Volantes Modernos


A evolução das máquinas de F-1 é cada vez mais rápida como também surpreendente.Algumas são visuais como por exemplo os spoilers,escapamentos ,braços das suspensões,retrovisores e volantes.

Nesta temporada a equipe que mais se destacou no conjunto visual foi a inglesa McLaren.Primeiro pelo seu brilhoso prateado e segundo pelas curvas que contornam todo o bólido(asa dianteira,asa traseira e nas laterais).A impressão que passa é que sempre estamos o observando dentro de uma sala de espelhos,tal é as distorções visuais aerodinâmicas.

Para acompanhar tanto evolução os volantes tiveram que se adaptar as novas...novas...e...novas regras da categoria que tanto desafiam a inteligência dos projetistas,engenheiros e técnicos.É necessário que esse equipamento acompanhe as dimensões internas e externas do cockpit(lugar do piloto) ,outro desafio é a instalação de tantos botões,luzes,borboletas do cambio lado esquerdo(desce marcha) e lado direito(sobemarcha).

Existe botão para limitador de velocidade para entrar nos boxes,para entrar em contato com a equipe,para por o carro em ponto morto,outro para luz externa,obrigatória no caso de corridas com chuva.Luzes espias que acendem sequencialmente a medida que o motor se aproxima do regime de rotação da potência máxima e assim haver a troca de marcha.Chaves que regulam a mistura do ar/combustível mais rica ou mais pobre de acordo com a necessidade de mais potência ou menor consumo.Em algumas equipes há informações nos display do volante, que indicam todo momento temperatura do oleo,da água,número de voltas e etc.

Todas estas informações tem de ser vistas e interpretadas com precisão pelos pilotos a mais de 300 km/h e podem decidir o sabor de uma vitória e a amargura de uma derrota.

Lewis Hamilton chegou a mais uma vitória (a 4º da temporada) em sua estréia na categoria no GP do Japão disputada sob fortíssima chuva. Uma vitória do talento,da estratégia e do bom acerto do seu McLaren-Mercedes.Na entrevista coletiva o jovem inglês lembrou de Prost e Senna. “passaram varias coisas na minha cabeça,Nas ultimas voltas pensava nas corridas de Senna e Prost.Sinto que estou conseguindo fazer algo parecido com o que eles fizeram”.

A Ferrari errou de novo ao apostar que a chuva passaria logo nas primeiras voltas,e seus pilotos largaram de pneus intermediários(chuva mais branda),como não ocorreu tiveram que fazer paradas extras nos boxes.Massa terminou numa modesta 6º posição e Hakkoinen numa bela 3º colocação.

O GP do Brasil começou bem para o público brasileiro com a pole position de Felipe Massa. A torcida foi a loucura em Interlagos, o inglês Hamilton largou em seguida na 2º posição. Kimi Haikkonen da Ferrari em 3º e Alonso (McLaren) na 4º posição. A corrida, que decidiu o campeonato, foi emocionante e o resultado inesperado: Kimi campeão mundial. Confesso que estava na torcida por Massa vencer a corrida e Alonso o campeonato, fiquei decepcionado com a vitória do finlandês e por isso vou deixar para falar desse assunto no nosso próximo encontro, valeu?!

Curiosity F-1

Em toda a história da Fórmula 1, apenas um piloto italiano venceu a prova de Monza pilotando uma Ferrari, fato ocorrido em 1966 com Ludovick Scarfietti.

Comentários

GP ESTADOS UNIDOS 2024, RESUMO

CAPA DA SEMANA

CAPA DA SEMANA
REVISTA RACING

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI
#220 GP de Barcelona será o fiel da balança para o estágio de evolução das equipes

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL