AS EMOÇÕES E SURPRESAS DO GP DO CANADÁ


Olá meus amigos (as)!

Após a realização do GP do Canadá, 8º etapa do calendário oficial da F-1, foi possível observar que categoria acertou em cheio, quando proibiu o reabastecimento e estreitou a largura dos pneus dianteiros. A categoria até pouco tempo atrás era monótona, fácil prever a equipe e piloto que venceriam determinado GP, isto sem falar nas ultrapassagens, que eram raras e só aconteciam nos boxes.


Neste ano, logo no inicio do certame, houve uma avalanche de críticas, pois, as tão esperadas ultrapassagens não estavam acontecendo, e para a prova ter emoção era mais do necessário que a chuva desse o ar de sua graça. Então, a etapa do Canadá chegou, não choveu em nenhum momento e o que não faltou, foi emoção. Tanto no inicio, meio e fim da prova.

As características do traçado aliado com a deficiência dos compostos dos pneus (estavam desgastando muito rapidamente), foram ingredientes determinantes para tais emoções. A prova foi vencida pelo inglês Lewis Hamilton, a bordo de sua eficiente McLaren/Mercedes.O inglês obteve sua segunda vitória consecutiva nesta temporada e a 13º na categoria. O segundo lugar pertenceu ao seu companheiro de equipe, o também inglês, Jenson Button, vencedor do campeonato de 2009. E para completar o pódio, na terceira colocação, tivemos a presença do espanhol da Ferrari Fernando Alonso.

Dos brasileiros participantes, apenas Bruno Senna da fraquíssima equipe Hispania não completou a prova , seu monoposto teve problemas de cambio. Lucas de Grassi, da equipe VRT, que faz sua estreia na categoria este ano finalizou a prova em 19º . Rubens Barrichello na tradicional Williams emplacou um horrível 14º posto. Felipe Massa da esperançosa Ferrari, finalizou em 15º, após ter tido muitos problemas na largada e no final da prova. Quer dizer,para o nosso Brasil nossa seleção de pilotos, foi um fracasso.

Reveja alguns lances que marcaram o agitado Grande Prêmio do Canadá. Vamos lá!

1º) A agressividade e a boa largada do piloto Ferrarista Felipe Massa, poderia ter lhe rendido duas posições ( largou da sexta colocação), mas a conclusão foi péssima. Houve um choque entre o brasileiro e o italiano da ForceIndia, Vitantonio Liuzzi, que acabou resultando em prejuízo para ambos. Os dois caíram para os últimos lugares no inicio da competição tiveram que fazer uma prova de recuperação.

2º) O composto do pneu macio que a Bridgestone levou para o Canadá, não suportou as altas temperaturas e se desgastava muito rapidamente, em torno de sete voltas. O normal é que ele suporte de 10 a 15 voltas.

3º) Kamui Kobaiashi da equipe Sauber erra a tangência da última curva do circuito Gilles Villeneuve e vai de encontro a barreira de pneus, sendo obrigado a abandonar o cockpit e voltar aos boxes a pé.

4º) Bom lance no inicio da prova entre Lewis Hamilton (Mclaren) e Sebastian Vettel (RBR), pela liderança da prova, um momento de prender a respiração e observar o que irá acontecer. Lewis leva a melhor dessa vez.

5º) Schumacher (Mercedes) e Alguersuari (STR) se estranham na pista e por pouco não se tocam. O alemão da Mercedes, vinha saindo da parada para troca dos pneus e o Alguersuari estava saindo da curva próximo a saída dos boxes. Felizmente não houve o toque e os dois seguiram em frente.

6) Fernando Alonso e Lewis Hamilton entram ao mesmo tempo para os trabalhos de boxe, ao saírem eles levaram o público ao delírio ao disputarem roda a roda quem saia na frente. O espanhol levou a melhor.

7º) Michael Schumacher aprontou uma das suas, no finalzinho das 70 voltas com os pneus bastante detonados, o alemão começou a perder rendimento, Felipe que estava numa prova de recuperação e com um carro mais equilibrado encostou no alemão. Daí em diante o que se viu foi um alemão com a faca nos dentes. Para defender sua posição deu uma leve fechada no brasileiro, que não tendo para onde ir acabou tendo sua asa dianteira danificada, o que o obrigou a ir mais uma vez ao boxes para efetuar a troca do componente. Eles disputavam a 8º colocação.

8º) Outro lance envolvendo o alemão M. Schumacher, dessa vez a vitima foi o italiano Vitantonio Liuzzi da Force Índia, que tentou levar a posição do Schumi. Tudo ocorreu na última volta, eles chegaram a se tocar e até sobrou pedaços de carros para tudo que é canto. Mas ao contrário do brasileiro, o Liuzzi finalizou a ultrapassagem.

Confira como a prova foi finalizada:

1º) Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 70 voltas em 1h33m53s456
2º) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 2s254
3º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 9s214
4º) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 37s817
5º) Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 39s291
6º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 56s084
7º) Robert Kubica (POL/Renault) - a 57s300
8º) Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
9º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 1 volta
10º) Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
11º) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
12º) Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
13º) Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
14º) Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15º) Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta (punido)
16º) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 2 voltas
17º) Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 2 voltas
18º) Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
19º) Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 5 voltas


Apaixonado por F-1 - O seu blog da velocidade e VOCÊ, uma parceria que chegou para vencer.


Comentários

  1. Pra mim a melhor corrida da temporada até o momento.

    Faez.

    ResponderExcluir
  2. E Schumacher voltando com suas pilantragens.

    Faez.

    ResponderExcluir
  3. Olá Faez!

    Realmente foi uma prova muito emocionante e com certeza foi a melhor prova da temporada, até o momento.E rolou de tudo...

    O Schumacher estava enlouquecido, aprontou de tudo, até com seu melhor amigo e até considerado um irmão mais novo por ele mesmo, Felipe Massa.

    Um abraço e obrigado pela participação.

    ATENCIOSAMENTE
    CLAUDIO HELIANO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL