MORRE BIRD CLEMENTE, IDOLO DE GERAÇÕES, E O PRIMEIRO PILOTO PROFISSIONAL DO BRASIL
Bird Clemente (Foto: Arquivo pessoal da revista Racing) |
Morreu no último domingo, aos 85 anos de idade (23 de dezembro de 1937), Bird Clemente, um dos maiores pilotos do Brasil, as causas da morte foi uma forte infecção.
De acordo com a revista inglesa Autosport, o ex-piloto brasileiro foi considerado um dos 50 melhores da história sem ter passado pela Fórmula 1.
Bird Clemente deixa esposa, Maria Luíza, e quatro filhos.
Para conhecer um pouco mais da história desse ícone do automobilismo brasileiro, recomendo conhecer o site do piloto: www.birdclemente.com.br
Nossos sentimentos aos amigos, fãs e familiares!
(Imagem): www.birdclemte.com.br |
BIOGRAFIA
Aos 18 anos, Bird ingressou na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de agrimensura, onde conheceu Tito Livio, cujo irmão Eugênio Martins já competia de automóvel.
Em 1958, com 21 anos, começou a pilotar. Participou, na época, das Mil Milhas Brasileiras, mas seu carro Fiat Milecento apresentou problemas já no início da prova. Cinco anos depois conseguiu o primeiro contrato para dirigir para a equipe oficial Willys, tornando-se o primeiro piloto profissional do Brasil.
Entre suas conquistas estão vitórias ao lado do irmão Nilson Clemente, nos 500 km de Interlagos e nas Mil Milhas Brasileiras, ambas em 1973. Na Willys, correu com um Willys Interlagos, cujo nome homenageava o circuito paulista do qual Clemente era considerado um dos maiores especialistas. Além dessa, competiu pelas equipes Vemag e Simca. Foi, também, mentor dos pilotos José Carlos Pace, Emerson Fittipaldi e Wilsinho Fittipaldi que, posteriormente, correram na Fórmula 1
Em 1964, foi um dos pilotos do Desafio 50 mil quilômetros no Autódromo de InterlagosEm 2008 lançou o livro Entre Ases e Reis de Interlagos, com histórias e imagens do automobilismo brasileiro.
(Fonte de pesquisa e reprodução): Wikipédia
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.