BRASIL PAÍS DO FUTEBOL, SERÁ?








O nosso país tem a fama de ser considerado o país do futebol, pois detém cinco títulos oficiais de Copa do Mundo com a Seleção Brasileira.




A popularização deste esporte deve-se a facilidade de informações, preços acessíveis aos ingressos, os times e campeonatos municipais, regionais e nacionais, a cobertura das mídias escritas, televisivas e radiofônicas, ou seja, juntas são as engrenagens que fazem parte desta grande máquina chamada futebol.

Mas nem só de futebol vive o nosso país. O automobilismo de competição (F-1) é representado pelo Brasil oficialmente com oito títulos mundiais, dois com Emerson Fittipaldi, três com Nelson Piquet e três com Ayrton Senna.


Quem quiser ingressar neste esporte terá que desembolsar uma boa quantia, seja do seu próprio bolso ou de terceiros (patrocínios). Não se tem a mesma facilidade que no futebol onde se pode comprar uma bola em qualquer loja esportiva, juntar amigos e iniciar uma pelada ou até mesmo um torneio com direito a medalhas e troféus. 

A mídia tem pouco interesse em fazer cobertura das corridas, seja de Kart (onde a maioria dos pilotos iniciam suas carreiras) , passando pelas F-2, F-3, F-300, F-Truck, F-Indy, F-1, entre outras. Acredito até que seja por estarmos carentes de campeões mundiais, já que nosso último título foi com o imortal Ayrton Senna em 1991.


HISTÓRIA DA FÓRMULA 1

A categoria mais charmosa e desejada do automobilismo mundial iniciou oficialmente suas competições em 1950. Naquela época, havia poucas provas válidas para o mundial de fórmula 1, em 50 foram apenas sete corridas, uma dela a 500 milhas de Indianápolis. O campeão daquele ano foi o italiano Giuseppe Farina com a Alfa Romeo. Na década de 50, os pilotos eram muito admirados e invejados pela ousadia e coragem, pois a segurança dos carros e pilotos não eram itens a serem considerados.


Um bom exemplo disso é que a segurança dos pilotos era a firmeza ao segurar o volante, colocar o capacete que mais parecia um pinico, não esquecendo dos óculos de proteção que faziam lembrar os de um aviador.


APAIXONADO POR AUTOMOBILISMO

Sou fascinado por automobilismo. Tudo começou quando a empolgação do meu amigo Faísca que curtia corridas automobilísticas e sempre fazia comentários começou a me contagiar. Certa feita ele falou sobre os “pegas” entre os brasileiros, franceses, ingleses e italianos, de como disputavam posições em busca da vitória, as freadas, os acidentes, o trabalho dos mecânicos nos boxes... e foi então que me interessei, assisti e aprovei.

A minha primeira corrida foi o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, no ano de 1994, onde infelizmente o nosso tri campeão Ayrton Senna perdeu sua vida. Desde então, amigos, me permito dizer que sigo uma carreira de eterno apaixonado pelo automobilismo.


Forte abraço a todos!








Comentários

RESUMO GP JAPÃO DE FÓRMULA 1

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI
#192 Toda a F1 pergunta o que houve com a Red Bull

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL