DESABAFO DE UM BLOGUEIRO - GP MALÁSIA DE F-1

Adrian Newey, Mar Webber e Sebastian Vettel (Foto: EFE)


Hoje num bate-papo com participantes do Championship F1, estávamos "discutindo" os assuntos do momento que tanto badalaram o GP da Malásia e entre alguns os mais debatidos eram justamente o "jogo de equipe" e o desempenho do brasileiro Felipe Massa.

Foi um debate muito gostoso, e todos sem excessões concordaram em afirmar que o jogo de equipe na F-1 tem que acabar, e que o vencedor da prova tem que ser aquele que souber melhor conduzir o carro durante a prova e não "obedecer" ordens de chefes de equipe para beneficiar  determinado corredor. Alguns citaram que não acompanham mais a F-1 por causa dessas atitudes manipuladoras. Foi sugerido até que se criasse uma F-1 com uma equipe e "apenas" um piloto, só assim veríamos equipes trabalhando em prol de um piloto.

Toda vez que acontecesse essas situações o público que curte a categoria fica decepcionado, triste, ninguém gosta de ser enganado, traído. Pagamos o valor do ingresso, que custa caro, pegamos por base GP Brasil onde ingressos são vendidos em torno R$ 700,00 (setores mais baratos), vamos ao autódromo para torcer por algum piloto em especial, sabemos que ele está forte, andando bem, tem tudo para vencer e de repente ouvimos algo do tipo " Alonso é mais rápido que você, você entendeu"?. Imagine nosso cara de "palhaço", cara de idiota mesmo, aff!!!! Chamam a F-1 de "circo", pois é assim que é conhecido a categoria mesmo, sem sacanagem nenhuma, mas, se é circo, acho que o palhaço somos nós mesmos.

O jogo de equipe já está num nível inaceitável, não aceitamos mais esse tipo de comportamento dos "chefes de equipe". monitorando a prova de pilotos com seus potentes e modernos rádios de comunicação. A F-1 moderna precisa entrar numa nova era, com respeito ao público que curte essa categoria. Se dizem que para a equipe o que importa é o Campeonato de Construtores, onde a colocação final rende milhões aos cofres das escuderias, para que se intrometer no resultado da prova e de seus pilotos??? Como diz o meu colega de trabalho Charlinho "pare com esse discurso!!!"

O que aconteceu na Malásia entre Webber e Vettel, compaheiros de equipe na RBR foi mais uma faísca para incendiar a revolta dos torcedores da categoria. As consequências daquela disputa rolam até hoje. Teve um site de apostas australiano que devolveu o dinheiro daqueles que apostaram no Webber como vencedor da prova. Imagine isso em outros sites espalhados pelo mundo, a repercussão negativa foi muito bombástica. Que não se lembra dos jogos de equipes que marcaram a categoria, como o mais famoso e polêmico, o de Rubens Barrichello com Michael Schumacher no GP da Áustria de 2002, onde Barrichello cedeu a liderança da prova para Michael a poucos metros da linha de chegada, obedecendo ordens do então chefe de equipe na ocasião, Jean Todd, que hoje preside a FIA.

Voltando ao grande prêmio Malaio, Webber ficou tão fora de se, que até "dedo" ele deu para Vettel, logo que o alemão concluiu a ultrapassagens nas voltas finais. Webber ainda sob o efeito da traição, jogou o carro para cima do Vettel, quando ele comemorava a vitória na mureta de proteção próximo ao pessoal da equipe. Esses vídeos foram vistos num site famoso de vídeos pela internet. Tudo isso por que o Vettel ignorou as ordens da equipe, que dizia para manter as posições (Webber em 1° e Vettel em 2°). Vettel ficou surpreso a ver Webber com ritmo mais lento e não pensou duas vezes foi para cima buscar a primeira colocação. Só que a pedido do chefe de equipe, Webber diminui o ritmo (economizar pneus e poupar o motor), garantido que Vettel não iria surpreende-lo, mas a história vocês já sabem, né.

Momento de grande disputa pela 1° colocação entre os piltos da RBR (Foto: EFE)


O clima ficou bem azedo mesmo entre eles, os dois nem se comprimentaram na sala de espera antes de ir ao pódio e durante a celebração do pódio as caras de ambos retratavam bem oque estava acontecendo, foi o pódio mais triste que eu presenciei nos últimos tempos. Hamilton que foi o 3° colocado foi outro beneficiado pelo "jogo sujo de equipe" promovido pela equipe Mercedes, a dito do Ross Brown, chefe de equipe do time. Rosberg eram mais rápido do que o Hamilton nas voltas finais do GP Malaio e o Rosberg queria uma autorização (que absurdo) para "passar" seu companheiro de equipe. Pedido esse negado varias vezes por Ross Brawn.

Esses episódios são constantes dentro da F-1 e nós brasileiros sabemos bem o que é isso, somos também vítimas das falcatruas que sujam o esporte a motor top do mundo, Rubens Barrichello é o personagem mais famoso do Brasil. Felipe Massa também segue no mesmo caminho, ele bem sabe oque já passou dentro time da Ferrari, com o queridinho do Alonso.Talvez as coisas mudem, Felipe está com ritmo mais forte do que o Alonso em treinos e classificações. Falta mostrar isso em ritmo de corrida. Com esses acontecimentos, espero que o brasileiro possa refletir, antes de falar, o por que do massa chegar em "x" colocação e Alonso vencer ou ir ao pódio.

Confira como terminou o GP da Malásia (56 voltas) de F-1, disputado no último domingo.


1. Sebastian Vettel (ALE/RBR), em 1h38m56s681
 2. Mark Webber (AUS/RBR) - a 4s298
 3. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s181
 4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 12s640
 5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 25s648
 6. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 35s565
 7. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 48s479
 8. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 53s044
 9. Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 1m12s357
 10. Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 1m27s124
 11. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1m28s610
 12. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
 13. Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
 14. Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
 15. Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 1 volta
 16. Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas

 Não completaram a prova:

 17. Jenson Button (ING/McLaren) - na volta 53
 18. Daniel Ricciardo (AUS/STR) - na volta 51
 19. Pastor Maldonado (VEN/Williams) - na volta 46
 20. Adrian Sutil (ALE/Force India) - na volta 28
 21. Paul di Resta (ESC/Force India) - na volta 23
 22. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - na volta 2

Comentários

  1. Como o jogo de equipes de forma aberta é permitido pela FIA, então Vettel deveria ter respeitado. Ele se encontra em posição de fazer este tipo de coisa, ao contrário de Webber, que sofreria retaliações se a situação fosse inversa. E como Webber mesmo disse: "ele fez o que quis e mais uma vez a equipe vai protegê-lo. Assistam os vídeos de suas entrevistas ao fim da corrida para ver sua revolta.
    Vettel queimou bastante seu filme e de nada adianta pedir desculpa depois de fazer a bobagem deliberadamente.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo no tempo em que a FIA proibiu o jogo de equipe, as equipes sempre deram um jeitinho de burlar o regulamento. E a RBR sempre se gabou em dizer que não existia jogo de equipe em seu time.

    A revolta meu amigo Faez é geral, aí os mais catedráticos comentaristas e até mesmo pilotos dizem politicamente: "sempre existiu isso", mas, isso não que dizer que iremos continuar aceitando numa boa, essas manipulações, fraudes de resultados.

    ResponderExcluir
  3. E o pior é que Webber estava em desvantagem por obedecer as ordens da equipe e modificar o mapeamento do motor. E quase os dois batem e ficam na pista, daí o desespero de Newey.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

GP ESTADOS UNIDOS 2024, RESUMO

CAPA DA SEMANA

CAPA DA SEMANA
REVISTA RACING

GUIA DA FÓRMULA 1 2024

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI

RÁDIO PADDOCK COM LITO CAVALCANTI & CASSIO POLITI
#220 GP de Barcelona será o fiel da balança para o estágio de evolução das equipes

BLOG NA TV, APAIXONADO POR F-1, EDIÇÃO N° 21 : ETAPA DE RICHMOND (2024), NASCAR CUP

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23

GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1, 2003, GP COMPLETO, EDIÇÃO N° 23
Clique na imagem e assista no You Tube

ARRANCADA FINAL

CINEMA NO BLOG: ARRANCADA FINAL