A FÓRMULA DO PERIGO


Olá meus amigos (as)!


Que susto foi aquele hem?! O GP dos Texas edição 2010, circuito oval, palco da 7º etapa da Fórmula Indy, que aconteceu no sábado, dia 05/06, foi um Grande Prêmio recheado de emoções e com alguns acidentes. Um deles nos deixou paralisados e assustados. A piloto suíça de 21 anos de idade, a estreante Simona de Silvestro, da equipe HVM Racing, bateu violentamente na mureta de proteção do circuito, no giro 97 de um total de 250.

Após a colisão seu carro desceu até a parte de baixo do traçado( o que é normal em se tratando de oval, devido a inclinação da pista), e para nossa surpresa, houve o principio de fogo. A equipe de socorro chegou imediatamente, porém o atendimento foi precário. Enquanto alguns socorristas desenrolaram a mangueira para conter as chamas, o outro integrante aguardava ao lado da piloto, buscando acalmá-la, porém a piloto vivia um drama: não conseguia sair do carro, e, o pior estava acontecendo , as labaredas aumentavam na medida que eles ,os socorristas, demoravam para conter as chamas.





A prova estava sendo transmitida ao vivo pela Tv Bandeirantes, o que nos deixou ainda mais temerosos.Essa situação me remete a um passado não muito distante onde a segurança dos carros deixavam a desejar, pilotos perderam suas vidas carbonizados ou então ficavam com marcas de queimaduras pelo corpo, após colidirem violentamente nas muretas de proteção ou guard-rail dos circuitos.Cito o ex-piloto de F-1, Niki Lauda que em 1979, teve seu carro envolto em chamas após colidir no muro de proteção do circuito, no GP da Bélgica. Até hoje é possível observar as marcas da queimaduras no rosto do ex-piloto, como também na orelha direita.





Voltando ao GP do Texas... então imediatamente outro carro de socorro chegou para dar apoio e observando que a piloto ainda estava no interior do cockpit, tomaram a decisão (ate que enfim) de retirar a piloto. Um dos socorristas bateu no cinto e puxou a piloto fortemente salvando sua vida. Finalmente os momentos de desespero e tensão estavam encerrados.



Mas ficam as perguntas no ar:



1) Por que a piloto não conseguia sair do carro?



2) Por que a equipe de socorro não conseguiu conter as chamas do carro prontamente?



3) Esses carros realmente são seguros? Ou será que já estão defasados (os chassis são de 2003)?





Será necessário apurar com muita seriedade para que episódios como estes não voltem a acontecer.Para uma categoria de renome internacional, não pode e nem deve ter ações desastrosas como estas. A piloto passa bem e como saldo negativo irá carregar para sempre as marcas da queimadura no braço.



Um ótimo Dia dos Namorados e até a nossa próxima edição!



Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade e VOCÊ, uma parceria que chegou para vencer.

Comentários

  1. Não vai falar do GP do Canadá camarada? Tô esperando.

    Faez.

    ResponderExcluir
  2. Ola meu amigo!

    Com certeza! Sexta-feira a noite estarei postando sem falta.

    Obrigado mais uma vez pela sua grandiosa participacao.

    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL