GRANDES PRÊMIOS DO BRASIL - O ÍNICIO
Fala aí rapaziada!
Há dois dias da realização do GP Brasil de F-1, muito se fala sobre a Fórmula 1 atual e que de tanto comentar quem será o campeão neste ano, Alonso, Webber, Vettel... o cenário para alguns brasileiros e eu me incluo nisso, se torna muito cansativo. Infelizmente por mais um ano nós brasileiros não seremos campeões, mas deixa para lá minhas insatisfações.
E para fugir um pouco dessa modernadidade "enjoada", que tal darmos um "rolé" no túnel do tempo? A década é a de 70, a Fórmula 1 com 20 anos de nascimento começa a crescer os ohos de outros continentes, o Brasil tem interesse em fazer parte do calendário, mas para isso país-candidato teria que realizar uma prova extra-oficial. A prova que não valia pontos para o campeonato, foi realizada em 1972, em São Paulo, no autódromo de Interlagos. O vencedor naquela ocasião foi o argentino Carlos Reutemann a bordo de uma Brabham-Ford.
No ano seguinte, em 1973, já como prova oficial nós conseguimos dar o troco nos adversários estrangeiros e vencemos com o "Rato", esse era, melhor dizendo, ainda é o apelido de Emerson Fittipaldi, que com sua Lotus-Ford 72D, emplacou a primeira vitória em solo brasileiro. Emerson viria a vencer também em 1974, com uma McLaren-Ford M-23 . Em 1975, foi a vez de José Carlos Pace, o Moco, vencer também em Interlagos, com sua Brabham-Ford BT44B, sua única vitória na categoria.
Após três anos de vitórias consecutivas, entramos num jejum de 8 anos sem saber o que é o lugar mais alto do pódio correndo em casa. Quem quebrou esse "feitiço", foi o tricampeão (81, 83, 87) brasileiro de F-1, Nelson Piquet. O feito foi em 1983 no Rio de Janeiro, no autódromo de Jacarepaguá, pilotando uma Brabham-BMW BT52 T. Nelson voltaria a vencer em 1986, desta vez pilotando uma Williams-Honda FW-11 T.
De 1986 à 1991, foram mais 5 anos de espera, para então vermos Ayrton Senna, vencer em casa, numa prova super drámatica, nas últimas dez voltas sua McLaren-Honda MP4/6, tinha apenas a sexta marcha, foi a primeira vitória do brasileiro no Brasil (Interlagos). Em 1993 Ayrton voltou a vencer, com a McLaren-Ford MP4/8, também em Interlagos.
De 1993 até 2006, foi um período bastante extenso, ainda mais para nós brasileiros, que estavamos tão acostumados a vitórias e lágrimas. 2006 e 2008 a vitória veio pelas mãos do baixinho arretado Felipe Massa que com sua Ferrari nos presenteou com banho de champagnhe, suor e lágrimas. Em 2007, sem chances de disputar o título da temporada, e tendo o seu comnpanheiro de equipe na luta direta pelo campeonato, Massa cedeu a vitória do GP Brasil a Kimi Raikkonen. E o que esperar para 2010? É aguardar para ver!
Há dois dias da realização do GP Brasil de F-1, muito se fala sobre a Fórmula 1 atual e que de tanto comentar quem será o campeão neste ano, Alonso, Webber, Vettel... o cenário para alguns brasileiros e eu me incluo nisso, se torna muito cansativo. Infelizmente por mais um ano nós brasileiros não seremos campeões, mas deixa para lá minhas insatisfações.
E para fugir um pouco dessa modernadidade "enjoada", que tal darmos um "rolé" no túnel do tempo? A década é a de 70, a Fórmula 1 com 20 anos de nascimento começa a crescer os ohos de outros continentes, o Brasil tem interesse em fazer parte do calendário, mas para isso país-candidato teria que realizar uma prova extra-oficial. A prova que não valia pontos para o campeonato, foi realizada em 1972, em São Paulo, no autódromo de Interlagos. O vencedor naquela ocasião foi o argentino Carlos Reutemann a bordo de uma Brabham-Ford.
No ano seguinte, em 1973, já como prova oficial nós conseguimos dar o troco nos adversários estrangeiros e vencemos com o "Rato", esse era, melhor dizendo, ainda é o apelido de Emerson Fittipaldi, que com sua Lotus-Ford 72D, emplacou a primeira vitória em solo brasileiro. Emerson viria a vencer também em 1974, com uma McLaren-Ford M-23 . Em 1975, foi a vez de José Carlos Pace, o Moco, vencer também em Interlagos, com sua Brabham-Ford BT44B, sua única vitória na categoria.
Após três anos de vitórias consecutivas, entramos num jejum de 8 anos sem saber o que é o lugar mais alto do pódio correndo em casa. Quem quebrou esse "feitiço", foi o tricampeão (81, 83, 87) brasileiro de F-1, Nelson Piquet. O feito foi em 1983 no Rio de Janeiro, no autódromo de Jacarepaguá, pilotando uma Brabham-BMW BT52 T. Nelson voltaria a vencer em 1986, desta vez pilotando uma Williams-Honda FW-11 T.
De 1986 à 1991, foram mais 5 anos de espera, para então vermos Ayrton Senna, vencer em casa, numa prova super drámatica, nas últimas dez voltas sua McLaren-Honda MP4/6, tinha apenas a sexta marcha, foi a primeira vitória do brasileiro no Brasil (Interlagos). Em 1993 Ayrton voltou a vencer, com a McLaren-Ford MP4/8, também em Interlagos.
De 1993 até 2006, foi um período bastante extenso, ainda mais para nós brasileiros, que estavamos tão acostumados a vitórias e lágrimas. 2006 e 2008 a vitória veio pelas mãos do baixinho arretado Felipe Massa que com sua Ferrari nos presenteou com banho de champagnhe, suor e lágrimas. Em 2007, sem chances de disputar o título da temporada, e tendo o seu comnpanheiro de equipe na luta direta pelo campeonato, Massa cedeu a vitória do GP Brasil a Kimi Raikkonen. E o que esperar para 2010? É aguardar para ver!
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Dentre estes que aí estão torço pela vitória de Webber. Até por não gostar de Alonso. Massa anda bem em Interlagos, mas não creio que vencerá.
ResponderExcluirFaez.
Fala Faez!
ResponderExcluirCom a suspeita de Alonso ter vencido na China pelo simples fato de Massa ter facilitado as coisas, por uma ordem de equipe, fica até contraditorio eu torcer torcer pelo Alonso.
Espero que o Alonso não seja campeão em nossa casa, o que já vai ser muito desaforo. Massa neste ano já está totalmente comprado para ajudar o Alonsinho a conquistar o tri.
Não tenho nenhuma esperança para o Felipe vencer (é ruuim hem)nesse ano. talvez se o Alonso não tiver na pista...quem sabe.
ATENCIOSAMENTE
CLAUDIO HELIANO