FREAR COM COM PÉ ESQUERDO OU DIREITO? PILOTOS DA STOCK CAR RESPONDEM. VOCÊ SABIA? EDIÇÃO Nº 25
A edição nº 25 do nosso quadro, Você Sabia, traz um texto super interessante sobre como funciona um freio de carro de corrida da Stock Car e como seus pilotos o acionam, usando o pé esquerdo ou o direito. E até pilotos que utilizam o ou outro dependendo da pista. Vale a pena conferir!
O freio de um carro de corrida vai além da função de promover a desaceleração; ele pode ser usado para ajudar a corrigir uma trajetória ou uma tendência do carro em determinado tipo de curva, como os subesterços (saídas de frente), e dentro desse universo, cada piloto se adapta de um jeito e faz a sua escolha por usar um ou outro pé”, aponta André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE e FREMAX.
“No final de uma curva de raio longo, às vezes há alguma tendência de a frente do carro começar a seguir uma trajetória indesejada – normalmente seguindo a inércia. Então, o piloto dá apenas um toque leve no freio – aí, geralmente com o esquerdo, para não parar de acelerar na saída – para corrigir essa direção. No entanto, quem freia com o pé esquerdo usa mais pressão e consegue manter alguma aceleração para carregar velocidade para dentro das curvas; quem freia com o direito traz uma tendência a demonstrar um desgaste menor das pastilhas de freio e também se traduzindo até mesmo em economia de combustível.
Mesmo assim, ele também consegue manter alguma aceleração para entrar na curva, mas usando o calcanhar, em uma técnica mundialmente conhecida como punta-taco, em que a frente do pé está no freio e a parte de trás no acelerador. No fim das contas, em termos de performance, os dois estilos se equivalem”, explica Brezolin.
Fonte: site da stock car
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