STOCK CAR VOA NO DESERTO DE BONNEVILLE SALT FLATS
Olá meus amigos (as)!
No mês de agosto o tricampeão da Stock Car, o carioca Cacá Bueno, e sua equipe a Red Bull Racing entraram para a história ao superar a mística marca dos 300 quilômetros por hora em Boneville Salt Flats, na cidade de Wendover, em Utah, nos Estados Unidos. Local este que já foi um lago de água salgada, e que recebem pilotos de todos os cantos do mundo para participarem da Semana da Velocidade onde superar a marca dos 300 quilômetros por hora é o grande desafio. A RBR fez muito mais que isso, conseguiu chegar aos absurdos 345,936 Km/h, marca esta superior obtida pelo Fórmula 1 de Sebastian Vettel em 2009, quando marcou 343,0 Km/h, no GP de Monza.
Para chegar a essa incrível marca o Stock Car passou por algumas modificações no câmbio, motor, pneus e aerodinâmica. O calor do deserto de sal (40ºC.), exigiu de Cacá Bueno e sua equipe uma boa dose de preparo físico e uma concentração fora do normal, pois, manter uma carro no chão (sal) a mais de 340 Km/h, é um desafio para poucos mortais.
Para Andreas Mattheis, diretor técnico da Red Bull Racing, correr no sal exigiu muito de todos os envolvidos no super desafio, pois, segundo o diretor a altitude de quase 2000m, rouba potência do motor, em cerca de 20%. Sem falarmos que a Goodyear (fornecedora oficial de pneus da categoria), teve que desenvolver um composto especial para andar no sal. No motor (V-8), normalmente a rotação máxima de um Stock Car atinge os 6000rpm (rotações por minuto) foi estendido em 7000rpm. O câmbio de fabricação inglesa (Xtrac, 6 marchas) teve suas relações de marchas estendidas, até para que o carro pudesse atingir velocidade tão altas.
Na aerodinâmica tudo que era buraco foi tapado para assim proporcionar menos arrasto aerodinâmico, inclusive, até os retrovisores foram retirados. E como para um Stock Car no sal em veloicdade tão alta? Os freios ganharam um reforço chamado de para-quedas, recurso esse utilizado em corrida de Dragsters e provas de arrancadas. O recorde de velocidade máxima obtida por um Stock Car pertencia ao Fábio Sotto Mayor na estrada Rio-Santos, quando as máquinas eram os Opala seis cilindros, isso em 1991.
Pelos olhos e sorriso do piloto carioca foi possível observar a satisfação em estabelecer esse recorde para a categoria " Dedico esse recorde para todo mundo que adora velocidade. Não só para os fãs de Stock Car, mas pra todos que gostam de automobilismo. Primeira vez de uma equipe brasileira no deserto de sal, 345 km/h. Ficou a vontade de voltar em 2011 para bater isso." vibrou o piloto.
Cacá ainda ressalta que não foi fácil obter essa marca " Alcançar 345 km/h de velocidade é muito mais do que a gente esperava. Não foi um trabalho feito apenas nestes dois dias no deserto. Foram meses de preparação. É um Stock Car, a gente não mudou nada. Estou feliz por mim, pela equipe e por todos que gostam de Stock Car. Agora posso responder a pergunta que sempre me fizeram: um stock car pode chegar a 345 km/h - vibrou Cacá Bueno.
No mês de agosto o tricampeão da Stock Car, o carioca Cacá Bueno, e sua equipe a Red Bull Racing entraram para a história ao superar a mística marca dos 300 quilômetros por hora em Boneville Salt Flats, na cidade de Wendover, em Utah, nos Estados Unidos. Local este que já foi um lago de água salgada, e que recebem pilotos de todos os cantos do mundo para participarem da Semana da Velocidade onde superar a marca dos 300 quilômetros por hora é o grande desafio. A RBR fez muito mais que isso, conseguiu chegar aos absurdos 345,936 Km/h, marca esta superior obtida pelo Fórmula 1 de Sebastian Vettel em 2009, quando marcou 343,0 Km/h, no GP de Monza.
Para chegar a essa incrível marca o Stock Car passou por algumas modificações no câmbio, motor, pneus e aerodinâmica. O calor do deserto de sal (40ºC.), exigiu de Cacá Bueno e sua equipe uma boa dose de preparo físico e uma concentração fora do normal, pois, manter uma carro no chão (sal) a mais de 340 Km/h, é um desafio para poucos mortais.
Para Andreas Mattheis, diretor técnico da Red Bull Racing, correr no sal exigiu muito de todos os envolvidos no super desafio, pois, segundo o diretor a altitude de quase 2000m, rouba potência do motor, em cerca de 20%. Sem falarmos que a Goodyear (fornecedora oficial de pneus da categoria), teve que desenvolver um composto especial para andar no sal. No motor (V-8), normalmente a rotação máxima de um Stock Car atinge os 6000rpm (rotações por minuto) foi estendido em 7000rpm. O câmbio de fabricação inglesa (Xtrac, 6 marchas) teve suas relações de marchas estendidas, até para que o carro pudesse atingir velocidade tão altas.
Na aerodinâmica tudo que era buraco foi tapado para assim proporcionar menos arrasto aerodinâmico, inclusive, até os retrovisores foram retirados. E como para um Stock Car no sal em veloicdade tão alta? Os freios ganharam um reforço chamado de para-quedas, recurso esse utilizado em corrida de Dragsters e provas de arrancadas. O recorde de velocidade máxima obtida por um Stock Car pertencia ao Fábio Sotto Mayor na estrada Rio-Santos, quando as máquinas eram os Opala seis cilindros, isso em 1991.
Pelos olhos e sorriso do piloto carioca foi possível observar a satisfação em estabelecer esse recorde para a categoria " Dedico esse recorde para todo mundo que adora velocidade. Não só para os fãs de Stock Car, mas pra todos que gostam de automobilismo. Primeira vez de uma equipe brasileira no deserto de sal, 345 km/h. Ficou a vontade de voltar em 2011 para bater isso." vibrou o piloto.
Cacá ainda ressalta que não foi fácil obter essa marca " Alcançar 345 km/h de velocidade é muito mais do que a gente esperava. Não foi um trabalho feito apenas nestes dois dias no deserto. Foram meses de preparação. É um Stock Car, a gente não mudou nada. Estou feliz por mim, pela equipe e por todos que gostam de Stock Car. Agora posso responder a pergunta que sempre me fizeram: um stock car pode chegar a 345 km/h - vibrou Cacá Bueno.
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Um abraço e até a próxima!
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