Volantes Modernos


A evolução das máquinas de F-1 é cada vez mais rápida como também surpreendente.Algumas são visuais como por exemplo os spoilers,escapamentos ,braços das suspensões,retrovisores e volantes.

Nesta temporada a equipe que mais se destacou no conjunto visual foi a inglesa McLaren.Primeiro pelo seu brilhoso prateado e segundo pelas curvas que contornam todo o bólido(asa dianteira,asa traseira e nas laterais).A impressão que passa é que sempre estamos o observando dentro de uma sala de espelhos,tal é as distorções visuais aerodinâmicas.

Para acompanhar tanto evolução os volantes tiveram que se adaptar as novas...novas...e...novas regras da categoria que tanto desafiam a inteligência dos projetistas,engenheiros e técnicos.É necessário que esse equipamento acompanhe as dimensões internas e externas do cockpit(lugar do piloto) ,outro desafio é a instalação de tantos botões,luzes,borboletas do cambio lado esquerdo(desce marcha) e lado direito(sobemarcha).

Existe botão para limitador de velocidade para entrar nos boxes,para entrar em contato com a equipe,para por o carro em ponto morto,outro para luz externa,obrigatória no caso de corridas com chuva.Luzes espias que acendem sequencialmente a medida que o motor se aproxima do regime de rotação da potência máxima e assim haver a troca de marcha.Chaves que regulam a mistura do ar/combustível mais rica ou mais pobre de acordo com a necessidade de mais potência ou menor consumo.Em algumas equipes há informações nos display do volante, que indicam todo momento temperatura do oleo,da água,número de voltas e etc.

Todas estas informações tem de ser vistas e interpretadas com precisão pelos pilotos a mais de 300 km/h e podem decidir o sabor de uma vitória e a amargura de uma derrota.

Lewis Hamilton chegou a mais uma vitória (a 4º da temporada) em sua estréia na categoria no GP do Japão disputada sob fortíssima chuva. Uma vitória do talento,da estratégia e do bom acerto do seu McLaren-Mercedes.Na entrevista coletiva o jovem inglês lembrou de Prost e Senna. “passaram varias coisas na minha cabeça,Nas ultimas voltas pensava nas corridas de Senna e Prost.Sinto que estou conseguindo fazer algo parecido com o que eles fizeram”.

A Ferrari errou de novo ao apostar que a chuva passaria logo nas primeiras voltas,e seus pilotos largaram de pneus intermediários(chuva mais branda),como não ocorreu tiveram que fazer paradas extras nos boxes.Massa terminou numa modesta 6º posição e Hakkoinen numa bela 3º colocação.

O GP do Brasil começou bem para o público brasileiro com a pole position de Felipe Massa. A torcida foi a loucura em Interlagos, o inglês Hamilton largou em seguida na 2º posição. Kimi Haikkonen da Ferrari em 3º e Alonso (McLaren) na 4º posição. A corrida, que decidiu o campeonato, foi emocionante e o resultado inesperado: Kimi campeão mundial. Confesso que estava na torcida por Massa vencer a corrida e Alonso o campeonato, fiquei decepcionado com a vitória do finlandês e por isso vou deixar para falar desse assunto no nosso próximo encontro, valeu?!

Curiosity F-1

Em toda a história da Fórmula 1, apenas um piloto italiano venceu a prova de Monza pilotando uma Ferrari, fato ocorrido em 1966 com Ludovick Scarfietti.

Comentários

VÍDEO RESENHA F1 REMEMBERS, GP DA CHINA

CAPA DA SEMANA

CAPA DA SEMANA
REVISTA RACING

GUIA DA FÓRMULA 1 2025

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI
#244 Entenda por que a vitória na Austrália é tão importante para a McLaren

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1 2019, GP COMPLETO, EDIÇÃO Nº 24

GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1 2019, GP COMPLETO, EDIÇÃO Nº 24
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL