F1 SPRINT 2022: REGULAMENTO & NOVO FORMATO
A corrida Sprint está de volta e acontecerá em três Grande Prêmios: Emilia Romagna, Áustria e Brasil. E será nesse final de semana que teremos a primeira rodada, e com mudanças nas regras. Veja abaixo o que foi alterado:
O FORMATO
Está mantido a corrida de 100 km e sem a obrigatoriedade de paradas nos boxes.
Até ano passado apenas os três primeiros da F1 Sprint marcavam pontos, sendo 3 pontos para o primeiro colocado, 2 pontos para o segundo colocado e 1 ponto para o terceiro colocado. Para 2022 houve um grande acréscimo de pontos para o vencedor e aumentou o número de posições para serem contempladas com pontos.
Agora serão os 8 melhores colocados ao final da bandeira quadriculada, com distribuição de pontos da seguinte maneira:
1º, 8 pontos
2º, 7 pontos
3º, 6 pontos
4º, 5 pontos
5º, 4 pontos
6º, 3 pontos
7º, 2 pontos
8º, 1 pontos
A ordem de chegada do F1 Sprint continuará a definir o grid para o evento final de domingo – o Grande Prêmio, onde o formato tradicional permanece inalterado.
E QUEM FICARÁ COM A PRIMEIRA POSIÇÃO NO F1 SPRINT E A POLE POSITION?
Até ano passado quem vencia a F1 Sprint é quem ficava com a Pole Position pra largar na prova de domingo.
Para este ano a Pole Position será definida na sexta-feira, no Qualify F1 Sprint, ou seja, quem fizer o melhor tempo, fica com a pole e terá a honra de largar na P1 na corrida Sprint de sábado. E aquele piloto que vencer a F1 Sprint irá largar da primeira colocação para o Grande Prêmio de domingo.
E COMO FICARÁ OS TREINOS LIVRES?
Haverá uma sessão de treino (na sexta-feira) antes da classificação F1 Sprint e mais uma no sábado também antes da corrida F1 Sprint. Ou seja, haverá apenas duas sessões de treinos livres. Dando às equipes menos tempo para ajustar suas máquinas para a qualificação e a corrida.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.