Histórias do Circo, edição nº 20
O ano é 2007, GP Hungria, a equipe é a McLaren e os pilotos são: Fernando Alonso (bicampeão, 2005 e 2006) e Lewis Hamilton (estreante). A treta que vou contar aconteceu durante o treino classificatório para definiu o grid de largada.
Havia uma rivalidade entre os pilotos da McLaren, de um lado o espanhol vitorioso e campeão por duas vezes, do outro lado um piloto inglês, que vinha quebrando padrões por onde passava e ao qual buscava conquistar o seu espaço. E nessa temporada havia um acordo entre cavalheiros (definido pelo time e que o Ron Dennis como chefe), onde cada piloto largava na pole em cada GP.
Na Hungria, seria a vez do Alonso, porém o Hamilton, desobedeceu esse acordo, então o espanhol, bicampeão resolveu mostrar pra ele, quem é quem mandava no pedaço (risos).
Hamilton liderava o campeonato de pilotos com dois pontos de vantagem para Alonso. O espanhol sabia que precisava largar na pole e vencer a prova, mesmo Hamilton chegando em segundo, não o ultrapassaria.
O grid de largada para o GP da Hungria foi definido na última volta (Q3) do tempo limite para se abrir a volta rápida. Alonso estava na frente de Hamilton. Ambos entraram nos boxes para troca de pneus, Alonso chegou primeiro, na sequencia vinha Hamilton, mas para Hamilton ter chance de superar o espanhol era necessário que Alonso liberasse a vaga para Lewis fazer a troca dos compostos. Mas, o espanhol mesmo tendo a autorização do time para sair, decidiu não sair. (risos).
Alonso bloqueou o Lewis e assim, o esperto espanhol, ficou com a pole position, marcando 1.19.674 e Hamilton em segundo com 1.19.781. Porém a FIA não deixou barato, foi lá e puniu em cinco segundos, o "folgado" do espanhol (risos). A pole voltou para as mãos do Hamilton, que no dia da corrida, terminou em primeiro e Alonso na quarta colocação.
![]() |
Hamilton (P1); Raikkonen (P2) e Heidfeld (P3) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.