sexta-feira, 11 de junho de 2010

A FÓRMULA DO PERIGO


Olá meus amigos (as)!


Que susto foi aquele hem?! O GP dos Texas edição 2010, circuito oval, palco da 7º etapa da Fórmula Indy, que aconteceu no sábado, dia 05/06, foi um Grande Prêmio recheado de emoções e com alguns acidentes. Um deles nos deixou paralisados e assustados. A piloto suíça de 21 anos de idade, a estreante Simona de Silvestro, da equipe HVM Racing, bateu violentamente na mureta de proteção do circuito, no giro 97 de um total de 250.

Após a colisão seu carro desceu até a parte de baixo do traçado( o que é normal em se tratando de oval, devido a inclinação da pista), e para nossa surpresa, houve o principio de fogo. A equipe de socorro chegou imediatamente, porém o atendimento foi precário. Enquanto alguns socorristas desenrolaram a mangueira para conter as chamas, o outro integrante aguardava ao lado da piloto, buscando acalmá-la, porém a piloto vivia um drama: não conseguia sair do carro, e, o pior estava acontecendo , as labaredas aumentavam na medida que eles ,os socorristas, demoravam para conter as chamas.





A prova estava sendo transmitida ao vivo pela Tv Bandeirantes, o que nos deixou ainda mais temerosos.Essa situação me remete a um passado não muito distante onde a segurança dos carros deixavam a desejar, pilotos perderam suas vidas carbonizados ou então ficavam com marcas de queimaduras pelo corpo, após colidirem violentamente nas muretas de proteção ou guard-rail dos circuitos.Cito o ex-piloto de F-1, Niki Lauda que em 1979, teve seu carro envolto em chamas após colidir no muro de proteção do circuito, no GP da Bélgica. Até hoje é possível observar as marcas da queimaduras no rosto do ex-piloto, como também na orelha direita.





Voltando ao GP do Texas... então imediatamente outro carro de socorro chegou para dar apoio e observando que a piloto ainda estava no interior do cockpit, tomaram a decisão (ate que enfim) de retirar a piloto. Um dos socorristas bateu no cinto e puxou a piloto fortemente salvando sua vida. Finalmente os momentos de desespero e tensão estavam encerrados.



Mas ficam as perguntas no ar:



1) Por que a piloto não conseguia sair do carro?



2) Por que a equipe de socorro não conseguiu conter as chamas do carro prontamente?



3) Esses carros realmente são seguros? Ou será que já estão defasados (os chassis são de 2003)?





Será necessário apurar com muita seriedade para que episódios como estes não voltem a acontecer.Para uma categoria de renome internacional, não pode e nem deve ter ações desastrosas como estas. A piloto passa bem e como saldo negativo irá carregar para sempre as marcas da queimadura no braço.



Um ótimo Dia dos Namorados e até a nossa próxima edição!



Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade e VOCÊ, uma parceria que chegou para vencer.

2 comentários:

  1. Não vai falar do GP do Canadá camarada? Tô esperando.

    Faez.

    ResponderExcluir
  2. Ola meu amigo!

    Com certeza! Sexta-feira a noite estarei postando sem falta.

    Obrigado mais uma vez pela sua grandiosa participacao.

    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem?

04 HORAS DE NURBUGRING COM MAX VERSTAPPEN (AO VIVO)

RECOMENDAMOS

STOCK CAR 2025: GRID DE LARGADA, SUPER FINAL DA STOCK CAR, EM INTERLAGOS

  Último pole position da temporada 2025 da  Stock Car Neste final de semana veremos a despedida da temporada 2025 da Stock Car e nada mais ...

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, 6ª ETAPA COPA TRUCK


GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995

GP DO PACÍFICO DE FÓRMULA 1 1995
Clique na imagem e assista no You Tube

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

STOCK CAR - MAIS RÁPIDO DO QUE O TEMPO

CINEMA NO BLOG: STOCK CAR - MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO

Powered By Blogger

BLOGUEIRO E AMIGOS

SENNA EMOTION

SENNA EMOTION

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

MOMENTO DE VESTIR O MACACÃO E DAR UMAS VOLTAS NO KARTÓDROMO AYRTON SENNA, EM LAURO DE FREITAS (BA)

Claudio Heliano

Claudio Heliano

Nas horas de lazer andar de kart é sempre bom!





CHAMPIONSHIP F1 2021

CHAMPIONSHIP F1 2021
Blogueiro Claudio Heliano e administrador da Championship F1 com Michel, Campeão Championship F1 2021 e Campeão dos Campeões.

CHAMPIONSHIP F1 2019

CHAMPIONSHIP F1 2019
Blogueiro Claudio Heliano com Ismael Cabral, Campeão Championship F1 2019 e Campeão de Pole Positions

CHAMPIONSHIP F1 2018

CHAMPIONSHIP F1 2018
Blogueiro e administrador do Championship F1com Cleison, Campeão da temporada.

CHAMPIONSHIP F1 2017

CHAMPIONSHIP F1 2017
Blogueiro e administrador do Championship F1 com Michel, campeão da temporada.

BRASILEIRO RALLY 4X4

BRASILEIRO RALLY 4X4
Blogueiro ao lado de Roberto Cunha, piloto 4x4

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019

FESTIVAL VELOCIDADE NA TERRA 2019
Blogueiro Claudio Heliano acompanhado do seu pai e seu filho.

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Blogueiro com os pilotos do Baiano Velocidade na Terra

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA

CAMPEONATO BAIANO VELOCIDADE NA TERRA
Claudio Heliano e Beto Mendes, narrador oficial do Velocidade na Terra

RACING DAYS 2015

RACING DAYS 2015
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia com o blogueiro Claudio.

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)

ESCOLA BAIANA DE KART (EBK)
Blogueiro Claudio Heliano e o professor João Rubens da EBK (Escola Baiana de Kart)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE
Claudio Heliano e Wilson Fittipaldi

GP BAHIA STOCK CAR 2014

GP BAHIA STOCK CAR 2014
Claudio Heliano e Gustavo Jorge

GP Bahia Stock Car

GP Bahia Stock Car
Stock Car, 2014