo. "O Gustavo chegou em 15 minutos. O quadro dele era muito grave: foi uma parada cardíorrespiratória, e ele foi socorrido de imediato. O trauma foi tão grande que, talvez se tivesse sido na frente do hospital, o resultado seria o mesmo. Pesou muito o impacto. O tipo de traumatismo: ele teve uma hemorragia cerebral difusa e uma fratura da primeira vértebra cervical. Externamente ele não tinha nada, quer dizer o impacto levou a uma movimentação brusca da cabeça. O tratamento na pista, pelo que a gente tem de relato, foi muito competente, o trauma é que foi muito forte", finaliza.



Questionado sobre a proteção usada pelos pilotos na categoria, ele conclui " - Por mais que você tenha proteção, ela só vai até um determinado limite. Isso depende do tipo de impacto. Ele teve uma colisão em T: rodou, estava desprotegido e foi acertado no meio. Você imagina o impacto lateral. Por mais que você esteja muito bem protegido, o impacto é tão grande que sempre tem um limite. Ele estava de capacete, cinto e toda a proteção que tem um piloto", explica.


O enterro do piloto ocorreu sob forte emoção, no cemitério Israelita de Butantã, em São Paulo, na tarde de terça-feira. A família optou por doar os orgãos do piloto.

Confira a nossa "Racing Car Vídeos".


Visite o nosso canal no YouTube:YouTube - Canal de freitas32100


Galera, add a comunidade do nosso blog no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103437778


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014