PNEUS PIRELLI PZERO F1 2017 - MEDIDAS, CURIOSIDADES E ETC.




Após o polêmico GP Cingapura disputado no último domingo, as pessoas conversaram bastante comigo sobre a prova, o azar de alguns pilotos e sorte de outros. Bate-papo vai, bate-papo vem, daí que surge uma conversa de pneus e algumas perguntas e comparativos foram feitas. Lógico que não soube responder tudo, pois não sou um Google ou uma enciclopédia Pirelli (rsrsrs).

Foi dai então, que me despertou a curiosidade de blogueiro mesmo e fui pesquisar as medidas de pneus utilizados na atual temporada, inclusive, a pressão que alguns F1 podem estar utilizando, lógico, que isso é mantido em segredo pelos times, mas a Pirelli recomenda determinadas pressões a serem utilizados.



Por exemplo: No GP Áustria a Pirelli recomendou as seguintes pressões minimas para a largada:18,5 psi (pneus dianteiros) e 17,5 psi (pneus traseiros).

Para 2017 os pneus passaram por alterações na largura, com novos construções e compostos, a linha foi completamente transformada, com novas medidas (305/670-13 dianteiro e 405/670-13 traseiro), assim como novos perfis, construções e compostos.

Tive a curiosidade de pesquisar as medidas que compõem os pneus slick (visualmente conhecido como popular "pneu careca"), que são os mais conhecidos pelos fãs, confira:

MEDIDAS PNEUS PIRELLI PZERO


  • O pneu dianteiro aumenta 60 mm: de 245 (2016) a 305 milímetros (2017)
  • O traseiro é 80 milímetros maior, de 325 (2016) para 405 (2017)


  • O pneu dianteiro mede 305 mm, o que equivale a  30,5 cm (banda de rodagem)
  • O pneu traseiro mede 405 mm, o  que equivale a  40,5 cm (banda de rodagem)
  • Tanto o pneu dianteiro como o traseiro possuem a mesma altura de 670 mm, equivalente a 67 cm. Essa altura é aquela depois do aro e que vai até a banda de rodagem.




O aro do pneus continua sendo o 13 (polegadas) no dianteiro como também no traseiro. Resumindo é assim que vemos:

  • 305/670-13 dianteiro
  • 405/670-13 traseiro
Especula-se que um pneu dianteiro pese por volta de 8,5 kg e o  pneu traseiro 9.5 kg.

Os Cinturato intermediários terão um diâmetro de 675 milímetros e os Cinturato chuva intensa, 680. O diâmetro da roda permanece inalterado em 13 polegadas.

Abaixo neste vídeo é possível entender um pouco mais sobre a construção de um pneus F1 e suas novas medidas para a atual temporada.


Comentários

GP ESTADOS UNIDOS 2024, RESUMO

CAPA DA SEMANA

CAPA DA SEMANA
REVISTA RACING

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI
#220 GP de Barcelona será o fiel da balança para o estágio de evolução das equipes

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL