terça-feira, 30 de novembro de 2010

STOCK CAR VOA NO DESERTO DE BONNEVILLE SALT FLATS


Olá meus amigos (as)!

No mês de agosto o tricampeão da Stock Car, o carioca Cacá Bueno, e sua equipe a Red Bull Racing entraram para a história ao superar a mística marca dos 300 quilômetros por hora em Boneville Salt Flats, na cidade de Wendover, em Utah, nos Estados Unidos. Local este que já foi um lago de água salgada, e que recebem pilotos de todos os cantos do mundo para participarem da Semana da Velocidade onde superar a marca dos 300 quilômetros por hora é o grande desafio. A RBR fez muito mais que isso, conseguiu chegar aos absurdos 345,936 Km/h, marca esta superior obtida pelo Fórmula 1 de Sebastian Vettel em 2009, quando marcou 343,0 Km/h, no GP de Monza.

Para chegar a essa incrível marca o Stock Car passou por algumas modificações no câmbio, motor, pneus e aerodinâmica. O calor do deserto de sal (40ºC.), exigiu de Cacá Bueno e sua equipe uma boa dose de preparo físico e uma concentração fora do normal, pois, manter uma carro no chão (sal) a mais de 340 Km/h, é um desafio para poucos mortais.

Para Andreas Mattheis, diretor técnico da Red Bull Racing, correr no sal exigiu muito de todos os envolvidos no super desafio, pois, segundo o diretor a altitude de quase 2000m, rouba potência do motor, em cerca de 20%. Sem falarmos que a Goodyear (fornecedora oficial de pneus da categoria), teve que desenvolver um composto especial para andar no sal. No motor (V-8), normalmente a rotação máxima de um Stock Car atinge os 6000rpm (rotações por minuto) foi estendido em 7000rpm. O câmbio de fabricação inglesa (Xtrac, 6 marchas) teve suas relações de marchas estendidas, até para que o carro pudesse atingir velocidade tão altas.

Na aerodinâmica tudo que era buraco foi tapado para assim proporcionar menos arrasto aerodinâmico, inclusive, até os retrovisores foram retirados. E como para um Stock Car no sal em veloicdade tão alta? Os freios ganharam um reforço chamado de para-quedas, recurso esse utilizado em corrida de Dragsters e provas de arrancadas. O recorde de velocidade máxima obtida por um Stock Car pertencia ao Fábio Sotto Mayor na estrada Rio-Santos, quando as máquinas eram os Opala seis cilindros, isso em 1991.

Pelos olhos e sorriso do piloto carioca foi possível observar a satisfação em estabelecer esse recorde para a categoria " Dedico esse recorde para todo mundo que adora velocidade. Não só para os fãs de Stock Car, mas pra todos que gostam de automobilismo. Primeira vez de uma equipe brasileira no deserto de sal, 345 km/h. Ficou a vontade de voltar em 2011 para bater isso." vibrou o piloto.



Cacá ainda ressalta que não foi fácil obter essa marca " Alcançar 345 km/h de velocidade é muito mais do que a gente esperava. Não foi um trabalho feito apenas nestes dois dias no deserto. Foram meses de preparação. É um Stock Car, a gente não mudou nada. Estou feliz por mim, pela equipe e por todos que gostam de Stock Car. Agora posso responder a pergunta que sempre me fizeram: um stock car pode chegar a 345 km/h - vibrou Cacá Bueno.


****** Tem enquete nova galera, participa aí!!!



►►►► Galera, add a comunidade do nosso blog no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103437778


Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014