REVELAÇÕES AYRTON SENNA, VOCÊ SABIA? EDIÇÃO Nº 19
A temporada era a de 1986, Senna era piloto da Lotus-Renault, o brasileiro não estava satisfeito com o motor Renault e ensaiava uma mudança radical para a próxima temporada. Ele exigiu que somente pilotaria para a Lotus se tivesse em 1987 os motores Honda. Daí em diante iniciaram as negociações, incluíndo com o chefe supremo da Honda na categoria, Nobuhiko Kawamoto.
Na véspera do GP Mônaco, Senna teve o primeiro encontro com o japonês Yoshitoshi Sakurai (engenheiro chefe do programa de motores Honda na F-1), após o treino classificatório, o brasileiro foi no motorhome da Honda, Senna queria falar do andamento das negociações, mas Sakurai estava mais intrigado com as façanhas do piloto na pista:
- Como você consegue baixar até meio segundo entre uma e outra saída para a pista?
- Eu penso. Memorizo toda volta, lembro como os pneus se comportaram, como estavam a rotação do motor, a suspensão e a aerodinâmica nos vários trechos do circuito. Depois, peço as modificações necessárias para que o carro melhore me cada trecho. Entro no carro e fico quieto, esperando a hora de voltar à pista.
- Muitos pilotos reclamam do tráfego. Você não costuma reclamar muito.
- Eu sei o que os pilotos vão fazer na minha frente.
Sakurai despediu-se do Senna com a certeza de que, com ele, poderia conquistar as vitórias que Soichiro Honda, cobrada toda terça-feira após o final de semana de corrida, desde 1984.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.